Por Gerson Nogueira
O adversário é pouco conhecido, não tem jogadores badalados, mas merece o respeito que o futebol amazonense tradicionalmente inspira. Relativamente jovem (é de 1971), o Princesa do Solimões cumpre excelente campanha no certame baré, está invicto há várias partidas e tem um estilo de jogo audacioso. É o adversário do Paissandu hoje à noite no estádio Jornalista Edgar Proença, em jogo válido pela segunda fase da Copa Verde.
Competição de tiro curto, disputada simultaneamente com o Parazão, a Copa Verde tem o encanto de classificar para a Copa Sul-Americana. Dos 16 clubes disputantes, Paissandu e Remo estão entre os favoritos, mas emergentes como o Princesa não podem ser subestimados. Exemplos como o da Copa do Nordeste do ano passado, vencida pelo Campinense (que bateu o ASA de Arapiraca na final), estão aí mesmo para servir de alerta.
Depois de uma jornada estafante no domingo, na decisão do primeiro turno do Parazão, o Paissandu volta a campo com o desafio de estabelecer uma vantagem de gols que permita decidir em Manacapuru (AM) sem maiores atropelos. Terá o retorno de jogadores ausentes no clássico, como Aírton e Pablo, mas continuará sem Ricardo Capanema no meio-de-campo e pode ter o desfalque importante de Djalma, o motorzinho do time.
A postura taticamente bem definida do Paissandu ao longo do certame paraense mostrou-se valiosa no primeiro cruzamento da Copa Verde, quando encarou um dos times mais modestos do torneio, o semi amador Náutico-RR. A passagem pelo clube roraimense foi arrasadora, 11 a 2 no resultado agregado.
Contra o Princesa, porém, o Papão começa de fato a encarar adversários de respeito. Para isso, precisará contar com a ofensividade que sempre brota contra oponentes que saem pro jogo. Pela maneira como o Princesa costuma atuar, espaços devem aparecer para o contragolpe veloz da equipe paraense, quase sempre puxados pelos laterais e também por Pikachu, agora definitivamente um meia-atacante.
O torcedor, convocado a comparecer e apoiar no difícil horário das 22h, precisa entender apenas que o Princesa não tem muito a ver com o Náutico. O duelo tende a ser equilibrado, pois a competição começa de verdade agora para o Paissandu. (Foto: MÁRIO QUADROS/Bola)
———————————————————–
Mapa da mina do Princesa
Sobre o jogo desta noite, o leitor Hideraldo Lima repassa algumas dicas para o técnico Mazola Junior e alerta para os riscos representados pelo Princesa do Solimões. “Sou militar da Aeronáutica, moro em Manaus há quatro anos e sou leitor assíduo do DIÁRIO. Acompanho o futebol amazonense e foi divulgado aqui que o treinador da equipe afirmou que, apesar de saber da força do Paysandu jogando em casa, com o apoio da torcida, não mudará a sua forma de atuar, ofensiva. Segundo ele, deve manter o mesmo time que está invicto na temporada e conseguiu a classificação para as semifinais do 1º turno do Campeonato Amazonense”.
Segundo Hideraldo, o ponto vulnerável do Princesa é o centro da defesa, onde os dois zagueiros Lídio e He-Man são apenas medianos. “Eles devem jogar com um volante de marcação, que é o Rondinelli, e três meias armadores, que são Delciney, Fininho e Michel. Na frente, Charles, atacante alto e rápido, e Marinelson, artilheiro do time”.
———————————————————–
As agruras do Sócio Bicolor
Fábio Braga, torcedor do Papão, pede que a diretoria organize melhor o atendimento do Programa Sócio Bicolor. Além da bagunça na entrada dos torcedores no Mangueirão, o programa não avisou que os sócios teriam que pegar o ingresso na Curuzu até 12h de sábado. “Soube apenas na tarde de sábado que teria que apanhar o ingresso na Curuzu. Não sei qual a razão de, na hora do cadastro, eles pedirem o endereço de e-mail, pois não usam para informar o sócio. Acontece que, na hora de entrar no estádio, vi várias pessoas entrando somente com a carteirinha de sócio. E aí, como fica a situação? Resumo da história: gastei R$ 40,00 (quase o valor da mensalidade) por uma falta de informação do clube”.
———————————————————–
Uma campanha por Aysha
O drama da menina Aysha, de 8 anos, que sofre de leucemia, foi exposto publicamente no último domingo por ocasião do Re-Pa. Fã do atacante Val Barreto, ela conseguiu realizar o sonho de falar com seu ídolo. Sem dúvida, é uma grande oportunidade para que o jogador e a torcida remista demonstrem seu espírito de solidariedade, abrindo uma campanha de ajuda à família de Aysha, que depende de um transplante para obter a cura.
A ideia foi sugerida pelos torcedores Moacir e Dario, funcionários da Visão do shopping Pátio Belém. Ambos lembraram o que Vandick, ainda como jogador, fez pela menina Jéssica, há alguns anos.
Fica a dica.
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta quarta-feira, 26)

Vamos ajudá-la.
CurtirCurtir
22 horas?
Aí uma boa desculpa pra torcida do Nicácio não comparecer.
CurtirCurtir
Gerson, e o sono profundo do Vandick que acabou custando a perda de prazo para contratação de reforços para a CV?
CurtirCurtir
Pelo amor de Deus, qual é esse “respeito que o futebol amazonense merece”? Estamos nos anos 80? Depois que o São Raimundo implodiu há mais de uma década o que os times de lá tem feito de importante ou ameaçador para os times paraenses? até no ano passado o Paragominas meteu duas surras no “poderoso” Nacional pela Série D. Na boa, isso parece ser propaganda enganosa. A realidade é que Paysandu (principalmente, pela inexpressividade do adversário) e Remo têm a obrigação de se classificar e ponto final.
CurtirCurtir
Palpite para o público de hoje ?
a) 10
b) 20
c) 30 pessoas.
CurtirCurtir
– Penso, Gerson e amigos, que o Paysandu terá que fazer o resultado aqui, pra tornar o jogo de volta, mais fácil… É liquidar a fatura, nesse jogo… Pra isso, o apoio do torcedor, também será muito importante..
Paysandu, escalado: Matheus, Djalma, Charles, Pablo e Airton. Augusto Recife, Zé Antônio, Bruninho e Yago. Leandro Carvalho e Lima
P. do Solimões: Milton, Clemilton, Clayton He-Man, Lídio e Alberto. Rondinelli, Delciney, Fininho e Michel. Marinelson e Charles.
Todo cuidado, é pouco… Mas acredito em Papão, 3 x 0
CurtirCurtir
Quanto a contratações, o Presidente “Van-Disk Vai Contratar” pretende anunciar a qualquer momento, 1 meia e 2 atacantes… DISK
CurtirCurtir
É mais do que obrigação vencer hoje por um placar dilatado, quem é Princesa, pra mim é marca de açucar.
VAMU PAPÃO, ei Vandick ABRE O OLHO, para com essa lerdeza em contratações. meu placar 4×0.
CurtirCurtir
– Rsrs…. Gostei da dica do amigo Hideraldo(x9…rs)… Pega aí, Mazola..
– Também penso que não só o jogador, mas todos deveriam ajudar a menina Aysha… Booooooora?
– Quanto ao ST de Remo e Paysandu, por incrível que pareça, o do Remo, tá bem melhor, no que se refere a entrada do torcedor nos estádios… É o que pude perceber…
CurtirCurtir
Putz, sem perceber meu nome saiu ao lado da escalação do Princesa do Solimões…Desculpe aí..kkk
CurtirCurtir
Quantos teimosos irão ao estadio hoje, meu palpite será de 100 torcedores, ou 5 kombis lotada kkkkkk
CurtirCurtir
Pois é amigo Cláudio, por um momento pensei que vc fosse o novo treinador do princesa…rsrs
CurtirCurtir
Esse “por incrível que pareça” do Cláudio foi sinistro.
CurtirCurtir
Bom dia Gerson Nogueira & Amigos do Blog;
Todo apoio à menina Aysha, aí não entra clubismos, nem em pensamento;
Quanto à copa verde, tem muito comentário um tanto fora do foco das disputas entre esses dois Estados, todos sabemos que o futebol amazonense faliu, que tentam reerguer-se, que estão com mais dificuldades que nós, porém, o que muita gente não sabe é do que ocorria nas partidas entre Pará e amazonas, quando lá ainda havia futebol, excepcionalmente no aludido torneio; o alerta é pelas nefastas lembranças das arbitragens tendenciosas, tomavam o jogo na marra, era assalto mesmo, arbitragens compradas, árbitros pilantras, vendidos, coisas desse tipo; por isso o alerta de fazer o resultado em casa, um placar elástico aqui, impediria em tese, a reversão no jogo da volta lá, que é onde tudo acontece; apesar do longo período de inatividade, penso que a praxe não mudou, tentarão tudo para manter-se nessa competição e quem sai em maior desvantagem no meu entendimento é o CR, haja vista, que o confronto dele é com o Nacional, time da Capital, de maior apelo popular e tem o governador de lá, como ilustre torcedor, penso que o CR, pelo elencado, não passa desta fase, não se discute qualidade técnica.
CurtirCurtir
Amigo Valentim, é pelo fato do Paysandu ter contratado um profissional gabaritado pra gerir seu ST…. O Remo não, foi na marra…
CurtirCurtir
Putz…..Não é amigo Marcelo. ..rs
CurtirCurtir
Amigo Cláudio, discordo dizer que foi “na marra”. O ST do CR foi muito bem planejada, em parceria com a Ambev (Movimento por um futebol melhor) e acredito que o paysandu deveria ter o mesmo apelo, ao invés de ficar só aumentando o valor dos ingressos.
CurtirCurtir
Torço para que seja um jogo tranquilo para o Papão do Norte, mas não acredito que seja, pois o Princesa tem qualidade e vai dar trabalho pro lobo malvado.
CurtirCurtir
Muitíssimo pertinente a descontentamento do Fabio Braga com relação ao problema dos acessos nos jogos do Paysandu. Qaundo me refiro aos jogos é porque seja no Mangueirão ou Curuzu o problema é o mesmo há muito anos. Ninguém toma providências. Parece que tudo é feito para afastar a nação bicolor dos jogos. Achava até que os sócios torcedores que merecidamente estariam melhor tratados, mas não é isso que ocorre, pelo que disse o Fabio Braga. Não sei de quem é a culpa. Nem se è proposital ou não. Mas a verdade é que somente no tempo do Tourinho o torcedor era dignamente tratado no acesso a aos jogos do Paysandu, por mais incrivel que possa parecer. os ingresso eram disponibilizados nas farmacias, os acessos dos torcedores eram mais tranquilos. Afirmo isso porque diz -se que Tourinho foi um dos maiores desfalcadores de receitas bicolores, Porém vamos ser justíssimos que somente no tempo dele, as rendas condizentes com o plúblico visto nos jogos do Papão eram verdadeiras. Quem pegar os borderôes de renda do Papão no tempo do Tourinho muito antes do novo lance de arquibandas vai ficar espantado de ver que tivemos muitos públicos anunciados de de 15 a 20, 30 40 ate 55 mil pagantes como na decisão da segundona 2001, jogo, com o cruzeiro , boca etc. e receitas liquidas na Curuzu e Mangueirão de 200 a 700 mil reais com ingresso entre 15 e 20 reais. Porém depois do Tourinho, me digam qual foi a renda liquida de na Curuzu, com ingressom mais caro, arquibanda maior, que ultrapassou 200 mil liquidos ou publico de 15 mil pagantes?? nunca mais. E ja tivemos jogos pertinentes para isso com um jogo com o Aguia em 2009 pelas oitavas da serie C, No jogo com o salgueiro, ja com as novas arquibandas, não dava para se mexer de tanta gente. Mas No final anunciaram pouco mais de 11 mil pagantes e pouco mais de 12 mil no total. então nos jogos do Paysandu, os estádios vem encolhendo ha muito tempo, não sei por que. Alguem tem de desvendar esse misterio.
CurtirCurtir
Meu palpite: Papão 2 x 0 Princesa.
CurtirCurtir
E sobre o Caso da menina Aysha,toda e qualquer ajuda,desnexada de clubismos,sem dúvida,é bem-vinda.
Que Deus a abençoe!
CurtirCurtir
Então hoje a noite teremos mais um grande filme, A Princesa e o Plebeu, como diria Kajuru. Ou um grande clássico da literatura infantil, A Princesa e a Cadelinha Fujona.
CurtirCurtir
Resposta ao post 5:
Palpite para o público de hoje ?
a) 10
b) 20
c) 30 pessoas.
Pelo menos duas estão garantidas eu e a tua mulher!KKKKKK
CurtirCurtir
kkkk muito bom terezona kkkkkkkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Será que entendi direito?
A Terezona está arrochando a mulher do dono do post nº5?
hahahahahaha eu hein?
Parem com isso. Olha a moderação. hahahaha…
CurtirCurtir
A direção do Paysandú tem que ser, será que é possível?, mais enérgica com o formato das tabelas de horários e dias de jogos, tudo está contribuindo para o afastamento do torcedor!
E o Van-Disque em berço esplêndido!
CurtirCurtir
Rapá a terezona é danada…kkkkk
CurtirCurtir
O Vandick, é meio lerdo prá esses negócios, ele sabia fazer gols, só isso, a administração dele está provando o que digo; antes do início da Copa verde, pronunciei-me aqui neste espaço, manifestando-me contra a participação do Grande Bicolor Celeste Amazônico nessa competição, pela descaracterização que sofreu com o ingresso de times da fronteira sudeste/sul, centro-oeste e DF, nessa competição que só ficou interessante com o patrocínio estatal, pois a CBF não a patrocinaria, a força política do Norte e não a fpf, que não administra nem a casa dela, conseguiram esse patrocínio, aí ficou interessante e a CBF empurrou os apadrinhados dela, Brasília e Brasiliense, Desportiva-ES e os times do Pantanal, que de verde só tem o tapete dos gramados de seus estádios, ora bolas essa competição substituía a Copa Norte, mudaram o nome na marra para poder incluir os estrangeiros; mas, a grande tacada era a permanência dos dois grandes do Pará, pois sem os dois a competição mesmo com patrocínio estatal, não teria a visibilidade que a TV requer e é aí que os dois daqui vacilaram, não exigiram nada, não impuseram o seu cabedal, e agora estão aí jogando na hora que a TV determina e onde a CBF manda e com times de expressão duvidosa, quiçá um desses estrangeiros não leve o título pois eles se foram incluídos na competição, tem possibilidades de levantar o caneco, afinal a dupla deste Estado, NÃO MANJA NADA DE BASTIDORES DE FUTEBOL, principalmente dos malmequeres regionais, estão por fora, mais que bumbum de índio.
Ei Vandick Lima, precisas ser mais humilde e solicitar do Antônio Diogo Couceiro, umas aulas, sobre bastidores de futebol, sobre FPF, CBF, aprende com ele, como é que a banda toca e o que se faz quando se houve o galo cantar….pode ir véééiii
CurtirCurtir
Ei, Vandisque tu combinou com o time sem divisão para entregar pra eles o parazão e a Copa Verde?
Abre o olho, porra!
CurtirCurtir
Péssimo horário e jogo para poucos no Mangueirão, onde está a presidência do Paysandú?
CurtirCurtir