Copa 2014: centro de imprensa será no Rio

Por Sergio Rangel, da Folha de SP

Depois de descartar São Paulo da Copa das Confederações, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, ameaçou excluir a cidade da Copa do Mundo. O dirigente criticou a demora para o início da construção do Itaquerão durante a reunião de hoje do Conselho de Administração da Fifa e do comitê organizador local do Mundial e admitiu que São Paulo corre o risco de perder a competição “em breve”, caso permaneça a indefinição. Ao ameaçar São Paulo, Valcke disse que sem estádio uma cidade não pode abrigar a Copa do Mundo. Orçado em cerca de R$ 1 bilhão, o estádio do Corinthians, que foi aprovado pela Fifa, ainda não saiu do papel. Os dirigentes do Parque São Jorge estimam a conclusão do Itaquerão em, no máximo, 31 meses. Faltam 37 meses para o início da Copa do Mundo. No ano passado, o estádio do Morumbi foi descartado pela entidade mundial. A próxima reunião do conselho será em julho, no Rio. A participação de São Paulo no Mundial será um dos temas principais da reunião.

No encontro realizado na Suíça na manhã de hoje, São Paulo foi excluída da Copa das Confederações. A Fifa também tirou Natal do torneio de 2013, que servirá de ensaio para o Mundial. A Copa das Confederações será disputada em cinco cidades. Valcke anunciou o Rio como sede do IBC (International Broadcast Center, ou centro internacional de mídia). O Riocentro foi o local escolhido. São Paulo e Brasília disputavam com o Rio o direito de receber o IBC. O interesse em receber o IBC era motivado pelo fato de que os frequentadores do local e os dirigentes ficam na cidade por períodos longos e gastam mais dinheiro do que turistas comuns com hotéis, refeições e transporte.

4 comentários em “Copa 2014: centro de imprensa será no Rio

  1. A FIFA entende como poucos o mundo dos negócios e por isso os eventos (futebolisticos) que promove são exitosos. O sr. Blatter sabe que muitos virão assistir a Copa de 2014 atraidos pelos encantos do Rio de Janeiro. A própria midia (nacional e internacional) torcia para que o Rio fosse o centro de suas atividades o que acontecerá para satisfação de todos. Confirma-se o que de há muito entendi :futebol e negócios caminham cada vez mais entrelaçados. Ingenuidade pensar que a Copa é somente uma competição esportiva.

    Curtir

  2. Bom dia colegas do blogue.
    E pensar que Cuiabá vai sub-sediar Copa do Mundo.Sem clubes de expressão,sem atrativos naturais,a não ser alguns hoteis fazendas.MS tem muito mais atrativos e Belém tbm em relação a Manaus.Como disse o sr Tavernard Neves a Copa do Mundo é apenas um gigantesco negócio.Bom final de semana a todos e que Jesus nos abençõe.
    “Fiz-me de sábio para ganhar o sábio e de tolo para ganhar o tolo”
    Apóstolo PAULO.
    TUDO A VER COM OS NEGÓCIOS DA FIFA?

    Curtir

  3. Sem bairrismo, mas talvez por terem excluído da copa, Belém do Pará, o pessoal da FIFA estejam recebendo um duro castigo, aliás grande castigo, pois os paulistanos sabem que é preciso ter muita corajem para excluí-los da copa.
    Agora que eles são marrentos, isso eles são.

    Curtir

Deixe uma resposta