No dia 12 de junho de 1981, estreou nos Estados Unidos o primeiro filme protagonizado pelo carismático herói Indiana Jones, “Os caçadores da arca perdida”. Resultado de uma parceria entre Steven Spielberg e George Lucas, recém-saídos dos sucessos “Tubarão” e “Star Wars”, “Raiders of the lost ark” (no original) imprimiu sua marca na história do cinema com a famosa cena em que Indiana corre para desviar de uma bola de pedra gigante. Para celebrar o 30º aniversário de “Indiana Jones – Os caçadores da arca perdida”, o site americano Oh No They Didn’t fez uma compilação de alguns fatos sobre o filme que pouca gente conhece. Confira:
1. A ideia para o filme surgiu enquanto Lucas e Spielberg construíam castelos de areia em uma praia do Havaí. Spielberg queria fazer um filme ao estilo de James Bond, mas Lucas tinha uma ideia melhor: um filme chamado “Raiders of the lost ark”.
2. O nome original do nosso herói seria Indiana Smith. O sobrenome só mudou no primeiro dia de produção, quando Steven Spielberg disse a George Lucas que o nome não soava muito bem e sugeriu substitui-lo por Jones.
3. Lucas começou a idealizar o personagem em 1973 com um argumento chamado “As aventuras de Indiana Smith”, inspirado nas séries “Buck Rogers” e “Flash Gordon”.
4. George Lucas pediu a Philip Kaufman, diretor de “Vampiros de almas”, de 1978, para desenvolver um roteiro. Kaufman inspirou-se na lenda da Arca Perdida dos Dez Mandamentos, que seu ortondontista havia lhe contado quando ele tinha apenas 11 anos. Kaufman também foi cotado para dirigir o filme.
5. Muita gente sabe que Tom Selleck, e não Harrison Ford, era a primeira opção para interpretar Indiana Jones. Mas você sabia que Nick Nolte, Steve Martin, Bill Murray, Chevy Chase, Tim Matheson, Nick Mancuso, Peter Coyote e até Jack Nicholson também foram cotados para o papel? E que Jeff Bridges foi chamado, mas recusou a proposta? (Do Blog do Bonequinho)


