Por Paulo Nogueira, no Diário do Centro do Mundo
Circula hoje pela internet uma foto que é um embaraço – mais um numa longa série – para Joaquim Barbosa. Nela, JB aparece confraternizando, nos Estados Unidos, com um homem que parece um a mais na multidão. Mas não é.
Ao lado de JB está Antonio Mahfuz, que os amigos chamam de Toni ou Toninho. A foto foi postada por Mahfuz no seu Facebook, e nela ele sauda o “justiceiro” JB.
Não haveria problema nenhum não fosse Mahfuz a chamada chave de cadeia. Ele fugiu do Brasil, há quinze anos, e deixou atrás de si copiosos calotes. Uma contabilidade recente coloca Mahfuz como réu em 221 processos.
Foi exatamente para escapar da cadeia que ele se refugiou na Flórida, numa cidade chamada Hollywood, perto de Miami. Miami, sabemos, é onde JB comprou um apartamento em nome de uma empresa imaginária, para não pagar imposto.
Quando fugiu, a sentença de prisão de Mahfuz estava decretada, por conta do processo movido contra ele pelo seu principal credor, o banco Chase Manhattan. Dono de uma rede de lojas nascida na região de Rio Preto, em São Paulo, e depois expandida para outras partes, Mahfuz deu em garantia para empréstimos bens.
Ele não honrou as dívidas, e o banco, quando o executou, simplesmente não encontrou os bens penhorados. Ele foi decretado pela justiça “depositário infiel”. Quando sua prisão foi pedida, ele foi para os Estados Unidos. Deixou no Brasil as dívidas, e uma situação judicial extraordinariamente complicada.
Suas irmãs o estão processando sob a acusação de que ele falsificou a assinatura do pai numa procuração que lhe dava poderes para administrar os negócios do patriarca, Elias Mahfuz, um imigrante sírio que montou do nada um patrimônio respeitável no interior de São Paulo.
Um perito contratado por elas atestou que a assinatura no documento que investe Antonio Mahfuz não “partiu do punho” do pai. Um site da região conta com detalhes essa história. Elas querem que todos os negócios realizados a partir da procuração sejam anulados. Seria a maneira de recuperaram a herança paterna que o irmão fez desaparecer.
É ao lado de Mahfuz, com esta folha corrida, que JB aparece na foto. Tudo bem? Não, evidentemente. Na hipótese mais benevolente, JB estava em algum lugar quando foi abordado por alguém que o reconheceu, e para quem ele é um herói. Na pior, ele conhece Mahfuz, o que criaria um conflito ético profundo.
Num mundo menos imperfeito juízes não teriam amigos, porque isso pode afetar suas sentenças, mas vivemos num país em que Merval Pereira se abraça sem cerimônia com magistrados como Ayres Britto e Gilmar Mendes, com todas as partes aparentemente sem noção da gravidade dos abraços.
Seja qual for a origem da confraternização de Mahfuz e Joaquim Barbosa, está claro que JB deve uma satisfação aos brasileiros.

É incrível como esses ataques baratos surgem a todo momento. Um fã pede uma foto e o presidente do STF com humildade a concede, Joaquim é uma figura ilustre. Eu mesmo se o visse ia querer uma foto. Além do mais não é obrigado a conhecer cada um dos bandidoa desse país que não são poucos. Quiça conheça o cidadão da foto em questão o que poderia fazer?
CurtirCurtir
Ha muito deixou de existir no Brasil prisão civil por dívida, a prisão de depositário infiel vai de encontro as Declarações de Direitos Humanos do qual o Brasil é signatário. O STF já afastou essa possibilidade de prisão, pois não há amparo na Constituição Federal. Portanto, metade do texto é lixo. O resto é nitida perseguição da turma do mensalão e seus fãs.
Blogueiro, investigue o Toffolli que ele tem muito mais coisas para mostrar.
CurtirCurtir
Tudo bem! Tudo bom! Mas abraçado deste jeito, é muita intimidade! E ainda tem gente cheio de argumentos a defende-lo, te contar! Só pode ser farinha do mesmo saco.
CurtirCurtir
No Brasil nunca houve heróis, até o Tiradentes foi inventado. No nosso filme não há papéis para mocinhos, apenas para bandidos.
CurtirCurtir
Não foi o JB, que outro dia disse que não conversa com Reu. KKKK
CurtirCurtir
Hehehe, Barbosinha é um piadista, amigo Domingos.
CurtirCurtir
Já pensaram se fosse alguém do PT, ao lado desse bandido. Seria primeira página na Folha e no Jornal nacional.
CurtirCurtir
É bom lembrar aos desmemoriados, que Joaquim barbosa, recentemente, utilizou a famosa teoria do Dominio do fato, para condenar réus. Ou seja, ele também, tinha a obrigação, de saber que esse cara é um bandido, ou a teoria não vale para ele.
CurtirCurtir
Seria bom que JB, explicasse como seu filho, conseguiu emprego na Rede Globo.
CurtirCurtir
Mais uma demonstração da tática PTista de tentar denegrir a imagem de quem teve coragem de colocar os corruptos que desviaram milhões se reais, na cadeia. Foto do LULA com Sarney, Collor, Renan,do presidente do Irã Ahmadinejad. da Síria Bashar al-Assad e da Líbia Kadafi e tantos outros é que envergonham este pais. Joaquim Barbosa não terá sua imagem manchada com estes ataques baixos do PT.
CurtirCurtir
Será que o Barbosa sabia que o cara é mais sujo que pau de passarinheiro?
Essa “briga” aqui no Blog é boa, mas deveria ter jogo limpo, ou seja, quando saisse uma jaca dessa, que os defensores do atingido ou ficassem calados ou dissesse ao Gerson, nessa vc tem razão.
Só que não, tem gente que defende mesmo assim rsrsrsrs
CurtirCurtir
Esta fotografia não diz nada sobre o caráter do Joaquinzão.
Pode ter sido uma montagem como se usa fazer muito na internet.
Pode ter sido obra de um caçador de fotografias como é comum em todo o lugar do mundo.
Pode ter sido um conluio entre os lullopetistas e o sonegador. Afinal, se ele, o sujeito ao lado do Ministro, é tão desclassificado assim, o que o impediria de se acumpliciar dos homicidas de reputação.
Ou seja, antes de se ter maiores informações sobre o que, de fato, ocorreu, não se pode atacar alguém desta maneira. E a matéria é clara no sentido de que não se tem maiores informações sobre o que de fato ocorreu.
Por último, diz mais sobre o caráter do Joaquinzão, a maneira destemperada com que ele trata as divergências e a maneira como ele teria tratado a esposa, supostamente aplicando-lhe uns sopapos.
Mas, como isso depõe contra a própria indicação dele feita pelo lulla ninguém diz nada.
Ademais, se ele realmente for amigo do sonegador foragido, isso só seria mais uma perplexidade dentre tantas que há neste país, como por exemplo aquela em que os militantes petistas aceitam que se atribua a eles a remessa de dinheiro a criminosos irremediavelmente condenados para que estes paguem as suas penas perante a sociedade. E se for mais do que uma perplexidade.
Se o Joaquinzão for cúmplice do sonegador com quem aparece na foto, que ele seja afastado da presidência do STF, da magistratura etc.
Só que tudo isso não tem o condão de reabilitar os mensaleiros de suas respectivas condenações irremediáveis como criminosos. Os quais, aliás, não foram condenados apenas pelo Joaquinzão, mas, pela maioria do STF, inclusive, n’alguns casos, como o do Genoíno, foram condenados pelo próprio Ministro petista Toffoli.
CurtirCurtir
Já expus aqui, a partir de textos de gente ilibada, todas as vicissitudes e idiossincrasias do juiz supremo da nação, amigo Oliveira. Seja justo.
CurtirCurtir
Amigo Gerson, eu quis me referir às matérias propriamente ditas. As quais, como você mesmo reiterada e justificadamente afirma, são de responsabilidade dos respectivos autores, os quais, via de regra, não obtendo espaço na mídia tradicional, são aqui veiculados e expostos ao debate. Você normalmente participa opinando no momento das discussões, o que não considerei como alvo das minhas críticas, pois nada obstante, no mais das vezes, durante o debate, adira ao cerne das críticas ao Ministro, de fato, não pode ser responsabilizado pelos termos em que elas vêm escritas.
Mas, de todo o modo, acho que me cabe sim uma retificação. Afinal, realmente, não foram poucas as vezes, que mesmo aqui dos comentários, você criticou, dentre outros aspectos, o gênio irascível do JB,
CurtirCurtir