Fidel Castro, à esquerda, faz a marcha da vitória pelas ruas de Havana, depois de derrotar as forças de apoio a Fulgêncio Batista. Em janeiro de 1959.
À beira da extinção, informação e curtição sem perder o sinal do Wi-Fi.
futebol - jornalismo - rock - política - cinema - livros - ideias
Oportuno registro, principalmente nesse momento em que nossa latina américa encontra-se sob nova ofensiva imperialista.
CurtirCurtir
Fidel, o homem que humilhou Tio Sam.
CurtirCurtir
Quanta Esperança, esse momento trouxe aos Cubanos, passados CINQUENTA E CINCO ANOS, o que essa revolução trouxe de benefício aos Cubanos? melhorou a qualidade de vida deles, estão mais longêvos, enriqueceram financeiramente, eles viajam de férias para conhecer outros países e outra culturas, como é a vida de um Cubano, vivendo em Cuba? se essa revolução era para libertá-los do Ditador Fulgêncio Batista, os Cubanos estão libertos dos Castros? primeiro foi Fidel, agora é Raul, será que valeu a pena?…
CurtirCurtir
Foi aí q Cuba começou a levar o farelo, se Cuba é tão bom assim pq não se mudam pra lá?
CurtirCurtir
Saíram das mãos de um tirano para cair nas mãos de outros!
Isso lá foi revolução, isso foi um golpe para o poder cair nas mãos dos Castros imperialistas!
CurtirCurtir
Antes de Fidel, Cuba era apenas um quintal norte-americano, tal qual era o Brasil até 2002.
CurtirCurtir
As viúvas neoliberais do FHC e cia não suportam ver isso.
CurtirCurtir
A vocês indico a leitura do livro “Contra Toda a Esperança” de Armando Valladares.
Armando Valladares, exilado cubano, preso por vinte anos somente por não se dizer comunista. Uma das milhares de vítimas de Castro. Conseguiu sair com vida das masmorras políticas do ditador, por pressão internacional.
Este livro deveria ser lido por todos os brasileiros para conhecerem o que foi e continua sendo a “ternura” comunista cubana, notadamente pelos idiotas úteis e companheiros de viagem do PT e sua base aliada. Quiçá eles possam acordar e cair na realidade. Estão sendo conduzidos para o matadouro e não sabem.
Sugiro ainda este vídeo: http://anatollipovistliet.blogspot.com.br/2011/10/che-ghevara-anatomia-de-um-mito.html
CurtirCurtir
“Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. E, por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso”
CurtirCurtir
Antônio Valentin e Rosivan Silva;
Por gentileza, esclareçam aos indoutos deste Blog, como é viver em Cuba, como é ser um Cubano, falem-nos dessas maravilhas que só está incrustada nas VV. brilhantes cabeças, e na dos demais terráqueos não, quanto egoísmo camaradas; eu tenho capacidade para reconhecer avanços, melhorias, progressos, e até para elogiá-los e gostaria imenso, acreditem, de fazê-lo em relação a esse Paraíso que é Cuba, continuo aguardando.
O que tenho de informação mais recente sobre ser um Cubano:
Mesmo os residentes, TEMPORARIAMENTE, NO BRASIL, refiro-me aos médicos do programa “Mais escravos pro Brasil”:
1- Não podem receber visitas de outros não nacionais;
2- Não podem nem namorar ou casar com estrangeiros, sem submeter à prévia comunicação à Cuba (não falei de Censura, afinal, aquilo lá é só Liberdade e Democracia Pura), vou parar por aqui, inicialmente, pois está dando nojo dessa política safada praticada por essa presidenta, que eu elegi, não nego, isso é o que me dá mais raiva, eu votei nela!!! mas, sabem de uma coisa, ainda tenho uma chance de rever minha posição e refazer a trajetóroia do meu país, 05 de OUTUBRO DE 2014, chegará bem antes que meu Brasil seja transformado numa republiqueta do tipo das bolivarianas, Venezuela, Bolívia, Paraguai, cuba.
CurtirCurtir
Momento histórico. Falem o que quiserem da Revolução Cubana, ela representa um marco na tão ultrajada história das Américas…
CurtirCurtir
O AMOR À PÁTRIA
Olavo de Carvalho
Filósofo e Cientista Político
Até o começo da década de 80, nenhum brasileiro, por mais esquerdista que fosse, ignorava que havia uma revolução comunista em curso no Brasil, que essa revolução sempre tivera respaldo estratégico e financeiro de Cuba e da URSS, que ela havia atravessado maus bocados em 1964 e tentara se rearticular mediante as guerrilhas, sendo novamente derrotada.
Mesmo o mais hipócrita dos comunistas, discursando em favor da “democracia”, sabia perfeitamente a nuance discretamente subentendida nessa palavra, isto é, sabia que não lutava por democracia nenhuma, mas pelo comunismo cubano e soviético, segundo as diretrizes da Conferência Tricontinental de Havana.
Passada uma geração tudo isso se apagou.
A juventude, hoje, acredita piamente que não havia revolução comunista nenhuma, que o governo João Goulart era apenas um governo normal eleito constitucionalmente, que os terroristas da década de 70 eram patriotas brasileiros lutando pela liberdade e pela democracia.
No Brasil, a multidão não tem memória própria.
Sua vida é muito descontínua, cortada por súbitas mutações modernizadoras, não compensadas por nenhum daqueles fatores de continuidade que preservam a identidade histórica, melhor conhecida e cultivada no meio militar.
Não há cultura doméstica, tradições nacionais, símbolos de continuidade familiar.
A memória coletiva está inteiramente a mercê de duas forças estranhas: a mídia e o sistema nacional de ensino.
Quem dominar esses dois canais mudará o passado, falseará o presente e colocará o povo no rumo de um futuro fictício.
CurtirCurtir
Pela madrugada, Felipe. Não perca tempo na vida seguindo os “ensinamentos” de um cidadão sem o menor respeito pela história do país.
CurtirCurtir
Querer transformar a forma de pensar da população em uma dicotomia sobre a mídia e o ensino, tem até fundamento, mas despreza a capacidade do pensamento, da tradição oral e das múltiplas relações que evolvem o individualismo e coletivo de uma sociedade.
CurtirCurtir
Estive em Cuba,o ar-condicionado do aeroporto não funciona, a internet é péssima, o povo vive na miséria.Água encanada só algumas horas do dia, da mesma forma energia, algumas cidades sofrem racionamento.Tinta para pintar a residencia,é muito cara,por isto Cubanos não pintam, e as que já estão pintadas, foram pintada a quase 50 anos.Se for comer pizza, esqueça ketchup,mostarda e maionese, lá isso não existe. Tem duas moedas em Cuba,o cuc cubano(valor mais baixo) e o cuc para turistas.mas o que mais me chamou a atenção, é que muitas pessoas são formadas em duas ,três faculdades,mas não exercem a profissão que se formaram, porque não tem emprego, ai são obrigados a trabalhar em lojas, restaurantes, como empregados.Todas industrias,comércios pertencem ao regime militar, família Castro.As grandes redes de hotéis em Varadero, cubano só entra para trabalhar.E os donos destes hotéis são 50% do governo cubano e o os outros 50% de sócios estrangeiros. Adorei muito ter ido a Cuba.Crianças tu não vê na rua, estão todos dentro de sala de aula.Qualquer ambiente fechado vira sala de aula.E sempre se vê a Foto de Fidel e Che Guevara.As crianças são preparadas desde pequenos para este regime de ditadura.Voltei 50 anos atras, ao ver veículos antigos,muito legal de ver.Se você vê um Cubano tipico,com charuto nos beiço, e pega a maquina para tirar umas fotos, ele já te pede dinheiro.
Comunista é todo igual, vive de idéias utópicas, mas gosta mesmo das mordomias do capitalismo e do dinheiro dos outros, principalmente se for público.
CurtirCurtir
Nem me espanto mais com o direitismo atávico de determinadas camadas da população brasileira. Me surpreenderia se fosse o contrário. Tidizê…
CurtirCurtir
“Momento histórico. Falem o que quiserem da Revolução Cubana, ela representa um marco na tão ultrajada história das Américas…” Continuo aguardando exemplos práticos dos benefícios à população cubana, trazidos por essa tão badalada revolução, por enquanto só tenho informações das desilusões, da ditadura e da fata de liberdade de expressão que campeia por lá; pô! já se vão 55 anos, é mais tempo que uma geração e ela ainda não produziu algo de bom? palpável, tangível, ao que parece, Cuba continua sendo laboratório dos cursos de Sociologia, História, Serviço Social, Ciências Políticas, de todas as universidades do mundo, lá é modêlo tal qual o é o Tucunduba para a nossa UFPa,
CurtirCurtir
Gerson, por favor não me venha com aulas de coerência…
CurtirCurtir
Só um perfeito idiota de hoje pode acreditar que regimes genocidas, assassinos e psicopatas como os da Rússia, China, Cuba e Albânia pudessem ter financiado os guerrilheiros psicopatas brasileiros que se empoleiraram no atual governo para defender a “DEMOCRACIA”.
É só perguntar para esses idiotas de hoje que democracia existe em CUBA? e na CHINA? e na RÚSSIA?
Só um ASNO pode defender que à esquerda de 1964 estava lutando pela democracia e um ASNO elevado ao quadrado acreditar que eles estão falando a verdade hoje.
CurtirCurtir
O bom esquerdista evita entrar na essência do tema. Procura logo de cara desqualificar o oponente, principalmente se não for famoso, da tevê e jornais, se não tiver diploma, como se ser famoso desse respeitabilidade e verossimilhança. É a desqualificação feita de caso pensado, que evita que se discuta o mérito da questão: Quem é esse cara? Lutou contra a horrorosa ditadura? Ah, este país dos diplomas arranjados, dos currículos pomposos e cheios de vento, dos doutorados honorários!
CurtirCurtir
Égua, os caras usam gasolina pra combater o fogo: atacar um regime que obteve exitos sim, mas que é um mausoléu vivo dos tempos da Guerra-Fria, sofre com as contradições da própria revolução (falta de liberdade e etc) e com o isolacionismo do bloqueio economico capitaneado pelos EUA citando Olavo de Carvalho… desculpe-me amigos, mas essa foi fod… É muito reacionarismo, tédoidé!
Será que morar nos EUA, na França ou na Grécia é tão melhor do que morar em Cuba mesmo? Com a palavra os seguidores do blog que acho que moram nesses países ditos “desenvolvidos”.
CurtirCurtir
Silas, assista ao documentário SOS Saúde, produzido por Michael Moore. Nele, o diretor norte-americano faz comparações entre o sistema de saúde cubano, norte-americano e britanico. Verás que Cuba não tem só coisa ruim não. E que os EUA não é toda essa Disneylandia vendida por Walter Lantz…
CurtirCurtir