“Antes que o Diabo saiba que você está morto” e outros filmes brilhantes de Sidney Lumet

André Barcinski escolhe e comenta dez filmes de Sidney Lumet, um gigante do cinema americano, de carreira tão longeva (de 50 anos) quanto brilhante.

Rock na madrugada – Rory Gallagher, “A Million Miles Away”

POR GERSON NOGUEIRA

A Million Miles Away (A um milhão de milhas de distância), executada durante a Irish Tour de 1974, entrou para a história como marco da genialidade de Rory Gallagher, o pequeno herói incompreendido da guitarra. Sempre brilhante, teve o brutal azar de ter surgido no mesmo período de apogeu de instrumentistas do porte de Jimi Hendrix, Eric Clapton, Steve Ray Vaughan, Jeff Beck, Tony Iommi e Jimmy Page. Mesmo assim, deixou um legado fantástico. Um punhado de clássicos, quase todos registrados em performances de palco impecáveis.

Como já contei aqui a história curta, intensa e trágica de Rory, pouparei o leitor de novas minúcias. Nascido em Ballyshannon, condado de Donegal e criado em Cork, na Irlanda, liderou a banda Taste nos anos 60, obtendo relativo sucesso na cena britânica. Depois disso, enveredou por uma carreira solo muito bem-sucedida nos anos 70 e 80. Morreu jovem, aos 47 anos, em 1995.

O jeito interiorano se revelava na extrema simplicidade. São inúmeros os relatos de fãs que toparam com Rory em pubs na Irlanda e com ele conversaram por horas a fio, tomando cerveja e gastando o tempo, algo impensável para os deuses da guitarra tradicionais.

O estilo de tocar, tecnicamente brilhante, rendeu riffs inesquecíveis. Tinha um dedilhado paciente e generoso com quem ouve, mas sempre com aquela atmosfera inquieta, urgente. Fato que a glória veio mesmo após sua morte, mas aqui será sempre reverenciado. Um gigante.