POR EULER VICTOR, no Linkedin
A captação de patrocínio no Brasil vem se tornando cada vez mais difícil, até mesmo para o futebol o esporte com maior visibilidade do país, em momentos de crise e corte de gastos as empresas sempre começam pela área de comunicação. Mesmo com uma década muito forte para o esporte Brasileiro com a Copa, Olimpíadas e Copa América.
Assim como outras formas de captação de verbas os clubes e esportivas do Brasil recebem patrocínios pontuais e sazonais.
Clubes e atletas devem desenvolver novos projetos e parcerias criativas, focando no retorno que essa exposição pode trazer, os mesmos devem demonstrar com números que o retorno da parceria, através de ações e exposição constante da marca.
Todo projeto desenvolvido por uma instituição deve ser elaborado junto com um plano de ação. Devemos analisar o mercado, as tendências, os concorrentes e como devemos nos posicionar. O produto que vamos oferecer para os nossos possíveis parceiros e o (ROI) retorno de seu investimento.
Também devemos analisar os níveis e tipos de patrocínios existem e quais se encaixam com os patrocinadores.
Deve ser traçado o perfil dos clientes, os produtos vendidos se o público que acompanha o clube, atleta ou esporte tem o perfil buscado pela empresa. Com isso deve se determinar os cenários, onde o clube está e onde pretende estar no final do contrato de patrocínio, determinando também como pode ajudar a alavancar as vendas e o crescimento da empresa patrocinadora. Saber analisar e identificar as possíveis falhas e soluciona-las e com isso estar um passo à frente de todos os problemas.
Para a elaboração de uma boa proposta de patrocínio se faz necessário a análise de todos os cenários e a melhor estratégia para parceria com o patrocinador. O desenvolvimento do cenário é o mais importante e mais difícil para elaborar uma boa proposta, para esse desenvolvimento precisamos de bons profissionais com especialização e experiência na área de captação de patrocínios, criar uma lista com quem é do seu interesse. Dê preferência a empresas e marcas de boa credibilidade.
Existem vários níveis de patrocínio, com isso se faz necessário determinar o potencial da empresa para patrocinar, se um apoio ou com materiais, não podemos descartar nenhum tipo de apoio ou parceira que pode ser desenvolvida.
Existem muitas barreiras para a implantação e desenvolvimento de uma boa estratégia de para o patrocínio, mas a principal é a interna, muitos setores e profissionais podem fazer parte desse processo, deve-se ouvir todos e todas as ideias podem ser analisadas. O clube ou atleta que busca um novo patrocínio deve analisar o produto que vai oferecer, quantidades de fãs e seguidores, como pretende se desenvolver com a verba oferecida e com a parceria.

Barcelona fechou um contrato de 55 Milhões de Euros por temporada.
Nenhuma empresa fecha um patrocínio apenas com intuído de ajuda, sempre se espera algo em troca, por esse motivo é traçada uma meta a ser alcançada em um determinado prazo de tempo. A análise e desenvolvimento do cenário se faz muito importante, a parceria deve ter como meta o crescimento do patrocinado e do patrocinador, com objetivos claros e data para acontecer, com isso deve ser determinado e desenvolvido um plano de ação sempre salientando o retorno esperado e inibindo e tirando todas as dúvidas e as possíveis barreiras colocadas pelo possível patrocinador.
A maioria das empresas sabem mais do que nunca da força do esporte como marketing da sua marca, seja em um evento esportivo, clube ou um atleta em individual. Os ganhos: aumento no número de vendas, mudança ou reforço de imagem, novos mercados, fidelização, estar mais visível por um período maior, associação de marcas, dentre outras. O que fica claro é, se empresa patrocinar ela vai querer ter algum retorno.
Existe uma grande diferença entre caridade e patrocínio, com isso quem busca o patrocínio pode desenvolver um trabalho com o patrocinador, mostrando com clareza onde se deve atuar e captar novos recursos, equipes e empresas devem trabalhar em conjunto focado em resultados, já que os patrocinados devem utilizar as verbas para se desenvolverem e com isso aumentar os patrocínios em números e valores, já que com bons resultados e com exposição constante mantendo a evidencia do atleta ou clube os interessados em patrocinar vão aparecer cada vez mais e com melhores propostas.
A parte mais difícil é desenvolver o cenário, o projeto deve conter os locais onde a empresa pode ser divulgada por você, essa estratégia de marketing é mais difícil para quem conhece pouco sobre o assunto. Um exemplo: você sabe que empresa X vai ser inserida em uma cidade onde vai acontecer um grande campeonato que você irá participar, informações como essas podem ser a chave para um bom contrato. Com a elaboração e a determinação do calendário traçar planos de ações e novos eventos para firmar a parceria, divulgar e trazer novos possíveis clientes.
Assim como o plano traçado pela Brahma para um futebol melhor, que vem revolucionando as parceiras entre clubes e sócios.
Deve-se enfrentar as barreiras internas, para o desenvolvimento de propostas e continuidade e desenvolvimento do patrocínio, pessimismo, falta de comprometimento, falta de preparo ou individualismo.
A participação de todos até de fãs, sócios e seguidores se faz necessário, tudo faz parte do desenvolvimento da proposta e da competição para captar um patrocínio, a empresa pode investir e muitos outros segmentos buscando a exposição da marca, com isso devemos sempre evidenciar por que o investimento no esporte pode trazer os melhores retornos para as empresas, já que esporte está correlacionado a muitas coisas boas como saúde, bem estar, oportunidades para atletas que são exemplos como exemplo de esforço e superação. O desenvolvimento da proposta é a chave para a captação dos patrocínios.
Um projeto bem detalhado, com um orçamento detalhado com um bom plano de ação conjunto e datas de início com metas a serem alcançadas.
Por esse motivo a determinação do cenário e nível de patrocínio se faz tão necessário para enfrentar todos os obstáculos e conseguir os patrocinadores necessários para o desenvolvimento de clubes e atletas.
Existem diversos tipos de propostas e patrocínios, por esse motivo existe a necessidade de um profissional especializado e com toda a equipe participando do projeto, uma ótima ideia pode vim de qualquer pessoa da equipe e para desenvolve-la se faz necessário um especialista. Que conheça o mercado, criar uma proposta e abordar da maneira correta um possível patrocinador.