Quem acompanha a vida do Clube do Remo sabe que há um ex-jogador, um ídolo, que virou torcedor apaixonado pelo Leão. Ele se chama Artur Duarte de Oliveira. Sim, o Rei Artur! O ex-jogador e ex-treinador do Leão usa seu Facebook e demais canais da web para demonstrar diariamente seu amor pelo clube, postando fotos com a camisa azulina. Em semana de Re-Pa, o amor fica ainda mais explícito. Aclamado pela torcida, Artur opina sobre os jogos e compartilha seus momentos como torcedor, caso raro entre ex-atletas. “A minha passagem pelo Remo foi muito vitoriosa, nunca foi tão certa uma escolha na minha vida como ir jogar no clube. Foi a primeira vez que saí de Rio Branco, minha cidade natal, para jogar fora e acabei caindo no clube em que ganhei tudo como jogador, e como treinador a última conquista do time foi sob meu comando”, explica, em entrevista à repórter Bruna Dias, do DOL.
No clássico de domingo (16), Artur vai acompanhar à distância seu clube do coração. Mora em Rio Branco, no Acre. Mas, no jogo de volta, no dia 23, estará nas arquibancadas do Mangueirão, no meio do Fenômeno Azul. “Estarei bem perto, torcendo pelo Leão”, diz. O ex-jogador não consegue lembrar em quantos Re-Pa atuou como jogador, mas ressalta que jamais perdeu para o maior rival. “Eu, como jogador, não perdi nenhum clássico, até porque fiquei apenas dois anos. Como treinador acho que disputei cinco, mas perdi apenas um”, revela.
É possível ver no Facebook centenas de postagens de torcedores azulinos saudando Artur. Virou definitivamente Rei Artur e xodó do fenômeno azul. “O apelido começou na minha estreia no Remo, onde nós vencemos e eu fiz dois gols, e a torcida gritava ‘Ê ê ê, Artur é nosso Rei’, aí ficou. Esse foi o apelido mais carinhoso que recebi e marcou a minha carreira”.
Identificado com a torcida remista, apesar de ter defendido grandes clubes de Portugal ao longo da carreira, o Rei devolve o carinho dos torcedores. “Não me canso de falar: o Clube do Remo foi muito especial na minha vida e a torcida mais ainda, mas quando digo que os torcedores são especiais é porque são mesmo. Para jogar um Re-Pa o jogador precisa ter raça, só isso, porque quando ele entra em campo e dá de cara com a torcida maior motivação não há. Se o atleta tá 100% não serve, tem que estar 120%. Tem que ir para cima, ir na decidida com o adversário, tem que passar por cima, sem violência é claro. Tem que disputar uma bola como se fosse um prato de comida”, opinou Artur.
Artur diz ter, além do amor pelo Remo, uma gratidão imensa pelo carinho da torcida. “Essa torcida me ajudou muito como jogador, ela ajudava no meu rendimento em campo. E eu honrei muito bem esse manto, o mais lindo que já vesti. Eu tive a oportunidade de jogar no Paysandu e decidir não ir, essa escolha foi certíssima também. Não poderia de maneira alguma trair essa nação que me acolheu. Acho que minha postura e a escolha de só jogar no Leão contribuiu muito por todo o carinho e idolatria que os torcedores azulinos tem por mim”, conclui.
Dono absoluto da camisa 10, Artur brilhou como meia-atacante do Remo em 1992 e 1993, na primeira passagem. Foi jogar no futebol português, defendendo Boavista e Porto, passou pelo Vitória (BA), Botafogo e Figueirense, fazendo questão de encerrar a carreira com a camisa leonina, em 2004, sagrando-se campeão paraense.


Um dos maiores jogadores que o futebol paraense conheceu. E graças a Deus que essa fera vestiu azul. ficou perfeito, envergando a sexta mais linda camisa do planeta bola.
CurtirCurtir
Nada contra, mas esse blog além de ter virado um blog de esquerda (e, aquela que sempre tem razão), virou um Blog só sobre Remo. Não consegues nem disfarçar tua torcida. Impressionante!
CurtirCurtir
Grande Rei Artur, se o Futebol paraense tem um Rei este é o nome dele sem dúvidas.
CurtirCurtir
Égua Rocildo… Qual a razão do teu sumiço do blog? Apesar de Paissandu, divirto-me com teus comentários as vezes sensatos ora lunáticos (com todo respeito) e sempre secadores do Maior Club do Norte.
CurtirCurtir
Sou Paissandu, mas devo dizer: grande jogador… um dos melhores que vi passar por estas bandas. Com toda certeza Arthur está na galeria dos maiores jogadores que passaram por estas terras. Bons tempks de futebol paraense…
Carlos Lira
CurtirCurtir
Estou vendo que, além de Artur, também há comentarista deste blogue que tem fã.
CurtirCurtir
Mas, brincadeiras à parte, caro C. Lira, também me divirto com os comentários do azulino Rocildo Oliveira.
CurtirCurtir
Sei…
CurtirCurtir
O maior camisa 10 que o Remo ja teve, so falou ir para a seleção Pena que se contudio no joelho, pois teríamos um craque envergando a camisa canarinho.
CurtirCurtir
Engraçado isso eu sempre falei a mesma coisa só que ao contrario: “Nada contra, mas esse blog além de ter virado um blog de esquerda (e, aquela que sempre tem razão), virou um Blog só sobre Remo. Não consegues nem disfarçar tua torcida. Impressionante!” Impressa para tem que ter muita paciencia, torcedor é bicho engraçado mesmo, ou o camarada é PSC ou é Remo.
CurtirCurtir
“…no clube em que ganhei tudo como jogador”, craque de bola, mas menos Artur, menos.
Onde está escrito tudo, leia-se Parazão.
CurtirCurtir
Quando disse que ganhou tudo, falou de grana, jogou o seu “amado” várias vezes na justiça. E não essa coca-cola toda, o que é uma carência.
CurtirCurtir
Esse aí é rei de alguma coisa?
Me poupem!
CurtirCurtir
Cabra bom…
CurtirCurtir
o Gérson posta mais sobre o Remo, porque tem a maior torcida. É isso que faz o blog campeão de acessos, pq se dependesse só das pessoas que frequentam a curuzu, sei não…
O segundo motivo é que qualquer assunto sobre o Remo é cornetado pelos bicolores, e assunto sobre o PSC não gera polêmica, por isso….
Aê, Rocildo! Estavamos precisados de você… Não suma, senão os bicolinos perdem as estribeiras
CurtirCurtir
Bobagem esse tipo de discussão, amigo Victor. Nem perco meu tempo. O critério do blog é jornalístico. Quando o Papão estava na Série B e o Remo sem jogar só dava notícia do Bicolor aqui. Se não é notícia, não entra. Simples.
CurtirCurtir
O blogueiro posta mais noticias do Remo por dois motivos: a) Sabe que o clube do Remo tem a maior torcida, logo o maior público destinatário das postagens; b) os torcedores rivais, embora em menor número, são raivosos e invejosos, logo, caem matando com a baba escorrendo pelos dentes encardidos da mucura, fazendo comentários sem a menor consistência sobre o Mais Querido.
CurtirCurtir
Tive oportunidade de tirar uma foto com ele na entrada do Estadio Castelão na copa das confederações, Jogo: Espanha x Nigéria.
CurtirCurtir
deixa de papo furado gerson tudo mundo sabe que vc é torcedor do remo te dizer
CurtirCurtir
Paulo (ou quem quer que seja), não sou homem de papo furado. Respeita as caras, não me confunda com os seus íntimos.
CurtirCurtir
Ser ou não torcedor do Remo é secundário, aliás ninguém tem certeza, e eu acho até que é, mas é sim imparcial enquanto jornalista.
CurtirCurtir
Alguns bicolores são chiliquentos mesmo Te dizer. Deixem o Gerson em paz, ele já postou muita coisa boa sobre o Paissandu e nem por isso ví torcedores azulinos chiando que nem criancinhas por aqui. Se querem noticias exclusivas sobre o Paissandu procurem outro lugar.
CurtirCurtir
Esse rei já matou muita mucura fedorenta, agora de merda kkkkkkkk
CurtirCurtir
Boa noite a toda galera bloguista Gersense,
Como toda ação corresponde a uma reação, todo mundo sabe disso, eu não poderia deixar comentar sobre as fotos, a coluna e texto sobre esse “”” Rei Arthur. A verdade é que não foi um jogador, foi um jogador razoável quase chagando a bom e por isso ganhou somente 2 títulos do parazão pelo grupo do Remo e mais nada. Está muito longe de ser um dos melhores jogadores que passaram por nosso futebol em todos os tempos. Era um camisa 10, e na minha opinião o melhor 10 até agora foi o Mesquita, jogador azulino que tive o prazer de ver encerrar a carreira no Paysandu e conquistar seu ultimo titulo estadual. Esse sim era craque. Arthur está mais para bobo da côrte, como nessas fotos. rsrsrsr. Mas a principal informação sobre o “rei arthur dos azulinos ” é que ele também me deu uma das maiores alegrias do futebol que eu nunca vou esquecer. Esse rei arthur me deu a maior alegria quando jogou esse time do grupo do remo para a quarta divisão em 2008 quando era treinador, após perder em pleno Mangueirão para o Holanda do Amazonas. Graças a esse “reizão “os azulinos estão no fundo do posso ha muitos anos, desde desse tempo do rei arthur como treinador e hoje nem divisão tem. obrigado rei arthur por teres dado essa imensa alegria aos bicolores kakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakak Acho que talvez esse beijo na camisa, essas declarações, seja o mel de ilusão para adoçar a boca dos azulinos que agora vão ter eleições diretas e esse rei esteja pensando num cadeira presidencial. Se for isso, eu como bicolor vou ter de comemorar mais que os remistas, porque como treinador ele deixou esse time na penuria a quase 10 anos, como presidente então………. Deixa para lá,
viva o rtei arthur kakakakakakakakakakakakakakakakakakakakak
CurtirCurtir
Nélio, o Arthur não jogou apenas no Remo. O cara foi ídolo no Porto de Portugal, e se não estou enganado, também fez parte da campanha de um pentacampeonato por lá. Quanto, a derrota no Mangueirão para o Holanda, ela ocorreu após a demissão do Arthur.
CurtirCurtir
Verdade Mariano, quando o time azulino perdeu para o Holanda do Amazonas e foi rebaixado para a quarta divisão em pleno Mangueirão, Arthur ja não era o treinador, mas foi ele que credenciado pela conquista do parazão 2008, montou todo aquele timaço azulino para a terceirona 2008, iniciou a segunda fase com um empate de 3×3 com o Rio Branco no Baenão e uma derrota de 4×3 em Manaus para esse mesmo Holanda. Foi demitido e o time azulino foi rebaixado para a ineditíssima quarta de 2009, trazendo de volta a legria de toda a Nação Bicolor que andava cabisbaixa por ter vindo de 3 rabaixamentos seguidos e os azulinos que tem garganta de fazer inveja a dezenas de João Galvão, tiravam muito sarro. Obrigado rei arthur pela enorme alegria que nos destes ao montar aquele timaço azulino !!!!!! kakakakakakakakakakakakakaka
CurtirCurtir