Com gols de Ytalo e Jaderson, o Remo derrotou a Tuna neste domingo no Mangueirão e garantiu presença na grande final do Campeonato Paraense. O resultado define o clássico Re-Pa em mais uma decisão estadual. A atuação dos azulinos no primeiro tempo foi cheia de erros e pouca ofensividade, o que gerou vaias da torcida no intervalo. A Tuna forçou os cruzamentos, mas a defesa azulina se safou bem.
Na etapa final, a Tuna aumentou a pressão, tentando ocupar o campo de defesa do Remo, mas a postura de Pavani, Sillas e Jaderson melhorou, depois dos erros e da lentidão do primeiro tempo. Ytalo, substituto de Ribamar no comando, deu nova dinâmica ao ataque, principalmente a partir dos 20 minutos.
Com Ronald substituindo Kelvin e Echaporã no lugar de Sillas, o Remo passou a jogar em velocidade, explorando os espaços na zaga tunante. Aos 25 minutos, Echaporã entrou na área e finalizou à meia altura. O goleiro Iago Hass defendeu com a ponta dos dedos.
Aos 34′, Ronald foi lançado na esquerda e cruzou na medida para Ytalo, que testou para as redes. Foi o terceiro gol do camisa 9 nos últimos três jogos. O gol aliviou a tensão entre os remistas, que passaram a envolver o meio-campo tunante com passes rápidos e lançamentos em profundidade. Logo em seguida, Ronald deu uma assistência preciosa para Ytalo, que chutou forte, mas o goleiro tunante conseguiu espalmar.
Aos 37′, em saída rápida, o atacante Pedro Vítor lançou Jaderson, que dominou e bateu rasteiro, sem chances para o goleiro Iago Hass. Aos 49′, Henrique invadiu a área e disparou em direção ao gol. O goleiro evitou o gol, mas após a finalização o volante pisou de forma não intencional no braço do lateral Wander, que saiu de campo com suspeita de fissura na clavícula.
Remo e Paysandu irão duelar quatro vezes em abril, pela Copa Verde e pelo Parazão. Na quarta-feira, 3, jogam pela semifinal do torneio. A volta será no dia 10. Ainda não há definição quanto às datas da decisão do Campeonato Paraense.