Papão cede empate, mas vai decidir 1º turno

unnamed (63)

Por Gerson Nogueira

Com um empate de 2 a 2 diante do PFC, na tarde deste sábado no Mangueirão, o Paissandu se classificou para a decisão do primeiro turno do Parazão. O time dirigido por Mazola Junior dominou o primeiro tempo com relativa tranquilidade, mas recuou demais no segundo tempo, permitindo sufoco do Paragominas nos minutos finais. Bruninho abriu o placar logo aos 10 minutos, aproveitando falha de marcação da zaga do Jacaré. No restante do primeiro tempo, os bicolores criaram algumas oportunidades, mas falharam muito nas finalizações. Pouco inspirado e marcado de perto, o artilheiro Lima não teve boa atuação.

unnamed (65)

No segundo tempo, logo aos 15 minutos, Pikachu ampliou para 2 a 0 e o jogo ficou inteiramente favorável ao Papão, que se fechava na defesa e saía em contra-ataques. Ocorre que, aos 22 minutos, em belo disparo da entrada da área, o meia Lourinho descontou para o Paragominas, dando ânimo novo à equipe e mudando o cenário do confronto. Aproveitando-se do recuo excessivo do Papão, o PFC passou a pressionar com insistência e chegou ao empate com Lucas, aos 41 minutos, em falha do goleiro Mateus.

unnamed (62)

unnamed (66)

O volante Diogo ainda foi expulso por reclamar de cera do goleiro do Paissandu. O árbitro Marco Antonio Mendonça teve atuação confusa, irritando os jogadores e motivando uma reclamação formal do vice-presidente do Papão, Sérgio Serra. Aos gritos, ele interpelou o coordenador de arbitragem da FPF, criticando Mendonça e ameaçando pedir arbitragem de fora para os jogos do clube – como o presidente Vandick Lima já fizera na semana passada, em Tucuruí. Apesar das queixas, a arbitragem de Mendonça não teve qualquer influência sobre o resultado da partida.

unnamed (64)

A renda no Mangueirão foi de R$ 95.895,00, com 3.217 pagantes. Com 3.490 não pagantes, o público total foi de 6.707 espectadores. (Fotos: MÁRIO QUADROS/Bola) 

49 comentários em “Papão cede empate, mas vai decidir 1º turno

    1. Mas no segundo tempo o Papão foi tão peladeiro quanto, amigo Cláudio. Pior: se deixou pressionar, defendendo-se com chutões. Insisto: Mazola é retranqueiro, joga sempre na espera. Quero ver ele botar o Papão para envolver o adversário. E na decisão do turno precisará sair, pois (se for contra o Remo) não terá vantagem.

      Curtir

  1. Papão, venceu o primeiro Re x Pa, amigo Gerson, mesmo muito desfalcado… Re x Pa é um jogo que todo jogador quer jogar.. Paysandu tinha muitos jogadores pendurados e quando fez 2 x 0, já relaxou, imagine se faz 3 x 0, no pênalti sobre o Airton… PFC cresceu, com o relaxamento do Paysandu, que teve, além disso jogadores cansados no meio e ele só foi mexer quando tomou o empate… Penso que aí foi o erro do Mazola…

    Curtir

  2. Caro amigo Cláudio.. Admiro os seus comentários e de alguns colaboradores ! O problema, são aqueles que querem agitar e/ou criar confusão.. Acredito que seja muito tempo ocioso..

    Curtir

  3. Se analisarmos apenas o que foi o placar podemos dizer que o empate foi justo pelo que as duas equipes fizeram. O Paysandú pelo fato de recuar muito, e com dois gols no placar aliada a vantagem dada pela classificação à semifinal, fraquejou na marcação, principalmente no primeiro gol onde toda a zaga ficou apenas olhando o Lourinho pegar a bola, ajeitar e arrematar fazendo aquele belíssimo gol. Detalhe que três gols foram de bela feitura!
    No segundo gol originado de uma cobrança de falta, penso que o desgaste físico contribuiu para a desatenção no rebote do Matheus que acho que falhou no lance e bem arrematado pelo atacante do PFC. Embora o PFC tenha ficado em quarto lugar acho a equipe bem superior ao fraco time do Mapará que não disse ao que veio nesta fase do mata-mata do parazão.

    Curtir

  4. Essa novaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Papão garantido em mais uma decisão. contemmmmmmmmm outraaaaaaaaaaaaaaa porque essa novidade é do tempo da vovó. kakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakaka

    Curtir

  5. Das situações:
    Analisando os “ses” do momento, poderíamos dizer que se fosse em um campo seco, onde os toques de bola rápidos do Paysandú que envolvem facilmente qualquer zaga do campeonato paraense, a sorte do PFC seria outra, mais uma vez a chuva dá um banho de água fria nas pretensões da equipe de Mazola que é um time limitado, porém, sabe fazer bem o que lhe é determinado durante as partidas; quanto ao PFC o mesmo não conseguiu jogar no primeiro tempo pois o Paysandú não cedeu espaço mesmo em um campo pesado. Aleílson, a esperança do Paragominas, não apareceu na partida, já no segundo tempo, acredito eu, que ajudado pelo relaxamento bicolor, o time do PFC foi mais guerreiro e conseguiu o empate.
    Parabéns ao PFC que mostra que é um time lutador e será um bom adversário ao Clube do Remo na Copa Verde, acho que deve ser ligado o sinal amarelo lá pelas bandas do Baenão se não quiserem ver o projeto desta outra competição vazar logo na primeira fase. PFC não é Cametá que é um time por demais desorganizado!
    Meu placar para amanhã, Leão 3 x 0!

    Curtir

  6. Cláudio, Gerson e demais amigos, hoje as mexidas do Mazola não deram certo, uma, Héliton não entrou no jogo e ainda ficamos com dois jogadores a menos porque com a saída do Lima que deu lugar ao Denis, égua ainda o Vandique acredita que este cara joga bola?,me tirem os tubos!…, perdemos a referência na área, vejamos e convenhamos que mesmo sem jogar bem hoje, o Lima, é preocupação constante aos zagueiros adversários, quanto ao Denis, é fato de gozação do tipo: “deixa que ele se marca sozinho!”, o Leandro Carvalho seria melhor opção. No lugar do Héverton eu teria lançado um volante de contenção mais descansado pois o Paysandú perdeu o meio campo no segundo período da etapa complementar.
    Mas como o Mazola é um cara estudioso e que não deixa barato as falhas da equipe certamente irá estudar bastante o próximo adversário e colocar a moçada para jogar com garra e vibração.
    Pelo que tenho acompanhado até aqui penso que o Paysandú está muito burocrático fazendo o suficiente para alcançar seus objetivos.
    Agora chegou a hora da onça beber água pois os azulinos tem a vantagem de dois resultados iguais e o time bicolor terá que tomar as iniciativas para reverter e reverter bem logo na primeira partida pois se depender de tempo bom e céu claro para jogar bonito, pode abrir o guarda-chuva que no Pará é água e muita água nesta época do ano!
    O Remo tem tudo para garantir a vaga na série D logo neste primeiro turno, não pode vacilar como no ano passado porque eu acho que os times que virão para o returno estarão com fome e sede por esta vaga tão almejada pelos sem divisão no futebol nacional, não é privilégio do Clube do Remo!
    Fortes emoções na decisão do primeiro turno paraense!
    A dupla Re x Pa não dando chances aos concorrentes do interior, neste primeiro turno!
    Como torcedor, sou mais Papão!!!

    Curtir

  7. Caro amigos, concordo que 3 – 0 liquidaria a fatura. Também concordo com o relaxamento, mesmo sabendo que 2 – 0 é o placar mais traiçoeiro do futebol. Mas Cláudio, no segundo tempo Papão se defendeu como time de pelada, infelizmente. Como futebol é resultado, agora Mazola deve preparar o time para Copa Verde com um olho no dérbi paraense.

    Curtir

  8. Ao amigo que riu do número de credenciados é só olhar que entre estes a maioria esmagadora são de sócios torcedores e que a continuar assim o Vandique alcançará o seu objetivo que é de ter no programa sócio torcedor o carro chefe das receitas do clube afastando de vez o fantasma de depender das rendas dos jogos que estas sim são uma verdadeira loteria!

    Curtir

  9. Para finalizar meu diálogo com os colegas, penso que na final (RexPa), se chover a vantagem será do Remo, posto que tem um time mais rodado e melhor meio.

    Com tempo seco, penso que o jogo pode ser extremamente equilibrado. Sendo decidido nos detalhes.

    Penso que a forma de jogar do Papão não mudará, pois time de contra ataque joga por uma bola… Esta sempre aparece, como torcedor, espero que o Papão aproveite.

    Já o Remo, até pelos seus jogadores (Eduardo, Thiago, Jonathan e Ruan) não sabe jogar na espera. Por isso, Acredito que no RexPa, mesmo tendo a vantagem do empate nos dois jogos, será o rival que tomará as primeiras rédeas do jogo.

    Curtir

  10. Amigo Celira, com o campo pesado e fazendo a função que fazia, era nítido quando ainda estava 2 x 0 que o Bruninho já estava cansado, assim como os outros 2 volantes(esses um pouco menos).. Aí, afrouxou a marcação e o PFC de garotos, foi pra cima e imprimiu a velha correira no jogo. Ora, correria, pra quem está cansado, acaba com o jogador, por isso falava que era a hora de colocar fôlego no meio campo… Ele demorou uma eternidade pra colocar o Vanderson ou mesmo o João Paulo, e quase se atrapalha… No final, Mazola disse que não gosta muito de ficar atrás… tudo bem, mas tem hora, que é preciso… Você tá com seu trio de volantes cansados e coloca 2 atacantes, fica difícil… Agora, Papão era pra ter matado o jogo mais cedo, aqui pra nós..

    Curtir

  11. Agora quanto ao jogo. Não tinha como a bola rolar num gramado dessa qualidade após a chuva que caiu. Na maioria do tempo o jogo foi pura pelada. melhorou um pouquinho quando a chava passou e o campo secou um pouco. Sinceramente, tem duas situações a observar: Uma é que não podemos ir de encontro a natureza. E a natureza da chuva na capital paraense nessa época é reinante. Não podemos jamais fazer a chuva do período se adequar a nós, mas podemos nos adequar ao nosso período chuvoso. No caso específico do futebol, jé passou muito o tempo de termos um mangueirão todo coberto. Mas quem será o governo que habilitará a essa ajuda ao nosso futebo?????? E quando?????? Sinceramente, muitos disseram que a nossa perda da sede da Copa para Manaus que nem estádio tem foi questão politica e outras coisas. Mais eu acho queperdemos porque tinhámos aqui um estádio, mas não um estádio pronto para a Copa como a Carepa e muita gente vivia repetindo. O Mangueirão do jeito que está, está muito longe de uma arena para a Copa. Mas a carepa falava que nosso estádio estava preparado, e não precisava mais de nada, ai o comité da FIFA que aqui veio verificar fez um falso elogio ao Edgarzão e tchau e bensa Belém. De verdade o Mangueirão precisa de muita melhoria: arquibancada toda coberta, porque me doi ver o sofrimento da torcida remista, a qual sofre vendo o time deprimente não ganhar nada dentro do campo, e sofre num calor infernal do sol das 14 hora porque eles ficam do lado que o sol invade, . rsrsrsr. Outra melhoria seria cobrir ou modificar aquela rampa de acesso muito mal feita onde num tempo chuvoso como hoje, pegamos chuva em redor e dentro do estádio até chegar nas arquibancadas. E aqueles ridículos portões de acesso??? ja era para serem modificados ha muitos anos ou nem deveriam ser feitos daquele jeito porque nos dias de grande público é um inferno para nós torcedores belemenses que tanto gostamos e apoiamos nosso futebol. Acho que merecemos esse respeito. Outra melhoria e dar um jeito naquele muro do mijo no alto das arquibancadas. Fazer alguma melhoria que impeçam os mijões de descarregar ali, porque em dia de grande público aquele piso vira um rio de mijo, onde obrigatoriamante, temos de aguentar o forte odor e pisar ou molhar os pés no rio de mijo. O estaciomanto, nem se fala. Para quem vai de carro particular é um terror, por ter que fazer malabarismo para se livrar de arrombadores, assaltantes, arrastões e muitos danos no veiculo principalmente, por parte da ira torcida que perde o jogo. Ali não tem segurança nenhuma. Viram com nosso estádio precisa de muita melhoria??: quase um novo. Mas apesar de tudo isso, gosto do nosso Mangueirão, vou lá sempre que posso como hoje. é justamente por gostar que faço essas criticas, para ver se algum governante se comove, porque ficar dizendo ou nos iludindo que temos um estádio olimpico, internacional, que tem condições de receber jogos de Copa do Mundo é muita enganação. essa é a minha opinião.

    Curtir

  12. Calma, Santiago…Vá beber umas. O amigo está muito tenso.
    Devem ser os ares secos de Brasília. Molhe a garganta com umas tijuquinhas hahah

    É obvio que a maioria esmagadora desses 3.000 e tantos faz parte do sócio torcedor – Não são eles o motivo da gozação.
    Piada são os torcedores que nunca vão ao estádio. Início do mês, todo mundo com dinheiro no bolso, Paysandu nas semifinais e jogando com vantagem…
    3000 pagantes? Pere lá, amigo. Vai argumentar o que?
    Torcedores do Cametá e do São Francisco, que tem muito mais problemas de acesso ao estádio, estão dando de dez na Fiel.

    Curtir

  13. Remistas com aquele mesmo papo besta de sempre, por isso que estão sem divisão e sem titulos há tempos.

    O curioso é que a gente do papão, pouco nos importamos com isso, até pq temos certeza do que somos ( A MAIOR TORCIDA DA AMAZÔNIA ), somos seguros.
    E nesse campeonato os 2 maiores públicos é nosso, mas não ví nenhum bicolor sequer mencionar isso.

    Vcs remistas são parece aquela personagem infantil que vive na frente do espelho com aquela eterna duvida.

    Curtir

  14. Quer dizer que agora temos times que jogam no seco outros no molhado? como mudam as coisas, antigamente não existiam esses entraves nos jogos das equipes, aliás, antigamente não, nos anos bem próximos do atual, víamos equipes preparadas para as duas situações de campo de jogo, pelos menos se adaptavam aos campos encharcados da nossa região e ganhavam os jogos. Convenhamos, estão achando uma bela desculpa pelos resultados insatisfatórios obtidos. Outra desculpa de jogadores e comissão técnica é: “Levamos o gol de bola parada”, pelo amor de Deus, alguém tem que falhar, tanto em bola parada, no escanteio, nos cruzamentos etc.. O Remo que não me venha com essas desculpas, tem é que vencer em qualquer situação que julgue adversa.

    Curtir

  15. Nada posso falar do jogo, pois não ví, apenas alguns lances na tv.

    Ví o gol do Bruninho, um golaço!

    E tive a infelicidade de ver esse assoprador de apitos marcar uma falta que seria no Lima, dar pro PFC.

    Eu falei, aqui no Pará só presta o Dewson, o resto é tudo assoprador de apito e lavantador de pau da bandeirinha.

    Infelizmente o papão perdeu no sorteio e não pode trazer arbitragem de fora.

    Curtir

  16. Não falei isso Lucio. Apenas acho que nesta situação de jogo o Remo é favorito disparado, pois tem algumas peças experientes e um meio mais inteligente que o do PSC.

    Alem disso, vejamos, o PSC não fez um bom jogo sob chuva neste campeonato. Perdeu para o Independente e empatou dois jogos contra o PFC. Por isso, acredito mais no Remo diante desta situação.

    Campo seco, o PSC tende a igualar ou pelo menos aproximar da qualidade do rival. Não falo de aspecto técnico. Concordo com o Claudio que o PSC é melhor treinado no momento. Mas no gramado seco os jogadores, mais leves que o do rival, sofrem menos com o campo de jogo.

    Curtir

  17. Amigo Gerson, queria que o retranqueiro do Mazzolla tivesse posto a jogar o moleque da base do PSC, o Leandro Carvalho. Era pra ter posto 3 atacantes. Mas, não se pode esperar isso de retranqueiro, pois eles só são acometidos de “coragem” quando estão em desvantagem. Heleno

    Curtir

  18. A torcida do Papão foi cognominada de ‘Fiel’ durante meados dos anos 70, do século passado, quando o Remo era tri-campeão paraense e fazia belas apresentações no campeonato brasileiro.
    Esse é o “fenômeno” a ser observado: por que a torcida de um time de massa vai mais ao estádio quanto mais seu clube está mal?

    Curtir

  19. O que sobrou da renda uns 50 contos da p pagar uma churrascaria pros mortos de fome do elenco.
    Ih ta secando o cofrinho dos donos da botica, a fonte vai secar

    Curtir

  20. Na minha opinião, o jogo de ontem não serviu pra analisar nada!!

    Impossível analisar alguma coisa com o gramado naquelas condições!

    Quando liguei a tv pensei que o jogo era em São Caetano de Odivelas ou em Curuçá visto o manguezal que estava o campo. Rsrsr!

    Curtir

  21. Rosivan, aí que vc se engana, esses quase 6 mil sócios, ontem só foram a metade, já rendem mensalmente ao Papão algo em torno de 300 mil reais.

    Como o Adilson disse, da grana arrecada ontem sobrou 50 mil, o que já boa coisa.

    Não gosto desse projeto, pois afsta o torcedor dos estadios, mas como bicolor cabe a mim apoiar, ainda não me associei, mas já é pensamento meu fazer isso pra ajudar o clube.

    *Esse Adilson deve ser endinheirado, com 50 mil ele daria um rolézinho na churrascaria e o troco daria de esmôla.

    Te dizer, é seguidor do PSDB mesmo.

    Curtir

  22. calma edson, deixe de ser uma mucura revanchista e cega, tem que penar mesmo, pagar imposto pra o lulae mensaleiros ficarem cada dia mais rico e torcer p filhote ex gordo ganhar eleiçao

    Curtir

  23. Aliás, Edson, o teu listrado está de parabéns afinal resistiu bravamente ao assédio interminável do Paragominas e conseguiu a classificação para a final do turno.

    Curtir

  24. Entendi amigo Celira, apenas não aguento mais às desculpas de técnicos e jogadores após resultados adversos. No primeiro re-pa, mesmo com o time do Remo desentrosado e mal treinado, acreditava pelo menos em empate, porém o time do rival se armou bem taticamente, mais arrumado em campo e isso contribuiu para vitória, além claro, da estabanada zaga do Remo, que falhou nos dois gols. Isso serve como resposta ao amigo Edson. rsrsrs

    Curtir

  25. Sempre que um time grande perde ou empata com outro ‘não grande’, há uma profusão de ‘ses’ para justificar o resultado inesperado.
    “Se o juiz desse o penal”, “Se não chovesse tanto”, “Se o time não tira o pé do acelerador no segundo tempo”, “Se não se acomodasse com os 2 a 0″…
    Pouca gente ou ninguém fala quando é o contrário, quando o time considerado grande ganha por uma falha gritante da equipe contrária, ou por uma penal dado de forma exagerada pelo árbitro.

    Não, é muito comum o próprio torcedor encher a bola do seu time, esquecendo-se de todos esses pormenores ocorridos contra a equipe adversária.

    Foi assim que o torcedor o Paysandú enalteceu a garra do seu time e também seu treinador por ter ganho do Remo. Esquece das falhas gritantes do zagueiro leonino, além de outras circunstâncias comuns num jogo de futebol e que poderiam beneficiar tanto um como outro time.
    Com certeza também o torcedor alvi-azul cantou em prosa e versos outras vitórias do seu time.

    Eu tenho certeza de que se o Paysandú vencesse o jogo, ninguém viria aqui neste espaço reclamar do gramado encharcado ou do árbitro que não assinalou um penal duvidoso.

    Assim é o futebol. Por isso também é apaixonante.

    Hoje teremos outro jogo, igualmente ao de ontem, também susceptível a mil opiniões, interpretações, queixas, de um lado ou de outro.

    Curtir

Deixe uma resposta