Não há mais dúvida: o principal destaque do returno do Campeonato Paraense é o São Raimundo, que aplicou goleada no Independente, ontem, e assumiu a liderança isolada desta etapa. Com todos os méritos, diga-se. Charles Guerreiro, campeão de 2010 e especialista na montagem de times para consumo doméstico, opera um pequeno milagre ao comando do representante santareno.
Assumiu o time no fim do primeiro turno em meio a uma crise monumental, depois que Sebastião Rocha saiu até no tapa com dirigentes e foi praticamente expulso de Santarém. Com tranqüilidade, Charles reconstruiu a equipe, que era lanterna da competição. Aproveitou os melhores valores disponíveis e aos poucos deu feição vencedora ao São Raimundo.
Alcançou de cara a façanha de derrotar os três grandes da capital e, ao longo do returno, foi ganhando força e entusiasmando a normalmente vibrante torcida santarena. Com isso, passou a acumular vitórias e caminhou até a categórica apresentação de ontem, quando garantiu presença nas semifinais com uma rodada de antecedência.
É importante observar que Charles só ganhou dois reforços (Vélber e Aldivan) para empreender a boa campanha. Seu maior mérito foi dar organização tática, consistência ofensiva e confiança a um time que marcou somente nove gols na fase inicial e já chegou a 13 neste turno.
Em Marabá, no sábado à noite, o Águia festejou o Dia das Mães, afastando o Paissandu do returno e voltando à briga para não cair. E venceu com autoridade, apesar dos muitos desfalques. Dominou a partida de cabo a rabo, falhando no primeiro tempo por falta de maior presença ofensiva.
No segundo tempo, João Galvão estabeleceu a vitória explorando as conhecidas deficiências defensivas do Paissandu, que foi escalado num esdrúxulo 3-5-2, que não disfarça o maior aleijão do time: a ausência de um criador de jogadas.
Por puro oportunismo, Rafael Oliveira ainda conseguiu fazer um golzinho, mas ao longo do jogo a equipe de Sérgio Cosme foi facilmente envolvida e podia ter sofrido um escore mais vexatório.
É um fenômeno. Fraquíssimo, inseguro e dado a engolir frangos, Renan se mantém há mais de um ano como titular absoluto do Internacional, um dos grandes clubes do país. Sai técnico, entra técnico e ele continua lá, firme e intocável. Ou tem padrinho muito forte ou os colorados gostam mesmo de emoções fortes. Ontem, no primeiro Gre-Nal da decisão gaúcha, voltou a aprontar das suas. Foi o responsável direto pela derrota do Inter, falhando em dois gols gremistas.
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta segunda-feira, 09)
O SÃO RAIMUNDO, com toda justiça, terminará esta fase de turno como o líder, ainda que o Remo ganhe seus dois jogos restantes. A vitória no domingo é certa.
CurtirCurtir
Sao Raimundo, Tuna, Gaysandu, TUDO TIME PEQUENO.
CurtirCurtir
time pequeno no pará só se for o teu ,meu camarada !!!!!!kkkkkkkkk ninguém sabe que é remo no brasil sofredor , te manca enock !!!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
CurtirCurtir
heheheh. Te dizer.., mas o problema é que o Charles só pega elenco bem montado pelo técnico que ele substitui, nesse caso o Sebastião Rocha. Vale dizer, que apenas o Velber(contratação feita pelo monte(dirigente)) foi contratado após a sua chegada ao SR. O Aldivan já tinha jogado 2 partidas com o Sebastião Rocha.
– Agora essa de dar organozação tática, realmente, foi demais. Vale ressaltar que no Paysandu e com aquele timaço que ele tinha em mãos, ele não conseguiu isso.
– Cuidado torcedor do Papão, com a demissão do Sérgio Cosme, lá vão tentar empurrar, de novo, essas bombas caseiras no Papão. O Paysandu não pode se contentar em ganhar Parazinho, já que isso ele já está fazendo há anos, o Clube tem que ser levado a sério e ser planejado por pelo menos 3 anos e com um bom técnico do cenário brasileiro, no comando.
Notas:
1- Edson Gaúcho, técnico do Criciúma ganhou a 1ª partida da final do Catarinense e está a um empate do título;
2- Givanildo Oliveira e Geninho, estão “dando sopa”
– É a minha opinião.
CurtirCurtir
E Cláudio, tu já vai começar com o teu depreciamento ao bom trabalho do Charles! Pô amigo, o cara pegou o barco a deriva e vc sabe disso, outra coisa, na semana passada o time do S. Raimundo tinha entrado em crise, por falta de pagamento e mesmo assim, ele deve ter conseguido motivar o grupo, pois com certeza essa pendência financeira, ainda não deve ter cido sanada e como bom treinador que e, conseguio dar ânimo aos seus comandados.
Outra coisa, esse Leandro Guerreiro, assim como o Renato Medeiros, são otimos jogadores e poderiam sem sombra de dúvidas, jogar em Paysandu e Remo e quem sabe se tornar ídolos, pois já demonstraram ter bastante qualidade para isso.
CurtirCurtir
Meu amigo André,
As meninas dos olhos do nosso amigo Cláudio são Giba e EG. Se fossem eles à frente do São Raimundo seria “competência”, “são grandes treinadores”, “estrategistas”. Não é de se estranhar que Giba fez o que fez com o Remno ano passado e EG com o Papão em 2009, mas mesmo assim,”estavam no caminho certo”. Não se trata de defender Charles, pois este é um bom treinador apenas para regionais, mas… Égua Cláudio, “te dizer”… Time “montado” pelo Sebastião Rocha (quem?)?. Foi a mesma coisa do ano passado, o Charles pegou o Paysandu “montado” pelo Barbieri (?). Desculpe amigão Cláudio, mas é muita implicância. Rsrsrsrsrs…
CurtirCurtir
Daniel, todos sabem que Sebastião Rocha aprontou uma lambança descomunal no São Raimundo, inventou pré-temporada no Rio de Janeiro, carregou o clube de despesas desnecessárias e não conseguiu montar um time minimamente competitivo. Com muito menos tempo para trabalhar, Charles arrumou a casa. É fato.
CurtirCurtir
concordo renato medeiros desde o primeiro turno já se destacara e agora,esse leandro guerreiro destaca-se !!!!! será que a diretoria do papão tá vendo ou tá dormindo?!!!
CurtirCurtir
Pô!! Cláudio Santos, lá vem tú com tuas perlengas contra os Regionais, não comentarei, apenas lembrar-te-ei que, todos percebemos o trabalho do Charles Guerreiro; porém, não defendo o retorno dele ao GRANDE BICOLOR AMAZÔNICO, entendo que ele deve dar uma banana mole(se der dura, podem gostar) prá PAYSANDU E remo se o procurarem e deve seguir buscando espaço onde os dirigentes honrem a palavra empenhada. No mais, postei na semana passada, que não mais citaria o Givanildo Oliveira, prá evitar os BEICINHOS do aLOPrado e sua trupp, cujo reconheço como a melhor alternativa prá resolver a atual situação do BICOLOR; lembrei porém, e volto a lebrar que o Roberto Fernandes, recém liberado pelo Náutico, o Timbú Mauricianno, no meu entendimento cairía como uma luva, prá comandar esse plantel e retomar a possibilidade de conquista do tri campeonato, o que considero improvável, sob o atual comando.
Cabe, no entanto, ressaltar que, tem que pagar o plantel!!!
Jogador com salários em dias já é mascarado, imaginem com salários atrasados; a turma do aLOPrado, tem memória curta, já esqueceram dos 9X0 pro Paulista, na maior entregação, por salários atrasados e, no jogo de sábado, os gol’s sofridos, à exceção do penalty, foram entregação pura! é só observar!!
CurtirCurtir
Amigo Silas, o que me preocupa, não são os técnicos regionais e sim, quando a Mídia começa a elogiar eles e, como temos dirigentes que não entendem de futebol, não será surpresa se um deles parar dentro do Papão. Lembra que a pouco tempo o Remo queria o Fran Costa? Te dizer…
– Vale ressaltar, amigo Daniel, que a excepção do Velber, que é reserva, o resto do elenco do SR, foi todo formado pelo Sebastião Rocha.
CurtirCurtir
Esse timeco vai levar e peia do LEAO, fregues com Leao nao tem conversa , e peia.
CurtirCurtir
E mais Gerson, o que vale para uns pode ou não valer pra outros certo? Ontem o Criciúma, como bem disse o nosso amigo Cláudio, ganhou a primeira partida do Chapecoense por 1 a 0. EG, sumido há praticamente dois anos e recentemente contratado pelo Tigre, tal como o Charles Guereiro e segundo a tese do nosso amigo Cláudio, pegou o time catarinense “montado” pelo treinador anterior não é mesmo? Ou não?
CurtirCurtir
Só faltava vc comparar o Criciúma com o SR. O Futebol Catarinense, com o Paraense, hoje. Te dizer… A não ser que vc pense que o Charles no Criciúma, faria o que está fazendo no SR. Te contar, amigo Daniel..
CurtirCurtir
Claudio vc tem razão,, vão acabar trazendo o Charles de volta, te contar! Égua! Aquele Tobias está mais pra boneco de Olinda do que jogador de futebol. E o Andrey, que joga porque é filho do Jopércio Coutinho, diretor do Paysandu. Foi só sair o Sandro e o Potyguar que o time morreu e ainda tem gente querendo só prata de casa. No ano passado fizeram uma campanha pra tirar o Zeziel, foi ele sair e o time desandou, tem gente de mais dando teco.
CurtirCurtir
O campeonato é de um nível tão fraco, que até treinador de pelada se destaca.
CurtirCurtir
Menos o Sergio cosme que nem no meio de tantas bombas consegue se destacar. Ou melhor, ele se destaca sim negativamnete é claro.
CurtirCurtir
E porque não despacham o homem ? Será que que o motivo é não ter perdido para o Remo?
CurtirCurtir
Dos tópicos, o ultimo é a pura verdade…..rsrs
CurtirCurtir
No mais, parabens ao Pedro….onde é ”os comes e bebes” ? rsrrs
CurtirCurtir
Sem tirar os méritos do Charles Guerreiro, mas no jogo contra o Independente, o jogadores do SR tinham um incentivo a mais: $$$$. As pendências salarias foram acertas e o dinheiro foi colocado na conta dos jogadores um ou dois dias antes do jogo.
CurtirCurtir
ALÔ GN,
onde é o 0800, e parabéns ao Pedro que por coincidência é o nome do meu filhão de nº 2.
CurtirCurtir
Bom dia Gerson Nogueira e amigos do Blog;
Quanto ao foco da coluna só não concordo com a afirmativa de que o CG, está se tornando especialista montando times para consumo interno, penso exatamente o contrário, se montar um time como o dado ao Sérgio Cosme, o BICOLOR AMAZÔNICO JÁ ESTARIA FESTEJANDO O TRI CAMPEONATO, com um time entrosado e pronto para a terceirona, com alguns reforços, claro, mas, isso agora é passado, o Charles Guerreiro está na crista da onda, comandando o Pantera Santareno eo GRANDE BICOLOR AMAZÔNICO, descendo a ladeira, sob o comando do senil Sérgio Cosme; apesar do sofrimento de torcedor, ainda dá prá mandar um recado pro aLOPrado “BEM FEITO!!!! PREFERISTES PRESTIGIAR DO DIDI, pano preto e puxador de Tapete, na perlenga com o Charles Guerreiro, o que abriu a porta prá contratação desse traste chamado Sérgio Cosme.
Presidente Luiz Omar Pinheiro, ” ATUA GESTÃO 2011, À FRENTE DO GRANDE BICOLOR AMAZÔNICO, É UM DESATRE!!!!POR GENTILEZA, ATENDE A SÚPLICA DOS TEUS FAMILIARES E DA NAÇÃO CELESTE AMAZÔNICA:
RASGA FORA!!!
SOOOOOOOME NO TRECHO!!!
VAAAAAAAZA DA VIDA DO GRANDE BICOLOR AMAZÔNICO!!!!!
CHEGA DE TRAPALHADAS!!!!
CurtirCurtir
Silas, respeito sua opinião, mas entendo que – menos por culpa dele e mais pelas condições normais dadas pelos clubes – Charles não resiste às pressões de um campeonato nacional, como ocorreu na Série C 2010.
CurtirCurtir
Concordo GN, não sei se escrevi de forma dúbia, mas, entendo que se os cartolas proporcionarem aos regionais, tanto técnicos quanto jogadores, as condições que dão aos estrangeiros, nosso futebol não estaria na borda do limbo; acompanho a carreira do CG, desde que, surgiu nas categorias de base do GRANDE BICOLOR AMAZÔNICO.
Acredito na capacidade técnica dêle.
CurtirCurtir
CORREÇÕES:
…..PREFERISTE PRESTIGIAR O DIDI……….
Presidente Luiz Omar Pinheiro, ” A TUA GESTÃO……….
CurtirCurtir
Gerson, saio em defesa do Charles Guerreiro, pessoa competente, séria,humilde e acima de tudo trabalhadora. Quando assumiu o São Raimundo o clube era o lanterna na competição, e ao impor sua forma de trabalho juntamente com o Nildo, resgatou a auto estima da equipe, mostrou que tem a equipe nas mãos, e acima de tudo o Charles valoriza o jogador paraense. Foi preciso investirmos num profissional do nosso estado para que o clube viesse a retomar o caminho das vitórias, deixando de lado o fracassado projeto RIO, assim chamado pelo Sebastião, que somente valorizava os atletas tidos como “importados”. Que o São Raimundo sirva de exemplo para os demais clubes, pois aqui, santo de casa faz milagre sim, e tem nome CHARLES GUERREIRO. um abç.
CurtirCurtir
Penso da mesma forma, meu caro Jardel. Charles tem mostrado competência, sim, mas não recebe os devidos louros porque seus próprios conterrâneos seguem presos à ideia de que os “milagreiros” do Sul-Sudeste são geniais só por origem geográfica. O pior é que essa visão míope e provinciana já liquidou diversas vocações de bons profissionais entre nós.
CurtirCurtir
Concordo com vc Gerson! Esse assunto, ano passado foi bastante discutido aqui no espaço. Porém não podemos deixar de elogiar o bom trabalho que está sendo feito pelo C. Guerreiro e, penso que ele está no caminho certo, ate chegar ao estrelato como treinador de futebol, assim como chegou como jogador.
CurtirCurtir
Gerson quem perdeu a classificação pra B no ano passado foi o Charles, com aquela escalação contra o Salgueiro, colocar Da Silva, Aldivan, Tacio, Fernandão e Bruno Rangel em campo, é pra quem é neófito no futebol. Se entra com time certo era classificação na certa, aliás como todos esperavam
CurtirCurtir
Amigo Jardel, sei que vc não respondeu a mim, mas até por ser um crítico do Charles, vou lhe dizer: nunca falei que o Charles não seja uma pessoa séria, humilde, trabalhadora. Sempre falei que ele não tem competência para ser técnico de futebol. Já falei aqui, que o Charles, assim como Flávio Goiano, o Aguinaldo(seu boneco), Andrade(campeão brasileiro série A, pelo flamengo) são excelentes técnicos “BOMBEIROS”. Nunca duvidei que o Charles ao ser contratado pelo SR, iria dar motivação ao elenco desse time. O que contesto desses técnicos bombeiros, é que eles, para comandar um time, aceitam tudo que os dirigentes e jogadores querem, não tem planejamento a curto, médio e longo prazo(esse, então), Não tem organização, Não tem comissão técnica definida, não tem visão de crescimento de um clube e outras coisas mais. Agora é verdade que ele faz o que os dirigentes incompetentes mais gostam: Ganham algumas partidas.
– O Planejamento do Sebastião Rocha, foi perfeito, mas com quase 3 meses trabalhando, a diretoria do SR não conseguiu regularizar muitos jogadores e, pior, o seu melhor jogador, Renato Medeiros. Não deu condições de trabalho a ele, no retorno da equipe a Santarém e, até hoje, continua sem dar, vide a greve dos jogadores, imaginem no 1º turno, como não estavam esses jogadores.
– A grande diferença do Charles para o Tião(como diz o amigo Marcelo), é que um gosta de trabalhar organizado(Tião) e, o outro, trabalha como está(igualzinho o Lúcio Santarém(campeão brasileiro, mas que nunca mais foi lembrado. Porquê?)), vide a bagunça que estava o Paysandu, a quando de sua demissão. Nem todo treinador suporta trabalhar com dirigentes incompetentes. Penso que o Charles veio, para encobrir a incompetência de muitos dirigentes desse time. Aliás, alguns jogadores que o Tião trouxe, pela qualidade, e que já deixaram o SR, nos dá uma idéia de quanto esse elenco estava bem montado.
Essa era a formação do SR, no RJ, quando ganhou da Cabofriense:
São Raimundo: Labilá, Sató(ala, logo, era atacante), Rodolfo, Thiago Jr., Rafael Vieira, Thiago Carvalho, Renato Medeiros, Fernandinho, Da Silva, Leandro Guerreiro e Cesar Algusto.
Uma boa equipe, mas que no 1º turno foi totalmente modificada, por causa da demora na regularização de muitos jogadores, fazendo com que o técnico Tião, se desentedesse com os dirigentes, que são muito encobertos pela mídia, das besteiras que fazem.
– Vale dizer, que o Tião falou, aquilo que treinadores sérios e competentes, como Valtinho e Arthur, já tínham falado desses dirigentes do Pantera. Desculpe, mas não foi mera coincidência.
– É a minha opinião.
CurtirCurtir
Bom pelo que eu entendi Cláudio, para você dos treinadores tidos como “locais” so quem presta, é o Valter Lima(Valtinho) e o Arthur! Te dizer em amigo, o Arthur pelo que fez na Tuna e no próprio São Raimundo, não e digno de ser levado ao patamar nem do João Duarte (ex-treinador do Castanhal) quanto mais dizer que e melhor que o Charles Guerreiro. A única coisa que ainda o credencia à algo, foi quando treinou o Remo, porém conseguio sair pela porta dos fundos mesmo assim. Já no caso do Valtinho, este que era tido, inclusive por muitos da imprensa paraense, como o (lumxemburgo) papa-chibe. Porém o mesmo, o máximo que conseguio, foi vencer um turno de campeonato com o SR, ai foi para o Paysandu, onde chegou com pompas de grande treinador em um grande clube, porém se lascou frente à boa equipe cearense do ICASA e, saiu do clube pela porta dos fundos.
Cláudio, todo mundo tem suas preferências e o seu ponto de vista, que muito das vezes, não se combina com o das outras pessoas. Minha opnião!!!
CurtirCurtir
Só queria saber,onde o amigo Cláudio viu competência no Artur. Olha que aprecio muito os seus comentários,Cláudio,mas essa não dá para engolir. Entre ele e Charles há uma incomparável diferença. Se bem que opinião não é para ser discutida.
CurtirCurtir
Só não foi citato o nome do treinador que montou o plantel: Sebastião Rocha. O Charles está pegando um trabalho iniciado com o Tião. Leandro Guerreiro, Renato Medeiros, os dois zagueiros (muito bons) foram todos trazidos pelo treinador carioca. É só pra fazer justiça que destaco isso.
CurtirCurtir
Sim amigo, é verdade sim! O S. Rocha, foi quem indicou esses jogadores ao S Raimundo amgio, mais isso não quer dizer que, ele seja um otimo treinador e que seja melhor que o Charles. Penso que, ele ate poderia realizar um bom trabalho frente a Pantera, mais de fato não teve essa oportunidade. Já o Guerreiro, foi contratado para seu o lugar e, acabou dando certo, mais também poderia ter dado errado.
Agora muitos aqui falam, que o Charles so pega elencos montados, assim como agora no SR e no ano passado com o PSC. Mais no caso de um treinador de seleção brasileira, onde o treinador tem toda à opção de contar com qualquer jogador brasileiro, que esteja em qualquer clube do Brasil, assim como do exterior, mais mesmo assim ainda tem muitos que conseguem montar fracas equipes, tendo em mãos grandes jogadores para serem convocados.
Dunga, Leão, Falcão, Lazaroni entre outros, essa turma ai, passaram pela seleção sem deixar saudades…
CurtirCurtir
Amigo Cláudio,vc não conhece a nossa realidade, demos todo o suporte para o Sebastião trabalhar, infelizmente o mesmo não conseguiu os resultados esperados ,lembrando que o mesmo desde que assumiu ainda na série c, o clube desceu ladeira abaixo. Acreditamos no seu “projeto” e fizemos um investimento nunca feito antes, ocasionando ao clube despesas desnecessárias como frisou o amigo Gerson. A política errônea implantada pelo Sebastião,era que jogador regional não tinha compromisso com o clube e que a solução seria “importar” jogadores do eixo sul-sudeste. Com essa tese, era assim que ele colocava, parte da diretoria acreditou, até travarmos uma batalha para que os responsáveis pela vinda do mesmo ao clube, percebessem que o fomoso projeto RIO tinha fracassado. A vinda do Charles e sua comissão técnica, na qual estão inseridos NILDO, NICOLAU BARROS e RONALDO, foi bastante benéfica para o clube,os números estão aí para comprovar,destarte os problemas financeiros que o clube atravessa, consequência ainda da era SEBASTIÃO. E digo mais Claudio, o Charles sabe impor sua metodologia de trabalho, infelizmente não é reconhecido por ser paraense. um abç.
CurtirCurtir
Ok, amigo Jardel, agradeço a atenção. Agora, tenho opinião bem diferente do amigo. Espero que o SR consiga seus objetivos. Grande abraço.
CurtirCurtir
Ao Charles todos os méritos. Quanto ao EG ganhou a 1a em casa, lá em Chapecó a história é diferente. Amigo Cláudio, essa voce não tem como justificar. Charles é o cara que o LOP trocou pela incompetência do SC.
CurtirCurtir
Esses timinhos pequenos que nem se classificam para as semi finais nao vao ter nem chance na final com o LEAO.
CurtirCurtir
cara não te iluda ,pois teu timeco é tão fraco quanto o meu papão ,seu sofredor .e não é melhor que são raimundo , cametá e galo elétrico nem pensar !!!Kkkk abre o olho pra realidade 1!!!
CurtirCurtir