Por Gerson Nogueira
Um grupo de torcedores surpreendeu jogadores e funcionários do Paissandu ao aparecer no clube, ontem, para saudar o time e reafirmar apoio incondicional. É preciso entender que isso aconteceu no dia seguinte à perda do primeiro turno para o grande rival. Outra demonstração explícita de amor e compreensão foi vista depois do próprio clássico de domingo. Quando os jogadores deixavam o campo foram aplaudidos pela torcida bicolor.
São gestos como esses que permitem acreditar que o futebol paraense trilha o caminho certo, pelo menos quanto aos torcedores mais participativos e solidários. Indiferentes às paixões destemperadas que abundam nas redes sociais, com diatribes e insultos endereçados a adversários, os verdadeiros desportistas se comportam com fleuma e superioridade.
Perder jogos ou campeonatos é coisa normal em futebol. Acontece com todo mundo, mais dia menos dia. Revoltar-se contra isso é, além de perda de tempo, puro desequilíbrio. Quem gosta do esporte verdadeiramente não se prende a miudezas do gênero. Vitória, empate e derrota. Não há como escapar a esse destino. E não existe time no mundo – não inventaram ainda – absolutamente invencível.
Alguns foram particularmente brilhantes. Real Madri de Di Stéfano, Honved de Puskas, Santos de Pelé, clubes que passaram um bom tempo sem conhecer o sabor de uma derrota. Só que, um belo dia, a casa caiu e foram derrotados. Acontece.
A compreensão acerca da insustentável leveza do futebol é um dos sentimentos mais bonitos que o torcedor pode desenvolver. Não pode ser um acomodado, que aceita a derrota e renuncia à ideia de vitória. O céu é o limite. Todos querem ver seus times sempre vitoriosos. Como isso é impossível, resta a humildade. Entender que não há time imbatível não diminui ninguém; pelo contrário, eleva.
Da mesma forma, a arte de torcer implica em ter jogo de cintura, flexibilidade e espírito esportivo para suportar as brincadeiras, que se ampliaram expressivamente na era da internet. Quem não tiver sangue frio e nervos de aço, não sobreviverá aos novos tempos digitais. Os fracos apelam para a ofensa gratuita, a intolerância e os xingamentos. Não merecem ser chamados de torcedores de verdade. São pequenos demais para fazer jus a essa denominação tão nobre.
———————————————————-
A última arbitragem
A propósito da mui comentada arbitragem do clássico, o amigo e professor Cássio de Andrade destaca um aspecto pouco abordado. “O futebol paraense teve o privilégio de assistir ontem a despedida do árbitro Wilson Luiz Seneme. A qualidade técnica esbanjada no jogo transformou sua atuação no canto de cisne da arbitragem nacional. O provincianismo mequetrefe e o passionalismo clubístico criaram um clima de desonra após o jogo em relação a esse grande profissional do apito. Parabéns, Seneme, pela aula de arbitragem ministrada no gramado do Mangueirão”. (Fotos: MÁRIO QUADROS/Bola)
———————————————————-
Mazola na marca do pênalti
Transcrevo a análise do leitor Júlio César Aires sobre o trabalho de Mazola Junior, do Paissandu. “Acho bastante engraçado o técnico dando entrevistas com aquele ar rompante, típico de técnicos vindos do eixo sul e sudeste. Lembra outro loroteiro chamado Giba, que após ter feito uma campanha de recuperação com o Remo foi muito supervalorizado”, observa, criticando a louvação que parte da imprensa faz ao treinador: “Pelo amor de Deus, ele pegou o time com uma espinha dorsal pronta, pois Matheus, Pikachu, Pablo, Vanderson, Capanema, Djalma, Zé Antonio e Héliton eram figuras presentes em boa parte dos jogos da Série B do ano passado”.
“Mais interessante de tudo é vê-lo dando entrevista, como se fosse Guardiola ou Mourinho. Faça-me o favor, esse senhor nunca ganhou nada! Na temporada passada foi eliminado vergonhosamente pelo mesmo Paissandu, quando técnico no Sport, inclusive sendo goleado historicamente dentro de casa. Seu maior feito foi conseguir livrar o Cuiabá do rebaixamento, vencendo apenas um jogo, em meio a seis, salvo engano. Seus times atuam quase sempre com três volantes, privilegiando o contra-ataque. Na final do turno, seu time não fez sequer uma jogada trabalhada, passou 90 minutos alçando bolas na área”.
Para Júlio César, Mazola não passa de “um bom de papo, que distribui alguns elogios, ganhando assim simpatizantes. Ou será que existe outro motivo para não contestar um técnico que não vence um jogo de time profissional (o Náutico não é) a cinco ou seis rodadas? E olha que nem estou mencionando os erros de arbitragem que sempre ajudam os dois grandes do Estado, principalmente quando atuam em seus domínios”.
Apesar de entender as críticas do torcedor, estou no rol dos que aprovam o trabalho de Mazola, que conseguiu dar conjunto a um time desconjuntado e sem um organizador no meio-de-campo. Levou o Papão à decisão do turno, sem derrota para o rival até aqui. Tem méritos.
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta terça-feira, 25)



Quando um torcedor depois de um Re-Pa surge fazendo homenagem ao juiz deste jogo fica claro que seu time foi beneficiado pelo mesmo.
CurtirCurtir
Opinião dele deve ser respeitada, tanto que foi postada numa coluna do jornal de maior circulação desse estado e por um grande jornalista, e por isso a queles que lerão, muitos inclusive irão discordar da analise do mesmo.
O Mazola tem seus defeitos, mas o seu trabalho está aceitavel no comando tecnico do papão.
Ele vem alcançando melhores resultados dos últimos começos do de temporada no papão.
A tal espinha existe, mas contar com algumas partes dela é osso.
Tem ecaixado no time jovens valores e os que vieram de fora de forma balanceada.
O problema é que botar um time pra jogar e pedir perfeição tecnica diante de gramados só lama, e o Papão enfrentou isso mais que o rival, é exigir demais do treinador.
Domingo, o time sentiu mais os desfalques, principalmente no meio.
O Bruninho, que começou na lateral, e depois teve que ir pro meio.
A ausencia do Airton e do pablo na zaga
O ausencia dos dois cães de guarda do nossa zaga, Recife e Capanema
A falta do nosso camisa 10, pra comandar as jogadas do meio campo.
E a “pobreza do que se tem no banco”
Fatores que pesaram no domingo.
Mesmo assim, o Papão jogou em cima do rival e só não ganhou, pela infelidade de uma falha do nosso bom zagueiro e é claro o compromentmento da arbitragem a favor do time do Pirão.
O papão tem dias missões no 2° turno, e o Mazola sabe disso,
Ganhar o parazão com o grupo que tem, e desse grupo ter uma base forte pra dusputar o campeonato que nos fará retornar a uma série mais condizente com a marca PAYSANDU.
CurtirCurtir
Sobre a questão do comportamento do torcedor, pelo menos aqui no blog, só acho que o que me incomoda são quando as brincadeiras atingem a honra das pessoas.
O sarro é livre, mas não libertino, e o respeito ao ser humano como humano deveria pesar mais.
Mas há pessoas que só podem dar o que tem, e elas são assim no meio em que vivem.
E como aqui é um “buteco virtual”, as vezes temos que aturar os que bebem demais e cospem no chão, até o do dono do mesmo intervir como lhe convem melhor.
E o Gerson tem feito sua parte.
CurtirCurtir
Penso que o amigo Júlio faça parte daqueles que não sabem culpar os dirigentes, ou não enxergam os erros dos dirigentes.. Mazola recebeu uma espinha dorsal de Tamuatá, amigo… Esse negócio de se dizer que o time tal já tem uma base, é relativo… Base, existem as boas e as ruins… Mazola recebeu a ruim… O que Héliton e Líneker fizeram domingo? Essa espinha dorsal, tá parecendo presente de grego, amigo Júlio… Desculpe, mas não concordo com seu post..
Torcedor do Paysandu, em quase 100%, reconheceu o bom trabalho do Mazola, e sabe que ele só perdeu esse turno, pelos desfalques que teve.. Os dois times completos, no domingo, Mazola levaria o turno… Disso, não tenho a menor dúvida… Acredito que essa tenha sido uma das raras opiniões contrárias ao trabalho do Mazola, por tudo que acompanhei, e foi justamente um desses, o contemplado a sair no maior jornal do norte e nordeste do Brasil… Cara de sorte esse Júlio.
Quanto ao apoio dos torcedores, penso ser válido… Os jogadores e comissão técnica mereceram… O problema é quando vejo os mesmos torcedores, não protestarem contra sua diretoria, que dormiu no ponto…Huummm… Aí tem, podem anotar…
CurtirCurtir
Caro Blogueiro,
Gostaria de ver a análise se o penal fosse o lance capital para o time do torcedor que elogiou o árbitro hahaha. É substimar além da conta a capacidade do leitor kkkkkkkk. O cara no final da linha…….. quase nem corre nos lances, não apita mais nem clássico do interior Mogi X XV de Piracicaba hehehe e tenho dito.
CurtirCurtir
Então, que o Mazola continue assim.
O Leão agradece.
CurtirCurtir
O técnico listrado não é dos melhores que já passaram por aqui, e até agora não conseguiu nada à frente do rival.
Mas, uma coisa não se pode negar: com um time/elenco limitadíssimo numérica e tecnicamente (como admite o nosso amigo Édson) ele conseguiu bem mais do que conseguiu o Flávio Araújo com o time azulino no ano passado, cujo elenco que comandava era similar ao rival listrado de hoje.
Pelo menos o Mazolla consegue imprimir um padrão de jogo que vai muito além daquela “retranca queijo suíço” que o Flávio Araújo produziu.
CurtirCurtir
É isso qie estou falando a muito tempo Julio Cesar, o Mazola em suas entrevistas acha que ele é o Guardiola e que seus jogadores são do mesmo nível que o Barcelona, será que só pq ele levou sorte no primeiro Re x play. Na semana que antecedeu esse jogo ele falou que o time que quisesse conquistar o turno teria q jogar muito contra o Caysandu e o Remo nem precisou mostrar todo seu futebol, tanto q o destaque do time nem entrou em campo. O que esse treinador já conquistou para ser essa mala toda, até o CHARLES tem mais títulos q ele, aliás ele não tem nenhum, deve ser por isso q ele tanto queria esse turno.
CurtirCurtir
O CG aos poucos está encontrando um padrão de jogo para o REMO, se formos fazer uma comparação com os primeiros jogos no Parazão o time evoluiu muito e não foi apenas um setor, foi o conjunto. Na minha análise o setor que permitiu que isso ocoresse foi o meio de campo, qdo ele lançou Dada, Jonathan, Ilailson e ER33, o Remo sem a bola atua com 3 volantes bons protegendo a zaga e qdo está com a bola o Jonathan avança sendo um segundo meia já q tem habilidade para isso, porém nesse esquema o meio campo de origem deve está na melhor fase se não nada funciona, ainda bem que temos ER33 e o Athos que melhorou muito.
CurtirCurtir
Não sabia que o Seneme estava se despedindo do apito aqui, realmente foi durante sua carreira um excelente arbitro, tanto que era cotado pra ser o juiz brasileiro na copa 2014, mas foi reprovado pela má condição física. E aí está o X da questão, o Seneme está muito acima do peso ideal de um atleta profissional, por esse motivo errou em vários lances inclusive no penal em favor do Paysandu.
CurtirCurtir
Anderson, o que o CG adotou foi uma postura mais defensiva, já que o time não é bem treinado, não tem objetividade, e além do Paysandu está bem desfalcado. O que vejo que o time evoluiu foi a raça de vencer, creio eu através dos incentivos de Aguinaldo. Só falta mesmo alguém que imprima um padrão tático a equipe, que ao meu ver não tem, e atacar só com a raça tem seus limites…
CurtirCurtir
A incrível arte de polemizar. 99% de confiança no trabalho do treinador, e o blogueiro me posta a única opinião contrária postada por um torcedor do rival. Te dizer..
CurtirCurtir
Não seria a incrível arte de arranjar chifre em cabeça de cavalo? A coluna publica, livremente, o que considera relevante. A crítica, até por destoar do clima geral de aplausos ao Mazola, merece o espaço dado.
CurtirCurtir
Remistas, dou um conselho a todos vocês, pra que ficar se desgastando debatendo com os fregueses listrados. Deixem eles com a suas preocupações, com as suas rabugices, com seu medos, ou sei lá o que pra lá. Quando vocês entrarem neste espaço, e emitirem uma opinião, nem liguem para o que eles comentam, não vamos atrair os fluídos negativos, que a rabugice deles insiste em transferir para os mais felizes torcedores dessas bandas do Norte. Temos a honra, de fazermos parte da maior, mais apaixonante , e mais apaixonada torcida do Norte do Brasil, uma das mais fanáticas do planeta bola. Então porque se importar com opiniões sem sentido e cheias de despeito, ódio e rancor de alguns que não sabem o verdadeiro sentido de amar um Clube , uma bandeira. Nosso Clube, vive um momento de reconstrução, aqueles que tem a oportunidade, de irem ver o mais querido jogar dentro do mangueirão como eu, sentem a carga positiva que emana do fenômeno azul, sentem que o momento é propício , sentem que estamos no caminho certo, e não se preocupem, no mais breve espaço de tempo, estaremos novamente representando o Norte, como nem um outro clube até hoje representou, em uma competição de primeira divisão. Desafio alguém a falar, de algum outro clube, que tenha melhor representado essa região nesse tipo de competição. Somos Clube do Remo, de Periça, Rubilar e até do Poeta Antônio Tavernard, somos raça, paixão e poesia, porque então nos preocuparmos com opiniões terceiras, opiniões raivosas, se também somos amor . Bom dia a todos os que fazem parte dessa infinita massa humana, que representa o nosso Clube do Remo.
CurtirCurtir
O pior que existem torcedores bicolores aqui no blog, que pensam que possuem Guardiola no comando, quando não conseguem a vitória culpam o Bororó ou os árbitros, não conseguem enxergar a falta de reforços e a limitação do plantel, devendo cobrar à diretoria bicolor. Na verdade o Mazola é esperto, percebeu que boa parte da torcida acusa a FPF (Bororó) de ajudar o remo, com isso cita as mesmas críticas ganhando assim o apoio do torcedor e da diretoria. Será que se o Ulisses ou o LOP tivesse ganho a presidência da FPF estas acusações existiriam?
Faltam pouco mais de 02 meses para o início da série C, e, pelo andar da carruagem, o Vandick vai deixar para contratar próximo do início da série C, se contratar. Ausência de jogadores considerados titular é normal em qualquer time, por isso o plantel deve ter suplentes à altura para substituir
Quanto ao remo, continua a situação dos anos anteriores, não existe um articulador no meio-campo, o ER fica boa parte do jogo escondido, entre ele e o Athos, o segundo parece-me que se apresenta mais ao jogo, porém as cobranças são direcionadas somente a ele.
Vamos aguardar os próximos jogos: Copa Verde e 2º turno Parazão.
CurtirCurtir
Sobre o Guardiola tupiniquim/tapuia/tupinambá, com a palavra o Claudio Santos, que tem uma melhor análise que eu.
Essa é a parte que eu particularmente acho chata em clássicos: o pós. Teorias da conspiração absurdas são levantadas sem algum nexo, fruto da ingenuidade que torcedores, principalmente dessas bandas possuem. Ainda existe um segundo turno inteiro e parece que todos estão esquecendo isso.
CurtirCurtir
“privilégio?” .
“qualidade técnica esbanjada?”
” Parabéns, Seneme, pela aula de arbitragem?”
Tenho certeza que isso é brincadeira. Só pode ser.
O árbitro comete erros absurdos e ainda merece parabéns. Só a qui na nossa terra, mesmo. Foi uma das piores arbitragens que passou por aqui, isso sim.
CurtirCurtir
Ah não existem mais árbitros bons como o Manoel Serapapão Filho e o Tardelli.
Que saudade!
CurtirCurtir
Hahaha, implacável como sempre, hein, amigo Valentim?
CurtirCurtir
Bom dia Gerson Nogueira & Amigos do Blog;
Quanto ao árbitro, não é tão bom assim, tanto que o jogo de despedida dele nem foi badalado, e a Comissão de arbitragens da CBF, também não sabia que se aposentaria? o árbitro, nunca será unanimidade, mas existem os merecidamente reconhecidos como Bons, e nesse rol o Seneme não está, sempre foi muito confuso e parcimonioso nas suas atuações, quando arbitrava tecnicamente bem uma partida, nessa mesma sempre deixava a desejar na parte disciplinar e vice-versa, nem me refiro ao jogo de domingo último, reflito, sobre a trajetória dele, não o coloco na lista dos tendenciosos, no entanto, foi um árbitro apenas, razoavelmente bom, melhor que ele, temos aqui e em ascensão ainda, o Dewson Freitas.
Quanto a arte de torcer, refletiu bem o escriba no texto, nada a acrescentar, a não ser que, é um saco aturar os inconsequentes, que se dizem torcedores, aí é roça véi.., mas é superável.
Quanto ao técnico do Grande Bicolor Celeste Amazônico, discordo frontalmente do torcedor que colocou o Mazola na marca do pênalti, a base herdada por Mazola, foi a que naufragou na série B, penso que o Júlio César quer mais é agitar, pois a maioria do comentário dele prende-se na tentativa de depreciar a figura Pessoal, do Profissional Mazola, só isso, deprimente a participação.
Quanto à orientação técnica do Mazola, está de parabéns, é um técnico que chegou aqui desacreditado, pegou um grupo, dividido, desnorteado, derrotado, fragilizado, mais por erros da Diretoria que por demérito dos atletas e resgatou a auto estima e o prazer de jogar, acreditou nos Regionais, deu conjunto e padrão tático ao grupo, que ainda não é o desejável, mas, plenamente aceitável e os resultados apresentados são satisfatórios e compreensíveis, afinal, o adversário Campeão, não conseguiu superar-nos, perdemos pro regulamento da competição que é o mesmo que nos premiou ontem, isso é da competição, ah! também estamos perdendo prá diretoria, essa LENIENTE TIBIEZA demonstrada pelo Diretor Vandick Lima, prá mim tem cheiro de conchavo político, ele está misturando alhos com bugalhos, volto a escrever o que postei ontem, SE AS CONTRATAÇÕES REQUERIDAS, NÃO FOREM REALIZADAS A TEMPO, E O GRANDE BICOLOR CELESTE AMAZÔNICO, VOLTAR A CLAUDICAR NOVAMENTE, EM PLENO ANO DE COMEMORAÇÕES DO NOSSO CENTENÁRIO, É DE BOM TOM, ARRUMAR AS MALAS E RETORNAR PRÁ CONCEIÇÃO DO COITÉ!!!
Está dado o meu recado, ao diretor Vandick Lima.
CurtirCurtir
Antônio Valentin,
…nem como o Dulcídio Vanderlei Boschilia, não???
CurtirCurtir
kkkkkkkkkkkk. Saudades do Tardelli, Serapapão. kkkkkkk.
A torcida da mucura chooooooora de saudades, bons tempos aqueles!
CurtirCurtir
Eu heim…
Postar duas opiniões de torcedores sem divisão dá nisso. São duas análises completamente parciais, que desperdício de espaço, era melhor ter publicado o horóscopo pra encher a coluna.
O engraçado é ver torcedores por aí que nem pinto lixo, porque ganharam um turno de campeonato (pasmem). O time que dizem tão superior não ganhou sequer um jogo do maior rival, e olha que o time do Paysandu jogou todo remendado nas finais.
Mazola Júnior faz um bom trabalho até aqui, tem uma mão de obra pouco qualificada e acima de tudo escassa e tem obtido resultados bem razoáveis. Não é o Guardiola, certo? Mas por acaso CG/Boneco/Pirão são o que???
CurtirCurtir
Serapapão, Tardelli, Domingão…
Não se faz mais árbitros de futebol como antigamente.
CurtirCurtir
Vejam como o mundo dá voltas kkkkkkk, eles que passaram a vida dizendo que o tabu 33, não valia nada, agora estão felizes porque o time deles não perdeu para o mais querido kkkkkkkkkkkkkkkkk. Um dia a verdade ia aparecer kkkkkkkkk. Agora eu sei que o que passou os bicolores foi por demais sofrido kkkkkkkkk. Sim fregueses, quer dizer então que o Remo não venceu vocês kkkkkkkk. Agora eu respondo o seguinte fregueses listrados, o mais querido anda atrás de títulos e não de vitórias kkkkkkk. Antes de pensarem em tabu 33, pensem primeiro que os fregueses tem que quebrar o tabu de 24 jogos que o Leão enfiou no papinhandu em 73/74/75/76. Depois venham falar em invencibilidade kkkkkkkk. Uma outra postagem que eu li ontem por sinal muito engraçada. Um freguês ai acho que de nome Daniel Malcher, disse que remista vive de passado, e ele queria ver era conquistas, quem tinha conquistas nos últimos 15 anos. Égua remistas eu pensei que 15 anos atrás já era passado, agora o freguês me mostrou que 15 anos atrás é presente, quase futuro kkkkkk. Faz o seguinte freguês, vamos falar quais os títulos mais importantes que o Pará conquistou nos últimos 10 anos kkkkkk. Esses papinhandus, são a minha alegria de viver.kkkkkk.
CurtirCurtir
Paraense é engraçado, o Mazola que nunca ganhou sequer um turno de estadual, foi um fiasco no Sport, Betim e Bragantino. Chegou aqui com o status de ser o responsável por salvar o Cuiabá do rebaixamento com a “incrível” campanha de duas vitórias em oito partidas, aqui é idolatrado como um Deus, concordo que até tem feito uma campanha razoável, haja vista que o elenco do Paysandu é limitadíssimo, agora se pararmos pra pensar: Paysandu e Remo chegando as finais de um turno não fizeram mais do que suas obrigações… ouvi uma declaração do técnico bicolor após a partida dizendo que sua equipe no segundo turno: “iria incomodar”, é uma fala que apequena o próprio clube e seus comandados, pois o Paysandu e o Remo não jogam parazão pra incomodar, jogam para se impor e serem campeões, vez ou outra surge uma surpresa do interior, mas em via de regra tem que ser isso.
CurtirCurtir
O arbitro de domingo só não foi mais gerenoso para a leoa que o árbitro Marcelo Bispo , do infame jogo remo 4×1 tocantinopolis em 2005 , o título mais importante do remo foi roubado
quem se lembra desse jogo? rsrsrsrs
CurtirCurtir
Marcelo bispo , Julio Lima , Semene
rsrsrsrsrsrs te dizer
CurtirCurtir
Quem não gosta do trabalho do Mazolla é a turma do lado de lá, que mesmo com dois “treinadores” não conseguiu ganhar do time que ele dirige.
Sempre haverá gente buscando imperfeições no trabalho dos outros.
CurtirCurtir
Augusto, penso que estás incomodado por não havermos contratado um medalhão para dirigir o Grande Bicolor Celeste Amazônico, e isso em meu modesto entendimento é subserviência, principalmente, quando começas o teu post com esse, “Paraense é engraçado”, não é não Augusto, só estamos aprendendo a ser óbvios e pragmáticos, mesmo na paixão, pelo nosso clube; agora valorizamos resultados de trabalhos atuais, nada mais de olharmos para trás, para vante é que se anda, então, olhos fixos no agora, vislumbrando o amanhã!!! se o profissional não traz grande cabedal no currículum. o que importa é a atitude, afinal, a derrota nos ensina a nunca mais querermos sofrer novos reveses, mudam-se as atitudes e o aprendizado passa a valer a pena. A campanha do Grande Bicolor Amazônico é apenas razoável? é verdade e ninguém está tentando mudar essa realidade, afinal, não conseguimos suplantar nosso tradicional freguês, mas, isso tem forra, e nós vamos a ela, o trabalho do Mazola e dessa comissão técnica, começa a incomodar os adversários, mesmo o tradicional, pelo resultado obtido frente ao modesto investimento, é a chamada relação Custo X Benefício, pendendo para o lado da Curuzú. O segundo turno vem aí.
Sou mais, o grande Bicolor Celeste Amazônico.
CurtirCurtir
Gerson, associado à insustentável leveza de seu sempre equilibrado texto (coisas de quem tem uma estrela solitária a guiar o caminho …) lembro o grande tcheco Milan Kundera, para homenagear a sofrida e resignada torcida remista com o seguinte pensamento:
– “A Armadilha do ódio é que ele nos prende demasiado estreitamente ao adversário”. “Não posso (podemos) odiá-los, porque nada me (nos) liga a eles: não temos nada em comum”.
CurtirCurtir
Silas, o comentário que publiquei há pouco posso lhe garantir que foi totalmente desprendido de clubismos, se vocês bicolores acham o trabalho do Mazola bom aí é com vocês, minha crítica não é em relação a ser um medalhão ou não, é a supervalorização de um técnico, não se esqueça da velha história que parazão não é parâmetro, lembre-se do ano passado em que vocês foram campeões estaduais, mas no brasileirão… volto a insistir Mazola tem feito um bom trabalho, pois ele tem um time titular até bom, mas quando olha pro banco e procura uma opção… Porém está muito, mas muito longe de ser pelo menos 10% do técnico que ele mesmo acha que é. No mais pode contar que espero o Paysandu na final do segundo turno, porque o leão vai estar lá posso te garantir!
CurtirCurtir
O maior feito deles são jogos de invencibilidade, fizeram até uma festa para isso, agora dizem que não vale nada… títulos? Uma série C e olhe lá. Agora eles tem que estar atrás de títulos mesmo, a história mostra que precisam e muito, basta ver a pobreza de conquistas desse clube mais que centenário. O pior é que esse ano ainda não ganharam nada e já estão em estado de êxtase.
A grande questão é: um time que é pintado pela imprensa e pelos seus torcedores como uma máquina, cheio de craques, jogou 3 vezes contra o time limitado do Paysandu (ainda por cima cheio de desfalques) e não foi capaz de conseguir sequer uma vitória.
CurtirCurtir
Ei, Andrééééééiaaaaaaaa !!!!! Vai ver big brother e novela, vai !!!! kkkkkkk
CurtirCurtir
Análise do Júlio César?Então tá!!! Rsrsrs
CurtirCurtir
por falar em novela, até o Cesar, cego daquele jeito, viu aquele penalty rsrsrsrs
CurtirCurtir
Se o Remo perdesse o campeonato, o choro sobre o arbitro seria nosso, pois o cara errou muito no começo do jogo contra nós. Abora bicoletes, só lhes resta a delegacia da mulher.
CurtirCurtir
Quer dizer que o Bororó é poderoso mesmo.
Bastou entrar na Fpf como vice na semana passada e já está influindo na arbitragem.
O que dizer de anos e anos em que o presidente e o vice da Fpf eram do Paysandú?!
É muito choro!!!!
Isso porque o Remo só ganhou um turno, imagina quando ganhar todo o campeonato!
CurtirCurtir
De tudo o que já li, só tenho que concordar com o Valentin: Mazola, continua assim, o Clube Mais Querido do Pará agradece.
Abs
CurtirCurtir
Boa Andréia implácavel com os remerdas até com aqueles que são enrrustidos.você só esqueceu de citar o atual mandrake do apito paraense pró leiaum o Andrey da Silva.
CurtirCurtir
Aliás… elogiar o Seneme é brincadeira de mau gosto, Lento gordo e aconpanhando os lances a uma distância nada segura, tanto é que se aposentou, era um ex arbitro em atividade.
CurtirCurtir
Esse choro de mucura já ta enjoando, desde o começo do campeonato falando em arbitragem e em Bororó, isso já prevendo a derrota do time listrado vergonha da amazônia.
Para quem conhece o coroné nunes sabe que ele não da brecha pra ninguém, nem o Zé Ângelo Miranda que é listrado de corpo e alma teve vez…
CurtirCurtir
Mas o pior mesmo que insinuar que o Mazola que dá uma de Guradiola é ver jornalzinho mequetrefe querer da uma de Olé.E quando a torcida bicolor “mete o pau” o g.nojeira vem com um discurso batido de “tenhamos bom humor” e querendo tranvestir os críticos de monstros, pois bem, a torcida bicolor dará uma resposta a altura para alguns pseudos jornalistas, só espero que estes tenham o bom humor de encarar a “brincadeira” do mesmo jeito que o nojeira se defende aqui. Democrácia é uma via de mão dupla.
A resposta será dada neste 2º turno.Aguardem!!!!
CurtirCurtir
Título merecido para o Leão Azul.E se for para reclamar dos erros de arbitragem então não se pode esquecer que no jogo passado Heverton deu um pontapé no Dadá na frente do árbitro,merecendo justa expulsão,e sequer o ex-portuguesa pegou amarelo.Ei Gerson, quanto ás reclamações sobre a exposição que deste à opinião do Júlio César,não ligue não.Não há incoerência alguma em postar um a opinião contrária a sua.Muitos até hoje não entenderam as sábias palavras do mestre Nelson Rodrigues:”A unanimidade é burra”O que enriquece o debate é justamente o confronto de ideias,e não o consenso simplista,daquela concordãncia generalizada, bem água com áçucar mesmo.
CurtirCurtir
Oh, meu caro Sérgio Junior, não tenho procuração para defender ninguém, mas quando o Psc vence o jornal também faz festa igual.
E o Borussia Dortmund já põe 2 a 0 no time do Hulk, pelo Esporte Interativo.
CurtirCurtir
Você deve ser novo aqui. É a única explicação que eu acho.
Bem-vindo ao blogue mais acessado da Amazônia.
CurtirCurtir
Por que tanta preocupação??? só falei que teremos um humor tão ácido quando o exposto aqui. Aguardem, Curuzú 2º turno.Ninguém vai matar ninguém não é só brincadeira, humor etc…
CurtirCurtir
Sobre Mazola, não é um técnico vencedor como Waderley Luxemburgo, Tite, Murici etc…, mas o que estes tão badalados estão ganhando hoje?
Acredito no trabalho do Mazola, mas tenho a restrição do fato de ainda dependermos muito de ligações diretas que no clássico passado facilitou bastante a vida da defesa do rival. Não temos um grande elenco, mas mesmo sem os principais jogadores o padrão de jogo permanece inalterado.
Acho que mais uma vez estamos passando pelos mesmos erros anteriores, ano passado com as tais contratações cirúrgicas, o campeonato acabou e o time afundou na série B, neste ano precisamos urgentemente de um não mas de dois meias armadores com boa capacidade além de mais um atacante e até agora só blá, blá,blá!
Discordo quando alguns dizem que nós torcedores bicolores não estamos cobrando providencias da diretoria, não somos iludidos e o que podemos fazer é indicar e esperar a contrapartida.
A arbitragem pode ter errado no lance capital, ele não teve coragem de marcar o penal e além disso estava longe do lance, ele não tem preparo físico, logo esta se aposentando.
O título ficou com o Remo, se tivéssemos vencido o PFC nos dois jogos quem estaria comemorando seria a gente, não é? Portanto, fomos incompetentes diante do PFC e não ganhamos eles em três oportunidades, duas das quais, chegamos estar vencendo por dois gols de diferença, logo não vamos reclamar somente da última e decisiva partida. Se o Remo venceu, felicidade deles, temos o segundo turno pela frente e consertar os erros cometidos, mas a diretoria tem que trazer os reforços o mais breve possível, aliás, hoje se encerram as inscrições para a Copa Verde!
Com relação a dizer que o único feito que o Mazola fez foi salvar o Cuiaba da queda, lembro aos desinformados que ao assumir o time do Mato Grosso este estava com nada mais e nada menos que 99% de chances de queda, empatou contra o Sampaio, no Castelão, Águia, no Zinho, CRB, em Maceió, e Fortaleza no Mato Grosso.
O último jogo venceu do Brasiliense que já dava como certo o rebaixamento do time mato-grossense!
Acho que ser técnico vitorioso pode ser bom para currículo, porém é um cara trabalhador e respeita todos os adversários sejam eles grandes ou não!
Eu acredito no trabalho do nosso treinador, com as ressalvas acima mostradas, mas temo muito pela inércia da nossa presidência!
CurtirCurtir
Quanto aos técnicos locais não gosto da forma como conduzem os seus trabalhos, penso que se deixam levar pelas trelas da diretoria que influenciam diretamente nos seus serviços e quando não dá certo quem paga o pato é o treinador.
CurtirCurtir
Chupeta para o Sérgio Junior.
CurtirCurtir
E nestes tempos de carnaval…..
“Mamãe, eu quero, mamãe, eu quero
Mamãe, eu quero mamar
Dá a chupeta, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar”
CurtirCurtir
Égua ! Ainda bem o CR = Clube de Regatas ganhou alguma coisa no futebol ! UAU !!!
CurtirCurtir
Quanta bravata Juninho chupetinha, se é p brincar aguenta se chorar…
CurtirCurtir
sem chorar
CurtirCurtir
O comentário nº11 do Anselmo sobre o Charles foi perfeito. Sem esquema tático, o técnico azulino agrupou os jogadores no meio de campo, deixando o time mais fechado por conta da raça de alguns deles, apenas isso. Faltam jogadas ofensivas, os cruzamentos são horríveis, os laterais quando apoiam, afunilam o jogo ao invés de irem à linha de fundo, não existe triangulação, e o pior, o time perde sempre as bolas rebatidas. O Val Barreto está voltando à boa forma, mas raramente recebe um bom passe. Acho que esse esquema de correria desgasta mais o time, talvez isso explique o excesso de contusões. O Remo precisa manter a posse de bola, abrir o jogo pelas laterais e insistir nas jogada de linha de fundo.
CurtirCurtir
Mas não tem competência para isso pois basta se sentir pressionado que o chutão aparece como única saída!
CurtirCurtir
A imprensa paraense em vez de falar de tecnico tem que falar do time e sobre a valorização dos clubes do pará. Agora os “remistas embucabos” vao detonar o mazolla ate deixar o papão. infelizmente sempre deixá um brecha pra se amostrar torcedor de tal clube
Mas um dia a casa cai quem rouba, Perde
Fica a dica
CurtirCurtir
Alan, pare de proferir platitudes, afaste-se do complexo de vira-lata. A coluna reproduziu a mensagem pertinente de um leitor. Já fiz isso várias vezes de leitores criticando remistas.
CurtirCurtir
Tal como o Oscar, onde o vencedor de melhor filme sempre ganha o prêmio de melhor diretor, temos que o Remo, no primeiro turno, foi o melhor time e o Charles Guerreiro o melhor técnico.
O ranking dos técnicos no Parazão fica assim.
1. Charles Guerreiro.
2. Cacaio.
3. Mazola.
Mas como tem gente que acha que o que é bom vem lá de fora.
Que fique o Mazola Guardiola por mais 10 anos no Paysandu, para a felicidade geral da galera azulina.
CurtirCurtir
Todos os desfalques do Paysandu somados não davam um Potiguar. Essa conclusão não é minha, mas do Mazola Guardiola, viu Claudio Santos.
CurtirCurtir
Grande Cassio de Andrade…parabens pelo comentario…Seneme só comentou um equivoco em minha opiniao: a expulsao foi rigida…Lacerda chuta a bola e a mesma pega no ER proximo a regiao abdominal…um amarelo tava de bom tamanho…
CurtirCurtir
Boa Andreia! O Julio LIma foi o maior deles na decada dos títulos regionais da lioa , mais Bispo e agora por fim Seneme para completar a pá de terra.Nesses últimos post´s o blogueiro escancarou de vez toda a ansiedade de 8 anos na falta de comemorar um tutulozinho de turno pelo clube do coração. Nada contra só precisa ser mais transparente e tenho dito.
CurtirCurtir
Magnificent beat ! I would like to apprentice whilst you amend your web site, how can i subscribe for a blog web site? The account aided me a appropriate deal. I had been a little bit familiar of this your broadcast provided vivid clear idea
CurtirCurtir