Ilha da fantasia

cydxwj8xuaag5dj

Dois mundos distintos. Enquanto a PM baixa o cassetete e soltava bomba nos estudantes à frente do Congresso, reprimindo os protestos contra a PEC 55, nos salões da casa rolava um coquetel grã-fino oferecido a autoridades e convidados. (Foto: Gisele Arthur)

Vitória vence Coritiba e afunda o Inter

https://www.youtube.com/watch?v=sI4mGT-X3MA

Brasília: imagens da repressão

cydja-kwgaakrap

cydckkbxeau7env

Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Final da tarde. Tumultos provocados pela repressão à manifestação dos estudantes contra a PEC 55.

cydhb-_wqae6guq

Governo reprime protesto de estudantes contra a PEC do Fim do Mundo

cydtzlhxaaa5_r2

cydq-evw8aakrr3

Com bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo, a Polícia reprimiu na tarde desta terça-feira uma manifestação pacífica de estudantes em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, causando tumulto e deixando várias pessoas feridas.

O protesto, organizado pela UNE, era contra a aprovação no Senado da PEC 55 (ou PEC do Fim do Mundo), que congela gastos com educação e saúde por 20 anos. Estudantes de todo o país foram convocados para o ato.

cyc3ewkxeaaoa-b

cydywkwwiaege6o

Um clube jovem e vitorioso

cycmec8xeaaooxf

A Associação Chapecoense de Futebol, sediado na cidade de Chapecó, Santa Catarina, foi fundada em 10 de maio de 1973. A partir de 2009, quando disputou a Série D do Campeonato Brasileiro, empreendeu uma ascensão vertiginosa, chegando à Série A em 2014 e classificando-se para a Sul-Americana em 2016. Chegou à final depois de eliminar o San Lorenzo (Argentina). Um trajeto dos mais gloriosos em 43 anos de existência.

Como ser verdadeiramente solidário com a Chape

cyb2mkxxaaa55cl

POR JUCA KFOURI

De tantas boas idéias que surgem a cada momento para exprimir solidariedade ao luto da Chapecoense, duas se sobressaem:

1. que todos os times entrem em campo e joguem na última rodada do Brasileirão com os uniformes da Chape.

Seria bonito e tocante;

2. que os 19 clubes da Série A deem um de seus jogadores para a Chape, evidentemente alguém promissor e que esteja de acordo com a atitude.

Sob a supervisão de Tite, então, ficaria ainda melhor.

Além de bonito, seria eficaz; mais que gestos simbólicos, mas generosos de verdade.

Emissoras lamentam perda de jornalistas

A Fox Sports confirmou na manhã desta terça-feira (29) que seis de seus profissionais, que estavam no avião que levava a delegação da Chapecoense a Medellín para a disputa do jogo de ida da final da Copa Sul-Americana. Assinada pelo Carlos Martinez, presidente da Fox da América Latina, a mensagem informa que o narrador Deva Pascovicci, os comentaristas Mário Sérgio e Paulo Júlio Clement, o repórter Victorino Chermont, o cameraman Rodrigo Santana e o coordenador de externa Lilácio Júnior viajavam na aeronave que caiu na Colômbia.

mario_09O mesmo aconteceu com a Globo. Em nota oficial, a emissora lamentou a perda de dois funcionários no acidente. “Os nossos repórteres Guilherme Marques e Guilherme Laars e o repórter cinematográfico Ari de Araújo Jr. estavam no voo com o time da Chapecoense. Eles preparavam uma matéria especial para o Esporte Espetacular. Neste momento de dor e expectativa, aguardamos notícias oficiais das autoridades colombianas e prestamos toda a solidariedade às famílias de nossos colaboradores e amigos”, falou.

A RBS, afiliada da Globo no sul do país, também divulgou uma nota lamentando a morte de seus funcionários. Cinco membros catarinenses estavam no voo. “A RBS lamenta informar que os profissionais André Podiacki, Giovane Klein, Bruno Silva, Djalma Araújo Netto e Laion Espíndula estavam no voo que levava a delegação da Chapecoense para a Colômbia. As empresas, em Santa Catarina (Grupo NC) e no Rio Grande do Sul (Grupo RBS), estão oferecendo apoio às famílias neste momento e seguem na busca por informações oficiais sobre a situação dos colaboradores”, disse o canal.

De acordo com as informações das autoridades colombianas, 75 dos 81 passageiros e tripulação do avião morreram na tragédia na cidade de La Unión, próxima à Medellín, destino do voo. Um número inicial de 76 mortos havia sido divulgado, porém a contagem reduziu após o zagueiro Neto ser encontrado com vida.

Clubes apresentam propostas para ajudar a Chape

proxy

Os principais clubes brasileiros iniciaram um movimento para reerguer a Chapecoense após o trágico acidente aéreo que vitimou 76 pessoas na madrugada desta terça-feira (29). Embora a prioridade seja a de prestar todo o apoio aos familiares, discussões em relação ao futuro esportivo do clube catarinense estão em curso.

Flamengo e Palmeiras lideram a mobilização. Os departamentos jurídicos dos principais clubes estão em negociação e uma nota foi divulgada com a decisão. A cessão de jogadores sem custo para a temporada 2017 foi definida. Os clubes também sugeriram que a Chapecoense não seja rebaixada nas próximas três edições do Campeonato Brasileiro caso termine entre os quatro últimos colocados.

“O Flamengo prestará todas as homenagens e fará questão de participar do esforço para reerguer a Chapecoense. Vamos nos concentrar agora em ajudar as famílias e cuidar dos feridos”, afirmou o presidente Eduardo Bandeira de Mello.

Todos os principais clubes se manifestaram sobre a tragédia. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) acompanha tudo com o diretor geral de competições, Manoel Flores.

Confira a nota divulgada pelos clubes:

Neste momento de perda e de profunda tristeza, nós, presidentes dos clubes brasileiros que publicam esta nota, gostaríamos de manifestar nossos mais sinceros sentimentos de pesar e solidariedade à Associação Chapecoense de Futebol e seus torcedores, e em especial às famílias e amigos dos atletas, comissão técnica e dirigentes envolvidos na tragédia ocorrida na madrugada desta terça-feira (29).

Mesmo cientes dos prejuízos irreparáveis provocados por este terrível acontecimento, os clubes entendem que o momento é de união, apoio e auxílio à Chapecoense.

Neste sentido, os clubes anunciam Medidas Solidárias à Chapecoense, que consistirão, dentre outras, em:

(i) Empréstimo gratuito de atletas para a temporada de 2017; e
(ii) Solicitação formal à Confederação Brasileira de Futebol para que a Chapecoense não fique sujeita ao rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro pelas próximas 3 (três) temporadas. Caso a Chapecoense termine o campeonato entre os quatro últimos, o 16º colocado seria rebaixado.

Trata-se de gesto mínimo de solidariedade que se encontra ao nosso alcance neste momento, mas dotado do mais sincero objetivo de reconstrução desta instituição e de parte do futebol brasileiro que fora perdida hoje.

CBF adia final da Copa BR e última rodada da Série A

A Confederação Brasileira de Futebol confirmou o adiamento da segunda partida da final da Copa do Brasil, entre Grêmio e Atlético Mineiro, para o dia 7 de dezembro, às 21h45 (HBV), na Arena do Grêmio. A medida foi tomada devido à tragédia com o voo da delegação da Chapecoense, ocorrido na madrugada desta terça-feira, 29. A administração da Arena do Grêmio informa que os ingressos já adquiridos para a final da Copa do Brasil, antes marcada para esta quarta-feira (30), seguem válidos para a nova data.

A entidade adiou também a rodada final da Série A do Brasileirão para domingo, dia 11 de dezembro, às 17h. Foi também adiada a final da Copa do Brasil Sub-20, entre Bahia e São Paulo, que será realizada no dia 8 de dezembro, às 21h15.