CBF divulga tabela da Série A, sem a Lusa

presidente-da-cbf-jose-maria-marin-ponta-direita-e-vice-da-entidade-marco-polo-del-nero-a-esquerda-recebem-presidentes-de-flamengo-corinthians-coritiba-portuguesa-vitoria-e-goias-1386701013738_615x300

A CBF divulgou nesta quinta-feira a tabela do Campeonato Brasileiro de 2014 sem a presença da Portuguesa, que ainda briga na justiça para conquistar uma vaga na primeira divisão, e com o Fluminense entre as 20 equipes. O torneio começará no dia 20 de abril e terá nove rodadas até a paralisação de seis semanas para a disputa da Copa do Mundo no Brasil. A entidade anunciou nesta quinta-feira que derrubou as quatro liminares restantes que garantiam a permanência da Portuguesa na Série A e garantiu que, no momento, o Fluminense está na elite do futebol brasileiro e o clube paulista, rebaixado.

Ainda assim, a própria CBF admite que a situação não é definitiva, e pode mudar nos próximos dias, ou até mesmo nesta quinta, caso alguém consiga na Justiça uma nova liminar e torne a tabela do Brasileirão desatualizada. Com a confirmação, mesmo que possivelmente provisória dos 20 times que estão na elite, a CBF divulgou a tabela com todos os jogos das 38 rodadas do Brasileirão. A última será no dia 7 de dezembro, novamente sem os clássicos regionais no encerramento da competição. A Portuguesa foi punida pela escalação irregular do jogador Heverton (hoje no Paissandu) na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2013. A equipe do Canindé perdeu quatro pontos, e com isso foi rebaixada à segunda divisão – o Fluminense, que havia caído em campo, acabou mantido na Série A.

No fim de 2013, torcedores da Portuguesa organizaram o movimento “Todos vamos à luta” para contestar judicialmente a decisão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), que confirmou o rebaixamento do time. O grupo entrou com dezenas de ações, pedindo a revogação da decisão. A principal argumentação dos torcedores é que o dispositivo utilizado para punir a Portuguesa (o artigo 133 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva) foi revogado em 2010 pelo Estatuto do Torcedor, que, por ser uma legislação federal, aprovada no Congresso, tem hierarquia superior.

A seu favor, a Portuguesa obteve quatro liminares na Justiça, que mantinham o time na Série A. O Ministério Público de São Paulo também tem atuado no caso. A Procuradoria do Consumidor abriu uma investigação sobre o que levou a Portuguesa a escalar o meio-campista Heverton na última rodada do Brasileiro, em empate sem gols contra o Grêmio. De acordo com o promotor Roberto Senise Lisboa há provas de que ao menos um crime foi cometido no caso, embora ele ainda não tenha revelado qual é a acusação.

O torneio terá uma pausa de seis semanas para a realização do Mundial. O Brasileirão será paralisado após a nona rodada, no dia 1º de junho, e a décima será disputada apenas no dia 16 de julho. Confira os jogos da rodada de abertura do Campeonato Brasileiro de 2014:

Flamengo x Goiás

Fluminense x Figueirense

São Paulo x Botafogo

Santos x Sport

Atlético-PR x Grêmio

Atlético-MG x Corinthians

Bahia x Cruzeiro

Internacional x Vitória

Criciúma x Palmeiras

Chapecoense x Coritiba

Um comentário em “CBF divulga tabela da Série A, sem a Lusa

Deixe uma resposta