Belém é indicada para sede da Copa do Mundo feminina em 2027

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) indicou, nesta quinta-feira (22/8), Belém como cidade-sede da Copa do Mundo feminina, que será realizada no Brasil, em 2027. A capital paraense não estava na candidatura prévia que foi apresentada pelo Brasil à Fifa. Com a indicação, o estádio Mangueirão se torna candidato a receber jogos do Mundial. O anúncio ocorreu logo depois de reunião entre o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e o governador do Pará, Helder Barbalho, no Rio de Janeiro. O presidente da FPF, Ricardo Gluck Paul, também participou do encontro.

Anteriormente, 10 cidades foram apresentadas no plano para receber jogos: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Manaus, Cuiabá e Brasília. Inicialmente, tanto o jogo de abertura quanto a final, seriam no Maracanã.

Além da indicação para sede da Copa do Mundo de 2027, Belém foi confirmada como palco da Supercopa 2025, que é disputada anualmente pelos campeões da Série A e da Copa do Brasil.

“O Mangueirão é um dos grandes palcos do futebol brasileiro e merece estar na Copa do Mundo Feminina. Não temos dúvida que o Mundial ficará ainda mais festivo com a presença do povo paraense, que ama o futebol. Além disso, com toda a sua história e a cultura amazônica, o Pará será um belo atrativo para chamar os torcedores de todo o mundo para a melhor Copa do Mundo da história”, afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

“A escolha de Belém como cidade-sede para a Copa do Mundo Feminina de 2027 é um momento importantíssimo. Isto reforça a nossa parceria com a CBF e nossa gratidão pela escolha. Esse anúncio é também o reconhecimento da paixão do paraense pelo futebol e dos investimentos que proporcionam com que tenhamos hoje no Mangueirão, um dos estádios mais modernos do Brasil”, falou o governador Helder Barbalho.

O Mangueirão foi reinaugurado em 2023 após passar por ampla modernização. O estádio tem capacidade para 55 mil torcedores. A decisão para incluir Belém como sede para Copa de 2027 depende da Fifa. Uma comissão da entidade virá ao Brasil para vistoriar as cidades que receberão partidas da competição.

Luiz Henrique e Estevão são as novidades na convocação da Seleção

A convocação da seleção brasileira feita nesta sexta-feira pelo técnico Dorival Junior trouxe seis novos nomes para a disputa das partidas contra Equador e Paraguai, válidas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. A mudança representa uma renovação de 1/4 dos atletas que foram chamados para a Copa América 2024, no último mês, já sob o comando do treinador.

A campanha do Brasil no torneio foi decepcionante. A equipe caiu para o Uruguai nas quartas de final. Agora, os 23 nomes convocados por Dorival têm a missão de recuperar a equipe nas Eliminatórias, onde a seleção vem de três derrotas seguidas e ocupa apenas a 6ª colocação na tabela.

O setor que mais apresentou mudanças em relação à lista da Copa América foi o ataque. Foram dois novos nomes convocados, todos atuando no futebol brasileiro. Luiz Henrique, destaque do Botafogo no Campeonato Brasileiro, e o jovem Estêvão, do Palmeiras. Ambos foram convocados pela primeira vez na carreira. O jovem de 17 anos se recuperou de lesão recentemente e já está apto para se apresentar no dia 2 de setembro.

O atacante botafoguense sentiu dores no jogo contra o Palmeiras pela Libertadores na última semana, foi substituído, mas deve estar à disposição de Dorival para os jogos das Eliminatórias.

O meio-campo também apresentou novidades. Gérson e André, da dupla Fla-Flu, voltam a ser convocados para a seleção. No gol, Éderson, do Manchester City, seria um nome presente na lista de convocados de Dorival para a Copa América, mas estava machucado e ficou de fora. Agora, volta e briga pela vaga de titular com Alisson, do Liverpool.

As partidas contra Equador e Paraguai acontecem nos dias 6 e 10 de setembro, respectivamente. Segundo a CBF, o grupo vai se concentrar em Curitiba, no CT do Athletico-PR, para enfrentar o Equador no estádio Couto Pereira, antes de seguir para Assunção, onde encara o Paraguai.

LUIZ HENRIQUE

O camisa 7 do Botafogo acompanhou a entrevista do técnico Dorival Júnior ao lado dos companheiros no CT Lonier e foi muito celebrado pelos jogadores e membros da comissão técnica. O jogador festejou muito a lembrança para a lista final de 23 jogadores para os compromissos contra Equador e Paraguai, dias 6 e 10 setembro, respectivamente, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Com Luiz Henrique, o Botafogo volta a ter um jogador convocado para a Seleção Brasileira principal desde novembro de 2023, quando Lucas Perri foi chamado por Fernando Diniz para os jogos contra Colômbia e Argentina, também pelas Eliminatórias.