Rock na madrugada – Keith Richards, “I’m Waiting For the Man”

POR GERSON NOGUEIRA

O velho Keef dá uma pausa em suas tarefas com os Rolling Stones para tributar postumamente Lou Reed, cujo aniversário é nesta sexta-feira (01), executando com extremo apuro esse clássico do líder do Velvet Underground. Mesmo quando se arvora a fazer cover, Richards arrebenta. Sobre o amigo, ele disse: “Para mim, Lou se destacou. Algo importante para a música americana e para TODAS AS MÚSICAS! Sinto falta dele e de seu cachorro”. Nada mais Keith do que a frase solta, bem humorada, brincando com um tema sério.

Pela passagem do natalício de Lou Reed, Keith Richards foi convidado a gravar uma música do cantor e compositor. Escolheu “I’m Waiting for the Man”, uma joia do repertório do nova-iorquino indomável. O single digital e o videoclipe já foram lançados e integram o álbum The Power of the Heart: A Tribute to Lou Reed, que traz participações de gente muito boa: Joan Jett and the Blackhearts, Rufus Wainwright, Maxim Ludwig. & Angel Olsen, Rickie Lee Jones, Bobby Rush, Automatic, The Afghan Whigs, Rosanne Cash e Keith, claro.

Lou Reed foi um ícone do rock alternativo do final dos anos 1960. Desde que começou com o Velvet em 1967, até o fim da vida, foi um cronista de olhar enviesado sobre seu tempo. Viveu sempre no limite entre realidade e delírio. O álbum The Power of the Heart é um tributo à liberdade criativa de Lou. Cada faixa selecionada é uma lufada de rock’n’roll puro, melódico e vanguardista, como bem diz o folheto que anuncia o trabalho.