Rock na madrugada – Hole, “Malibu”

POR GERSON NOGUEIRA

Grande e subestimada canção do também subestimado Hole, de Courtney Love. Cativante no sentido amplo – melodia, letra, refrão, vocais irregulares e uma linha de baixo irresistível -, “Malibu” foi um hit instantâneo e marcante do rock nos estertores dos anos 90. A má vontade de boa parte da crítica em relação à polêmica Courtney não impediu que a banda construísse uma trajetória bem sucedida desde então.

Billy Corgan (Smashing Pupkins) e Courtney Love são os responsáveis, com luxuosa colaboração de Melissa Auf Der Maur no baixo e no backing vocal – e de quebra emprestando charme ao clipe oficial. Samantha Maloney, baterista do Hole à época, estranhamente não dá as caras no vídeo.

O Hole surgiu em 1989 no circuito alternativo de Los Angeles, com Courtney Love e Eric Erlandson (guitarrista) como fundadores. Algumas formações foram testadas, mas a que durou mais tempo e com melhores resultados foi a que tinha Patty Schemel na bateria e Melissa Auf der Maur no baixo.

Em outubro de 1991, Courtney começou a namorar Kurt Cobain e o Hole engatou uma turnê pela Europa. Com o estouro do Nirvana em 1982, Cobain e Courtney entraram para as páginas dos tabloides pelo estilo escandaloso e o alto consumo de heroína. O Hole interrompeu atividades, mas alavancado pela exposição de Courtney despertou o interesse das gravadoras e voltou à estrada.

Com uma pauta centrada em temas de natureza sexual e feminismo, o Hole tornou-se uma das mais bem sucedidas bandas lideradas por mulheres da história, tendo vendido mais de 18 milhões de discos no mundo todo. 

Depois de conquistar espaço e sucesso nas rádios com os singles iniciais, eles colaboraram com Kim Gordon em seu disco de estreia, Pretty on the Inside, e em 1993 foi lançado Live Through This (1994), álbum bem recebido pela crítica e pelo público. Logo em seguida, em abril daquele ano, Kurt Cobain foi encontrado morto com um tiro na cabeça dentro de sua casa, em Seattle.

Tempos depois da tragédia na vida de Courtney, o Hole retomou atividades e lançou o disco Celebrity Skin, que rendeu à banda quatro indicações ao Grammy. O grupo parou oficialmente em 2002. Voltou rapidamente em 2013 e, desde então, surgem boatos sobre uma nova reunião.

Bate e queima
Todas as estrelas explodem esta noite
Como você ficou tão desesperado?
Como você permaneceu vivo?

Ajude-me, por favor
Queime a tristeza dos seus olhos
Oh, vamos estar vivos novamente
Não deite e morra!

(Trecho de “Malibu”)

Deixe uma resposta