
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) indicou, nesta quinta-feira (22/8), Belém como cidade-sede da Copa do Mundo feminina, que será realizada no Brasil, em 2027. A capital paraense não estava na candidatura prévia que foi apresentada pelo Brasil à Fifa. Com a indicação, o estádio Mangueirão se torna candidato a receber jogos do Mundial. O anúncio ocorreu logo depois de reunião entre o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e o governador do Pará, Helder Barbalho, no Rio de Janeiro. O presidente da FPF, Ricardo Gluck Paul, também participou do encontro.
Anteriormente, 10 cidades foram apresentadas no plano para receber jogos: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Manaus, Cuiabá e Brasília. Inicialmente, tanto o jogo de abertura quanto a final, seriam no Maracanã.
Além da indicação para sede da Copa do Mundo de 2027, Belém foi confirmada como palco da Supercopa 2025, que é disputada anualmente pelos campeões da Série A e da Copa do Brasil.
“O Mangueirão é um dos grandes palcos do futebol brasileiro e merece estar na Copa do Mundo Feminina. Não temos dúvida que o Mundial ficará ainda mais festivo com a presença do povo paraense, que ama o futebol. Além disso, com toda a sua história e a cultura amazônica, o Pará será um belo atrativo para chamar os torcedores de todo o mundo para a melhor Copa do Mundo da história”, afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
“A escolha de Belém como cidade-sede para a Copa do Mundo Feminina de 2027 é um momento importantíssimo. Isto reforça a nossa parceria com a CBF e nossa gratidão pela escolha. Esse anúncio é também o reconhecimento da paixão do paraense pelo futebol e dos investimentos que proporcionam com que tenhamos hoje no Mangueirão, um dos estádios mais modernos do Brasil”, falou o governador Helder Barbalho.
O Mangueirão foi reinaugurado em 2023 após passar por ampla modernização. O estádio tem capacidade para 55 mil torcedores. A decisão para incluir Belém como sede para Copa de 2027 depende da Fifa. Uma comissão da entidade virá ao Brasil para vistoriar as cidades que receberão partidas da competição.
