POR GERSON NOGUEIRA
A vitória veio em boa hora, após três rodadas negativas, mas o Papão quase complicou um jogo que se desenhava relativamente fácil. Fez 1 a 0 merecidamente, através de Leandro Cearense, que voltou a ser um jogador fundamental para o time. O problema é que a vantagem trouxe um certo relaxamento. Gols foram desperdiçados e a equipe terminou por ceder o empate logo no começo da segunda etapa.
A partir daí, o que era tranquilo se tornou tenso. Por sorte, Cearense aproveitou o providencial escorregão de um zagueiro e testou para as redes, desempatando a partida por volta dos 25 minutos. Edinho fechou a contagem com um belo chute no ângulo esquerdo do gol do Oeste.
No geral, o Papão cumpriu uma boa jornada. Foi decidido ao ataque desde os primeiros movimentos e contou com um centroavante ativo e participante. Leandro Cearense mostrou-se incansável. Colocava-se sempre livre para receber passes e conseguia proteger bem a bola mesmo sob pressão da defensiva adversária.
Além do empenho, o atacante estava em tarde muito inspirada. As bolas que chegaram até ele em condições de arremate foram bem aproveitadas. É verdade que tem lá seus problemas, às vezes tropeça nas próprias pernas, mas ainda é disparadamente o mais regular homem de ataque à disposição de Dado Cavalcanti. E olha que o Papão tem mais nove atacantes no elenco.
Falta ao time, porém, uma estabilidade entre seus setores. A defesa e o setor de marcação até funcionam bem. Os dois zagueiros são firmes e bons no cabeceio – embora vacilem às vezes na antecipação, como no lance do gol do Oeste. O trio de volantes passa segurança. O bicho pega a partir do setor de criação, onde normalmente os adversários levam vantagem sobre os jogadores do Papão.
Valdívia, o novo titular da armação, tem muitas oscilações. Em determinados momentos, acerta o pé. Noutras, desaparece e a equipe afunda. Não é muito diferente de Carlos Alberto e Carlinhos, os outros armadores normalmente usados por Dado.
Para complicar as coisas diante de um fechado Oeste, o técnico do Papão voltou a incorrer em seu já conhecido hábito de retardar substituições. Quando Cearense fez o segundo gol, os visitantes já começavam a se assanhar acreditando na vitória. Tudo em face da hesitação de Dado em executar mudanças que se mostram necessárias.
Welinton Jr. visivelmente não aguentava mais manter a correria do primeiro tempo e poderia ter saído já no intervalo. Além de Cearense, cabe destacar a atuação de Edinho, que entrou muito bem e fez sua mais objetiva partida no Papão. João Lucas também teve desempenho acima de sua média habitual e Pikachu foi bem mais participativo.
Papão fecha o primeiro turno com 30 pontos ganhos e na sétima colocação. Um pouco acima das expectativas iniciais e abaixo do que fez supor nas dez primeiras rodadas. De todo modo, uma campanha decente e que permite crer em bom desempenho no returno. Faltam 35 pontos para obter o acesso e 18 pontos para garantir permanência na Segunda Divisão.
————————————————————
Para o Leão, vitória é uma obrigação
O Remo precisa dos três pontos em Roraima para continuar com o primeiro lugar geral da Série D, condição que permite vantagens nas fases de mata-mata como jogar em casa a partida de volta e enfrentar adversários de pior campanha. O Crac-GO alcançou no sábado 13 pontos e assumiu a dianteira. Com 10, o Leão terá que dobrar o Náutico e retomar a posição.
Independentemente desse aspecto da classificação, o Remo tem obrigação de superar o Náutico, que é o pior do grupo A1 e talvez um dos mais fracos do campeonato. Não é possível que o time de Cacaio jogue como na estreia em Vilhena. Cauteloso em excesso, recuou quando podia ter agredido e aceitou no segundo tempo a pressão do time da casa. Por fim, sofreu o empate como merecido castigo.
A exemplo do que fez em Manaus contra o Nacional, é fundamental que o setor de armação do Remo funcione com presteza, municiando o ataque e pressionando a defesa dos donos da casa. Com essa proposta, torna-se ainda mais importante o papel a ser desempenhado por Eduardo Ramos, principal jogador do time. Na Arena Amazônia, saíram de seus pés as jogadas mais lúcidas, incluindo o passe perfeito para o gol de Levy.
————————————————————
Zaga sem porteira arrebenta com o Fla
Com uma zaga mais despoliciada do que a periferia de Belém, o Flamengo entregou ontem ao Palmeiras uma vitória que estava quase garantida. E olha que os periquitos se atrapalhavam com a própria sombra. Mas, na reta final do jogo, quando os dados rolaram, o Verdão mostrou mais vontade e determinação, enquanto os comandados de Cristovão Borges tratavam de entregar o ouro.
A partida foi até interessante, movimentada e cheia de gols. Só não me acostumo com esse horário de quermesse, tão ao gosto do público paulistano e estranho para quem vive cá no outro Brasil. O horário matinal atende a interesses de quem marcha contra o governo e clama pela volta do regime militar, o que torna tudo ainda mais esquisito.
————————————————————
Para João e José
A coluna de hoje tem dupla e feliz dedicatória. Para o infante João Gerson, que festeja 14 anos de idade, e para o meu pai José, que amanhã aniversaria também. A ambos, vida longa e saudável – em todos os sentidos.
———————————————————–
Águia segue ladeira abaixo
E o Águia, como mais ou menos previsto, perdeu outra. Com um gol logo no começo – Frontini aos 8 minutos – como virou marca registrada do time nesta Série C. Agora, com 6 pontos e na lanterna, o Azulão só se salva se vencer cinco dos seis jogos restantes. Detalhe: não venceu nenhuma partida até aqui.
Tou numa grande dúvida.
Quem cai primeiro?
Águia ou Vasco?
35 pts são 11 vitorias e 2 empates ou seja, o papão teria que ser melhor que foi no 1º turno.
Eu quero acreditar, mas por precaução eu já comecei a olhar pra toalha.
Parabens a pré ADOLESCENTE João seu filho e ao seu velho pai.
Felicidade em dobro pra toda familia hoje e amanhã.
CurtirCurtir
Segundo turno, hora de separar lobos de cães.
CurtirCurtir
Perfeita Coluna, como sempre, amigo Gerson…
Perfeito, amigo Edson, Papão terá que ter um rendimento melhor no returno desta série B.. Penso que o grande problema, é saber até quando os jogos da Copado Brasil, vão continuar atrapalhando o clube na série B, pelo desgaste que sofrem alguns jogadores…No jogo contra o Bahia, PSC perdeu Fahel e Capanema, por contusão, desgaste…Vamos torcer para que não perca nenhum jogador, pro jogo contra o Botafogo, que ainda não soube o que é perder em casa…
PSC, na Copa do Brasil, perdeu Fahel pra esse 1º jogo e os outros jogadores, estão zerados de cartões, conforme regulamento
PSC, pro jogo contra o Botafogo-RJ, pela série B, perdeu Gualberto
– No Remo, mesmo vencendo hoje,não estará matematicamente classificado… Na 7ª rodada que acontecerá no fim de semana, já poderemos ter alguns clubes classificados à 2ª fase… O Remo, é o único clube que só depende dele, dos 40 clubes, pra garantir sua classificação, com 3 rodadas de antecedência, se vencer o Naciona-AM, no fim de semana…E, se o Rio Branco, peeder um de seus jogos restantes, Remo também garantirá a 1ª colocação do grupo, mesmo perdendo todos os jogos restantes…
Águia, precisa vencer os 3 jogos em casa, contra, Campinense, Icasa e Cuiabá e procurar vencer fora…Vitória do Botafogo-PB, fora de casa ontem, foi cruel pro Azulão Marabaense, que agora torce contra Cuiabá e Campinense, pra tentar escapar do rebaixamento.
Parabéns, felicidades e muitos anos de vida, ao João Gerson(Seu filho) e ao seu José(seu Pai), amigo Gerson… Saúde e paz a todos.
CurtirCurtir
Turma do Bate Papo, hoje, de 20hs às 21:30hs, na Rádio Clube…. devido ao jogo do Remo… 22:30, estarei com os amigos aqui nos Comentários… Programa será no “Churrasco do Paraíba”, em frente ao Mangueirão, na Augusto Monte Negro…Conto, como sempre, com a audiência dos amigos..
CurtirCurtir
Bom dia amigos. Hora da calculadora. O site ufmg.mat.br crava que com 45pts há 90% de chances de permanecer na B e que com 62pts as chances de subir vão a 91%. O melhor da história é que tudo indica que a diretoria poderá planejar a temporada 2016 já livre do rebaixamento com algumas rodadas de antecedência. Sobre as estatísticas, não tenho conseguido acessar o “chance de gol”. O “infobola” é outro site bacana, mas por enquanto só dá chances de subir e não as de cair.
CurtirCurtir
O Lobo alternou momentos como alguns torcedores alteraram sua firmeza em vê-lo melhor colocado, mas deve ser levado em conta que cada jogo é uma momento diferente e que pode acrescentar ou dificultar uma expectativa. Acreditar sempre será benéfico quando o time não é mal qualificado. Acredito que o Lobo será mais feroz neste segundo turno.
CurtirCurtir
Na minha opinião, os do acesso já estão definidos idem como terminou o primeiro turno da série B. Não acredito que vá aparecer algum time para ameaçar os quatro de cima.
Quanto ao rebaixamento, a briga fica feia, pois algumas equipes terminaram a primeira fase tendo uma ampla queda de aproveitamento, mesmo que os frequentadores do Z 4 atual não tenham se mostrado melhores até aqui.
A ingrata surpresa foi a lanterna do Vozão que de Campeão do Nordeste, amargou a última posição no campeonato bem diferente do vice, o Bahia, que figurou na quarta posição que se caso terminasse hoje, seguraria uma das vagas para a série A de 2016.
Do Oeste para baixo todos caminham de mãos juntas para fugirem da degola.
Na parte de cima, a partir do Paysandú todos são candidatos a primeira divisão nacional, mas eu coloco minhas fichas nos que acabaram em primeiro lugar no turno.
Para o Papão só se muita coisa boa acontecer como, a contratação de um meia inteligente, raridade no mercado, ou atuando com um 3-5-2, dando liberdade ao Pikachú e ao João Lucas com Capanema e Fahel na cobertura dos alas, que idem ao amigo Celira, acredito ser o melhor esquema para o atual elenco bicolor.
CurtirCurtir
Amigos,
Penso que subir é improvável, não impossível. Contudo, acreditar é importante, pois não há tantas equipes acima da média nesta competição, pelo contrário, a oscilação é a norma.
Mesmo assim, penso que somente teremos certeza que estamos na briga do acesso quando faltarem entre 10 e 5 rodadas, antes disso penso que estaremos lutando por uma classificação honrosa.
CurtirCurtir
Miguel, sobre o Ceará, que deixou boas impressões em Belém, penso que a Copa Nordeste deu, para os dirigentes, uma falsa impressão sobre a qualidade do elenco. Isto costuma a acontecer com os times paraenses que, ao ganharem o paraense, pensam que já tem o time no brasileiro, coisa que até as pedras sabem não ser verdade.
CurtirCurtir
Em tempo: Se o Rio Branco, empatar um de seus jogos…Remo já será o 1º do grupo, vencendo seus 2 próximos jogos.
CurtirCurtir
Vale lembrar que após o jogo contra o Bahia, onde perdeu Fahel e Capanema, PSC perdeu para o CRB, por 3 x 0
CurtirCurtir
Celira, li alguns comentários sobre a derrocada do Ceará e concordo em parte com a imprensa cearense que culpou os dirigentes por não segurarem os principais atletas na equipe e pior, fizeram reposições de baixíssima qualidade. O resultado não poderia ser outro.
No entanto, se olharmos para o nosso vizinho Sampaio, com folha bem menor que a Bicolor, é de dar inveja, no bom sentido, as atuações do time maranhense que tem se comportado muito bem principalmente jogando em São Luís. Mas ainda acredito que o Papão possa chegar lá, e se não chegar, pelo menos o calendário da B já estará garantido, pois cais o time não cai!
CurtirCurtir
Papão precisa melhorar se quiser ascender à série A. A campanha , a priori, está acima das expectativas, porém um pouco abaixo do que o time poderia alcançar efetivamente, pois vacilou incrivelmente em alguns jogos, ao deixar escapar pontos preciosos.
CurtirCurtir
Também concordo com alguns amigos do blog que será muito difícil o Paysandu subir para a série A, pois o time precisa manter regularidade o que não está acontecendo, mas por outro lado só se acontecer um desastre para o Papão cair para a série C. Então está dentro daquilo que o torcedor espera e como disse o Mauricio, vamos fazer um planejamento para o ano que vem e aí sim subir com qualidade e estabilidade pra não cair no ano seguinte. Mas se subirmos esse anos…..a torcida bicolor agradece.
CurtirCurtir
adversário do remorto hoje tem menos 2 pontos na tabela?
Pareeeeeeeeeeeeeeei égua do campeonatozinho fuleira.
E o caxiado falando mal do estádio dos caras, quer jogar em tapete, chega onde o papão está.
CurtirCurtir
Só vim aqui dizer q meu time nunca fugiu de campo kkkkkkkkkkkkkk copia aposentado kkkkkkkkk
CurtirCurtir