Alguns minutos de sabedoria

Eduardo Galeano, brilhante cronista e escritor uruguaio, fala em plena praça Catalunya, em Barcelona, sobre manifestações populares verdadeiras, o verdadeiro sentido da palavra “entusiasmo” e a fusão entre sentimento e pensamento. Vale a pena ouvir o mestre.

3 comentários em “Alguns minutos de sabedoria

  1. Ou seja, Galeano, só para não pereder o velho ranço pseudoesquerdista, afirma que o mundo atual está “grávido” de um outro mundo, do mesmo que o capitalismo ia gerar o socialismo (“Esse mundo de merda está grávido de outro”, diss ele). Se mil Muros de Berlin desabassem sobre a cabeça de Galeano, provavelmente seguiria sem mudar o discurso, tal o poder de sua ilusão pseudomarxista. Cá entre nós, Galeano engessou seu pensamento político e, embora não diga, seus modelos fracassaram como, por exemplo, Cuba, cujo regime foi elogiado no hiperbólico “Veias Abertas da América Latina”. É verdade que sua prosa é bela, o problema é o que ele quer nos vender como verdades políticas.

    Curtir

  2. Vou me abster de responder ao André, pois entendo que política e religião é demasiadamente pretencioso qualquer tipo de debate.

    Quanto ao Galeano, simplesmente fantástico!!!!!!!!!!!! embora para muito útopico.

    Curtir

Deixe uma resposta