Manifesto denuncia e repudia golpismo

É hora de encarar os fatos: há uma conspiração em marcha para desestabilizar o governo, ainda que à custa da desorganização da economia. Não dá mais para tapar o sol com a peneira. É uma conjunção muito grande de fatores:
  1. A cobertura enviesada da mídia em cima de vazamentos seletivos da Operação Lava Jato. Conseguiram transformar até a Swissleaks em operação Lava Jato.
  2. O comportamento do Procurador Geral da República Rodrigo Janot, tratando o crime de vazamento de informações como se fosse uma ocorrência normal.
  3. As declarações sincronizadas da mídia, Joaquim Barbosa e Sérgio Moro, procurando manietar o já inerte Ministro da Justiça.
  4. A visita de procuradores ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a pretexto de colaborar com as investigações contra a Petrobras.
  5. Finalmente, a decisão do Ministério Público Federal, de agora há pouco, de dar o golpe final contra as empreiteiras da Lava Jato, inviabilizando-as definitivamente.
images-cms-image-000419381
Não tem lógica alegar estrito cumprimento da lei para liquidar com as empresas. Nem o mais empedernido burocrata ficaria insensível aos efeitos dessa quebra sobre a economia brasileira, sobre empregos e sobre o crescimento.
Qualquer agente público minimamente responsável trataria de apurar responsabilidades e punir duramente as pessoas físicas responsáveis, evitando afetar as empresas, ainda mais sabendo dos desdobramentos sobre a economia como um todo.
Só intenções políticas obscuras para justificar essa marcha da insensatez.
PS – Alô, presidente Dilma Rousseff. Esqueça essa preocupação sobre se as pessoas vão ou não duvidar da sua honestidade. Ninguém duvida dela. Eles não estão atrás da sua reputação: estão atrás do seu cargo. Acorde!
Abaixo, manifesto de personalidades contra o jogo político em andamento.
 
Manifesto: O QUE ESTÁ EM JOGO AGORA
A chamada Operação Lava Jato, a partir da apuração de malfeitos na Petrobras, desencadeou um processo político que coloca em risco conquistas da nossa soberania e a própria democracia.
Com efeito, há uma campanha para esvaziar a Petrobras, a única das grandes empresas de petróleo a ter reservas e produção continuamente aumentadas. Além disso, vem a proposta de entregar o pré-sal às empresas estrangeiras, restabelecendo o regime de concessão, alterado pelo atual regime de partilha, que dá à Petrobras o monopólio do conhecimento da exploração e produção de petróleo em águas ultraprofundas. Essa situação tem lhe valido a conquista dos principais prêmios em congressos internacionais.
Está à vista de todos a voracidade com que interesses geopolíticos dominantes buscam o controle do petróleo no mundo, inclusive através de intervenções militares. Entre nós, esses interesses parecem encontrar eco em uma certa mídia a eles subserviente e em parlamentares com eles alinhados.
Debilitada a Petrobras, âncora do nosso desenvolvimento científico, tecnológico e industrial, serão dizimadas empresas aqui instaladas, responsáveis por mais de 500.000 empregos qualificados, remetendo-nos uma vez mais a uma condição subalterna e colonial.
Por outro lado, esses mesmos setores estimulam o desgaste do Governo legitimamente eleito, com vista a abreviar o seu mandato. Para tanto, não hesitam em atropelar o Estado de Direito democrático, ao usarem, com estardalhaço, informações parciais e preliminares do Judiciário, da Polícia Federal, do Ministério Público e da própria mídia, na busca de uma comoção nacional que lhes permita alcançar seus objetivos, antinacionais e antidemocráticos.
O Brasil viveu, em 1964, uma experiência da mesma natureza. Custou-nos um longo período de trevas e de arbítrio. Trata-se agora de evitar sua repetição. Conclamamos as forças vivas da Nação a cerrarem fileiras, em uma ampla aliança nacional, acima de interesses partidários ou ideológicos, em torno da democracia e da Petrobras, o nosso principal símbolo de soberania.
20 de fevereiro de 2015.
Alberto Passos Guimarães Filho
Aldo Arantes
Ana Maria Costa
Ana Tereza Pereira
Cândido Mendes
Carlos Medeiros
Carlos Moura
Claudius Ceccon
Celso Amorim
Celso Pinto de Melo
D. Demetrio Valentini
Emir Sader
Ennio Candotti
Fabio Konder Comparato
Franklin Martins
Jether Ramalho
José Noronha
Ivone Gebara
João Pedro Stédile
José Jofilly
José Luiz Fiori
José Paulo Sepúlveda Pertence
Ladislau Dowbor
Leonardo Boff
Ligia Bahia
Lucia Ribeiro
Luiz Alberto Gomez de Souza
Luiz Pinguelli Rosa
Magali do Nascimento Cunha
Marcelo Timotheo da Costa
Marco Antonio Raupp
Maria Clara Bingemer
Maria da Conceição Tavares
Maria Helena Arrochelas
Maria José Sousa dos Santos
Marilena Chauí
Marilene Correa
Otavio Alves Velho
Paulo José
Reinaldo Guimarães
Ricardo Bielschowsky
Roberto Amaral
Samuel Pinheiro Guimarães
Sergio Mascarenhas
Sergio Rezende
Silvio Tendler
Sonia Fleury
Waldir Pires

11 comentários em “Manifesto denuncia e repudia golpismo

  1. Perdeu o senso da moral, é? Quer dizer que o certo é essa safadeza toda da roubalheira que o pt instalou no país, é que está correta? Tem que meter todos na cadeia, inclusive os chefes da quadrilha.

    Curtir

  2. Tá legal!!!! Para eu assinar esse manifesto, só se então a gente apagar e deixar de lado toda a máfia e podridão decorberta decoberta na operação Lava jato, mensalão, e outras com gente da cúpula petista nevolvida. Só e a gente acreditar que Dirceu, Genoíno, Delúbio, e Nestor Cerveiró e todos os envolvidos nessa máfia da Petrobrás e Mensalão e outros são santinhos e injustiçados, So se a gente crer que a Dilma e sua indicada Sem Graça Fortes não sabiam dessas fraudes na PETROBRÀS, que roubaram mais de 200 bilhões PETROBRÁS, quase dando fim a Estatal, So se a gente acreditar que as empresas envolvidas são todas santinhas e não tiveram nenhum envolvimento no escândalo e jamais se beneficiaram dessas roubalheiras>>>>>>>>> E so se a gente crer fielmente que Papai Noel existe e todo natal desce do Ceu para nos presentear. FRANCAMENTE GERSON NOGUEIRA E DEMAIS AMIGOS, QUANDO LEIO COISAS TIPO ESSE MANIFESTO, MAS ME ENOJA ESSE PAÍS, PORQUE É QUERER JUSTIFICAR O INJSUTIFICÁVEL, É QUERER TAPAR O SOL COM A PENEIRA, É QUERER ACHAR QUE AINDA TEMOS O NARIZ FURADOS PARA CIMA. MAS NÃO É MAIS ASSIM, O POVO COMEÇA A DESPERTAR PARA A REALIDADE E CRER QUE A PRAGA DO PAÍS NOS TEMPOS DE HOJE É A CORRUPÇÃO E CORRUPTOS MALDITOS QUE AINDA SÃO PROTEGIDOS POR MUITOS. Sabem quando vou acreditar e assinar esse “MANIFESTO ADEMOCRÁTICO”????????

    So no dia 31 de fevereiro, ou dia de são nunca, ou 1º de abril, ou no dia que o Saci deixar de ser lenda e cruzar as pernas.

    PARA ESSES BANDO DE CORRUPTOS: >>>.JUSTIÇA DA INDONÉSIA NELES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  3. E tem muito mais: Se falar a verdade nesse país não é crime> Se ainda existe um resquício de democracia e liberdade de expressão, eu vos digo que em toda quadrilha ou máfia por maior que sejam, sempre vai existir um poderoso chefão que quase será intocável, mesmo sendo o mentor de toda as falcatruas. Foi assim na máfia Ciliana que dizimou milhares de vida na Italia com seus atos de corrupção e violência praticada contra quem se opunha ao poder deles na Italia até o final da dédaca de 70. O primeiro ministro Italiano Aldo Moro, homem público de bem, alá Joaquim Barbosa, não teve medo da cara feia da corrpção e bateu de frente com os mafiosos e corruptos que mandavam na Italia e estavam destruindo o pais e povo e acabou sofrendo na pele e pagando com a morte, onde foi tocaiado por mafiosos ao passar com seu carro executivo super blindado e cercado de seguranças por cima de uma ponte minada de explosivos pelos mafiosos que queriam continuar sendo os donos da Italia, onde vários seguranças e alguns assessores morreram junto com ele, porque sob a ponte estavam colocadas e progradas várias bombas – relógio para explodir no momento exato que ele passasse com sua comitiva. Mas os mafiosos não esperavam que depois desse verdadeiro mártir, o fim deles estava próximo porque depois surgiram muitos outros Aldos Moros para continuar enfretando a máfia e muitos poderosos e mafiosos ocultos, intocáveis caíram nas garras e no rigor da justiça, pegando prisão perpetua. Inclusive foi preso um no Brasil de nome BUSCHETA, que delatou muitos mafiosos intocáveis. Vejam que é igual no Brasil de hoje e não tenho medo de afirmar que no comando oculto dessa máfia que está em evidência hoje no nosso Brasil , o LULA é esse poderoso chefão intocável, mas que articula tudo e todos relacionados a essas ondas de corrupção. E não sei se pela minha idade ou a do Lula, ainda chegaria a realizar meu sonho de ver o LULA sendo algemado e encaminhando a cerceragem da Polícia Federal para pagar por todos os seus crimes de corrupção e protecionismo a corruptos. Quem sabe se o povo brasileiro de bem ainda terá esse prazer.

    Curtir

    1. Nélio, respeite a figura do maior presidente que este país já teve. Guarde suas ofensas e insultos para outro espaço, aqui eu não permitirei mais esse tipo de postura. Oposição e crítica são direitos de qualquer um, mas o ódio destilado contra Lula é descabido. Pior são as leviandades assacadas contra ele. Não há qualquer prova nos argumentos toscos que a oposição tucana (com endosso da mídia golpista) tentam inutilmente usar contra ele. Tamanho ressentimento só tem uma explicação: os muitos interesses contrariados pelo governo de inclusão social que Lula conduziu e hoje é continuado por Dilma. Brandir contra a corrupção, mirando em Lula e perdoando as bandalheiras dos tucanos no poder, é de uma atroz ingenuidade política. E o mais assustador disso tudo é que os advogados do golpe são filhotes diretos do regime de exceção que infelicitou este país por 25 anos, gerando ignorância e desinformação.

      Curtir

  4. A tucanalha tem uma característica marcante: o cinismo. Adora demonstrar indignação com desvios éticos e morais alheios, mas quando de sua lavra, acoberta-os com capa de legalidade (para isso, conta com tribunais e juízes amigos), aponta o dedão para os outros (no velho estilo do ladrão que sai gritando entre a turba: pega ladrão!) ou , então, simplesmente faz de conta que não é com ela (naquilo que se costuma dizer: fazer cara de paisagem). A privataria de FHC é o exemplo típico da ação criminosa legitimada por leis imorais. O metrolão de São Paulo é o exemplo da corrupção ao estilo tucano, onde eles apontam o dedo para os outros, como se nada tivessem a ver com as propinas dos trens. Para a seca em São Paulo, exemplo acabado da incompetência dos emplumados, eles fazem cara de paisagem e colocam o débito na conta dos céus. Descendo à seara paraense, é estarrecedor ver lunáticos ou marcianos, pois parecem que não vivem neste mundo, que são incapazes de ver o mal que os tucanos em 16 anos de (des)governo, já caminhando para 20 anos, fez ao nosso estado. Nesse tempo, o Pará cresceu como rabo de cavalo: para baixo. Não bastasse a incompetência para administrar um grande território como o nosso, esse governo ainda é marcado pela corrupção e pelo crime de lesa-pátria cometido contra o povo paraense. Estou aqui falando do caso Vale e da Lei Kandir, já bastante conhecidos. Há outros mais como o caso Funtelpa e o do jatinho da ORM. Querem mais? Há o caso da venda da Celpa e o caso Cerpasa. Todos esses episódios causaram prejuízos milionários ao combalido cofre do estado e até hoje não houve punição para ninguém. Serviram-se, apoiaram e acobertaram 8 anos de um governo tido como o mais corrupto no município de Belém e hoje calam-se como se não tivessem nenhuma responsabilidade sobre o descalabro da administração Dudu. O pior é ver que tem gente que acha isso normal e que o problema são os outros.

    Curtir

  5. Sobre o foco das nossas revoltas.
    Todo mundo tem o direito de se manifestar, mas é muita ingenuidade acreditar que o mal do país é o PT, pois nenhum partido governa isolado. É só lembrar que o PMDB e outros partidos apoiaram o PSDB quando este partido estava no poder. A bandalheira é muito mais antiga do que muitos imaginam. Boa parte destes indivíduos tem na fonte de seus ódios os discursos induzidos por JN, Isto é, Veja, entre outros. São caixas de ressonância de um processo histórico de controle midiático na população que se consolidou durante a ditadura militar. No momento em que o sistema capitalista em mais uma crise atinge várias economias mundiais, deviam cobrar um país mais justo exigindo do congresso nacional, por exemplo, as reformas políticas com o fim do financiamento de campanhas por grandes empresas e reformas tributárias para desonerar as exorbitantes cargas de impostos sobre as pequenas e médias empresas que geram a sonegação e falências. Os focos das revoltas de muitos estão errados, pois os que falam de impeachment e volta da ditadura são frutos de incompreensões que não ajudam a coibir a corrupção, muito menos colaboram para a democracia, mas reforçam todo um jogo de interesses, inclusive de grupos estrangeiros, em se apropriarem ainda mais das nossas riquezas naturais e tecnológicas. Pra mudarmos nossa história é preciso que sejamos estratégicos nos direcionamentos de nossas ações e mirar naquilo que realmente pode fazer a diferença para o nosso futuro.

    Curtir

  6. Os brasileiros querem mudanças,Muitas promessas de mudanças em campanha tomaram direções opostas. Já estamos a começar março e outubro ficou para trás e tudo piorou neste quase 5 meses e pior é que não há ares de melhoras. Dilma deve renunciar para que o Brasil volte a normalidade. Falar em golpe militar nos dias de hoje é bobagem, até porque os militares não devem querem esse abacaxi.

    Curtir

Deixe uma resposta