Remo oficializa a contratação de Pikachu e busca outros reforços

A diretoria do Clube do Remo oficializou nesta quarta-feira, 31, a contratação de Yago Pikachu, que defendeu o Fortaleza nas últimas cinco temporadas. Pelo Leão do Pici, o meia-atacante atuou em 286 partidas. Foi o time que mais defendeu, marcando 61 vezes e dando 35 assistências, além de conquistar duas Copas do Nordeste e três Campeonatos Cearenses.

Antes, Pikachu jogou 253 partidas com a camisa do Vasco, tornando-se o jogador que mais vestiu a camisa do clube carioca em todo o século 21. Revelado no Paysandu, onde jogou desde o Sub-15, Pikachu estreou pelo profissional em 2012 e atuou em quatro temporadas no time principal, onde fez 220 jogos, 62 gols e conquistou um Campeonato Paraense. Deixou o clube em 2015.

A transação entre Remo e Pikachu começou a se desenhar com o rebaixamento do Fortaleza à Série B. Como tinha contrato prestes a vencer, o jogador ficou livre no mercado. Recebeu propostas de dois clubes da Série A e de um time estrangeiro, mas optou pela oferta feita pelo Remo. Nas redes sociais, o torcedor azulino se divide entre a desconfiança pela ligação do jogador com o maior rival e memes zoando a torcida alviceleste.

Em 2018, durante entrevista ao extinto programa Bolívia Talk Show, do canal Desimpedidos, Pikachu foi questionado sobre qual seria o clube em que ele não jogaria “de jeito nenhum”. “Só no Remo, eu acho”, afirmou. O apresentador da atração, Bolívia, reforçou a pergunta: “No Remo não jogaria de jeito nenhum?”. E Pikachu respondeu: “Não. Não jogaria no Remo, não”.

A diretoria do Remo confirmou, nesta quinta-feira (01), que o contrato com Pikachu terá duração de dois anos, encerrando-se em dezembro de 2027. Em nota, o clube anunciou a contratação:

“O Remo oficializa a informação que tomou conta do noticiário esportivo nos últimos dias! Yago Pikachu vai vestir o manto azul marinho. O jogador volta ao Pará após grande experiência em clubes como Vasco, Shimizu S-Pulse do Japão e Fortaleza. No currículo soma 3 títulos cearenses, 1 carioca e duas Copas do Nordeste.O jogador tem hoje 33 anos e chega para ajudar a equipe no setor ofensivo com características de meia, assim como ponta-direita. Serão 2 anos de contrato”.

POKÉMON

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o Remo fez referência ao apelido do atleta ao mostrar uma “Pokébola” – item icônico do anime Pokémon, cujo personagem mais famoso é o Pikachu – transitando do estádio da Curuzu para o Baenão. De forma metafórica, a peça sugere o “pulo do muro” entre os dois maiores rivais do futebol paraense.

OUTROS REFORÇOS

O Remo anunciou na terça-feira (30) a contratação do volante Zé Ricardo, de 26 anos, como reforço para a temporada 2026. Natural do Rio de Janeiro, o novo reforço iniciou na base do Fluminense, sendo emprestado para o Boavista, onde teve duas passagens. Zé Ricardo ainda passou por Londrina, Goiás e Tombense. Em 2024, se transferiu para o futebol japonês, atuando por Kawasaki Frontale e Shonan Bellmare.

Outro reforço é o atacante Carlinhos, cedido pelo Flamengo por empréstimo. Ele esteve no Vitória em 2025, sem grande destaque. Como não será aproveitado pelo rubro-negro baiano na próxima temporada, foi liberado. Carlinhos ficará no Remo até o fim de 2026, quando termina seu contrato com o Flamengo. O clube paraense pagará o salário do jogador.

O Remo negocia com o Grêmio o empréstimo do lateral-direito João Lucas. Tudo indica que a transação já foi finalizada, mas o jogador não foi anunciado pelo Remo. O contrato de João Lucas seria por um ano, até o final de 2026. Ele tem vínculo com o Grêmio vai até o final de 2027.

Na busca por zagueiros para fortalecer o setor defensivo na Série A, o Remo analisa a contratação de Thalisson, que disputou a última Série B do Brasileiro pelo Paysandu. O jogador pertence ao Coritiba, com quem tem contrato até 2027.