Rock na madrugada – The Beatles, “Old Brown Shoe”

POR GERSON NOGUEIRA

Um clássico atemporal dos Beatles. Contribuição genial de George Harrison, que de vez em quando entregava pérolas admiráveis para quebrar o domínio da dupla Lennon-McCartney. No vídeo, extraído do documentário “Get Back”, os quatro gênios estão na sala do estúdio, brincando, improvisando e apreciando os solos de Harrison na guitarra.

Old Brown Shoe (Velho sapato marrom) é da mesma fornada de Something, Here Comes The Sun, if I Needed Someone e While My Guitar Gently Weeps, clássicos da banda, todos de autoria de Harrison, cujo talento foi muito subestimado por John e Paul ao longo da existência dos Beatles.

A versão captada pelo filme mostra uma espetacular performance de Harrison nos vocais, guitarra solo e baixo – cujo riff é um dos pontos altos da música. Nas baquetas, um show particular de Ringo, principalmente na primeira parte da canção. Backing vocals de Lennon e McCartney, que também tocou piano. O grande Billy Preston não tocou na gravação, só ficou passeando e conversando com os quatro.

Quando ouvi Old Brown Shoe é uma das canções do Lado B do álbum “Hey Jude”, de 1970. As origens da letra têm a ver com a visão religiosa de Harrison. Para ele, era preciso se libertar da realidade do mundo material por ser ilusória.

Os versos condensam um jogo de palavras baseado em conceitos opostos, mas não contam uma história lógica. O título vem da primeira estrofe – “Stepping out of this old brown shoe” -, que permite interpretação variada:

“Eu quero um amor que seja certo, mas o certo é apenas parte do que é errado. Quero uma garota de cabelos curtos que às vezes use-os muito mais compridos. Por ora estou me livrando desse velho sapato marrom”.

O compacto que precedeu o álbum Hey Jude tinha “The Ballad Of John & Yoko”/”Old Brown Shoe” e foi lançado em 30 de maio de 1969 no Reino Unido e em 4 de junho de 1969 nos Estados Unidos. Foi número 1 nas paradas dos dois países.

Deixe uma resposta