Trabalhadores e estudantes participam de atos em defesa dos direitos e contra a PEC 55

14962760_1283623488349014_2513458964983219898_n

A sexta-feira (11) foi marcada por manifestações em pelo menos 16 Estados e no Distrito Federal contra a proposta de emenda constitucional (PEC) que limita os gastos públicos, a PEC 241/55. As principais mobilizações ocorreram na Bahia, Espírito Santos, Pará, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Maranhão, Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Motoristas de empresas de ônibus também paralisaram suas atividades, e manifestantes fecharam avenidas e estradas. Na Bahia, bancários e professores também aderiram.

São Paulo
Na Grande São Paulo, foram bloqueadas as rodovias Anchieta, Dutra, Régis Bittencourt e a Avenida João Dias. A Anchieta foi totalmente bloqueada no km 23, em São Bernardo do Campo, no sentido capital, por volta das 6h30. O mesmo aconteceu na Avenida João Dias, na Zona Sul de São Paulo, no mesmo horário. O bloqueio ocorreu perto do terminal de ônibus João Dias.

Cerca de 30 unidades da Sabesp paralisaram suas atividades. As ações foram lideradas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente (Sintaema), um dos maiores sindicatos da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB. O presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, destacou que os atos de hoje, pelo Brasil, inauguram uma ampla jornada de luta em defesa dos direitos. “A classe trabalhadora já sente os efeitos da receita nociva aplicada por Michel Temer em sua gestão”.

Belém

Estudantes universitários e secundaristas participaram da manifestação em Belém, que percorreu as ruas do centro da cidade (foto acima). Professores e sindicalistas também aderiram à caminhada, que reuniu cerca de 12 mil pessoas, segundo os organizadores.

Deixe uma resposta