Hip Hop da Amazônia: I Copa Paraense de Rimas faz seletivas em Belém

O Campeonato reúne os melhores da rima no Pará e promove a grande final em agosto

A cultura de rua amazônica ganha voz, palco e potência com a primeira Copa Paraense de Rimas, novo projeto da tradicional Batalha de São Brás, o maior movimento de hip-hop do Pará. O festival estadual de freestyle rap realizou seleções em Belém nesta quarta-feira (11), na praça Dalcídio Jurandir, na Cremação, com entrada gratuita.

A Copa é uma expansão da icônica Batalha de São Brás , maior movimento de hip hop do Pará, criada em 2013. Pela primeira vez, o projeto ganha dimensão estadual, com seletivas em 16 cidades e uma grande final marcada para o dia 23 de agosto, em Belém. A iniciativa fortalece a cena do rap de improviso e valoriza a arte produzida na Amazônia, colocando os holofotes sobre a potência cultural da juventude nortista.

“A Copa Paraense de Rimas é mais do que um campeonato de identidade — é uma afirmação da nossa. O rap feito na Amazônia carrega nossas águas, florestas e favelas. É discurso ambiental e ferramenta de transformação social”, destaca o rapper e produtor cultural Daniel ADR , idealizador do projeto. 

Semana de formação gratuita na Usina da Paz

Além das batalhas de rima, a Copa promove um verdadeiro festival de cultura de rua , com oficinas, cursos, ações sociais e apresentações de artistas locais e nacionais. Nesta semana, Belém também recebe uma programação formativa gratuita , até 11 de junho, na Usina da Paz do Guamá, em Belém.  Chamado de Laboratório de Rima e Resistência, o ciclo formativo traz aulas práticas sobre produção de conteúdo, poesia falada, comunicação comunitária e empoderamento feminino no hip-hop. As oficinas acontecem no auditório da UsiPaz. Para participar, basta comparecer ao local. Mais informações no perfil @batalhadesaobras no Instagram ( https://www.instagram.com/batalhadesaobras/ ). 

Ao todo, 16 MCs serão classificados para a grande final. Cada seleção é uma vitrine de talentos que emergem das periferias e territórios esquecidos, reafirmando o rap como linguagem de denúncia, criação e pertencimento. Toda a jornada será registrada em um meio-metragem documental , prevista para estrear ainda este ano, em sintonia com a COP30 , conferência climática da ONU que será realizada em Belém.

PRÓXIMAS SELETIVAS

  • 14/06 – Castanhal e Aveiro
  • 15/06 – Ananindeua
  • 21/06 – Capanema e Barcarena
  • 22/06 – Marabá
  • 23/06 – Parauapebas
  • 28/06 – Itupiranga e Conceição do Araguaia
  • 29/06 – Tucuruí
  • 04/07 – Altamira
  • 15/07 – Breves
  • 16/07 – Última vaga por curadoria
  • Final: 23/08 – Belém (local a confirmar)

A entrada é gratuita em todas as etapas. Acompanhe a programação completa nas redes da Batalha de São Brás e nos canais oficiais do projeto ( https://www.instagram.com/batalhadesaobras/ ).

O câmbio e a queda no preço dos alimentos

Não foi demanda, não foi déficit fiscal nem uma dessas parolagens de mercado. Foi o câmbio, estúpidos! Bastou a valorização do real para cessar a pressão sobre os alimentos. Confira na tabela abaixo. Basta pegar os produtos que compõem a alimentação no domicílio e calcular a taxa mensalizada para 1, 3, 6 e 12 meses. O cálculo consiste em pegar o acumulado do período e calcular para um mês.

Confira a carne. No acumulado de 12 meses, a taxa mensal equivalente foi de 1,83%. No último mês caiu para 0,97%. Aves e ovos estavam em 0,67% no mensalizado de 12 meses. Caíram para -0,17%.

Datafolha segue registrando favoritismo de Lula, diz professor e pesquisador da UFMG

Do DCM

Apesar de registrar a pior avaliação de seus três mandatos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém um nível de aprovação que pode sustentá-lo na disputa pela reeleição em 2026. É o que indica a mais recente pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (12) pelo jornal Folha de S.Paulo. Segundo os dados, 46% dos entrevistados afirmam aprovar o desempenho de Lula como presidente, enquanto 50% desaprovam e 4% não souberam responder.

Na avaliação sobre o governo, 28% consideram a gestão como ótima ou boa, 31% a classificam como regular e 40% avaliam como ruim ou péssima. A margem de oscilação em relação à pesquisa anterior, de abril, é pequena: naquela ocasião, 29% consideravam o governo ótimo ou bom, e 38% o avaliavam como ruim ou péssimo.

Para o cientista político Dawisson Belém Lopes, professor e pesquisador da UFMG, os números são bons para Lula. “O Datafolha segue registrando um nível de aprovação ao governo que é compatível não apenas com a reeleição, mas também com certo favoritismo de Lula na disputa de 2026. 46% dá-lhe um respeitável patrimônio eleitoral. Não é impossível, mas é difícil de derrubar”, disse no X.

O desafio do governo, no entanto, permanece: melhorar a percepção da população sobre os resultados concretos da gestão até o próximo pleito.

Inédito, Mundial de Clubes será disputado em 11 cidades norte-americanas

O Mundial de Clubes da Fifa 2025 tem início neste sábado (14), com a partida de abertura entre Al Ahly e Inter Miami. Pela primeira vez com 32 equipes, o torneio contará com 63 jogos disputados em 11 cidades-sede espalhadas pelos Estados Unidos, funcionando também como teste logístico para a Copa do Mundo de 2026.

Miami é uma das sedes com mais destaque no Mundial de Clubes de 2025 por ser a primeira a receber jogos do torneio. O Inter Miami estreia na competição, em jogo isolado contra o Al-Ahly, no dia 14 de junho. Além da partida de abertura, a cidade também sediará jogos de Fluminense, Palmeiras, Bayern de Munique e Real Madrid no Hard Rock Stadium.

Localizada no estado de Washington, no noroeste dos Estados Unidos, Seattle é conhecida por sua forte cena tecnológica, musical e paisagens naturais deslumbrantes. Lumen Field, casa do Seattle Sounders, será palco de um jogo do Botafogo no Mundial de Clubes 2025. O estádio tem capacidade para mais de 68 mil torcedores. Seattle promete clima empolgante e ótima estrutura para receber o torneio.

Los Angeles será uma das sedes do Mundial, oferecendo não apenas partidas emocionantes, mas também uma infinidade de opções para os visitantes aproveitarem entre os jogos. O Botafogo disputará duas partidas da fase de grupos no Rose Bowl, tornando Los Angeles um destino chave para os torcedores alvinegros.

Orlando, na Flórida, é um dos destinos turísticos mais populares do mundo, famosa por parques temáticos como Disney e Universal. Além do entretenimento, a cidade oferece excelente infraestrutura e clima ensolarado. No Mundial de Clubes 2025, sediará jogos no Camping World Stadium e no Inter&Co Stadium. O Flamengo jogará uma partida da fase de grupos na cidade, movimentando a torcida rubro-negra.

Atlanta, capital da Geórgia, é uma metrópole vibrante e cheia de história, conhecida por sua cultura sulista moderna e importância econômica nos EUA. No Mundial de Clubes 2025, Atlanta será palco de partidas de Chelsea, Inter Miami e Manchester City, no imponente Mercedes-Benz Stadium. Com forte presença esportiva e excelente estrutura, Atlanta promete ser uma das sedes mais animadas do torneio.

Nashville, a capital do Tennessee, é famosa por sua rica cena musical e atmosfera acolhedora do sul dos Estados Unidos. Durante o Mundial, a cidade receberá jogos no GEODIS Park, oferecendo uma experiência vibrante tanto dentro quanto fora de campo. Combinando futebol de alto nível e cultura local única, Nashville será uma sede marcante no torneio.

Charlotte, a cidade mais populosa da Carolina do Norte, será uma das sedes do Mundial de Clubes 2025 e promete oferecer uma atmosfera vibrante aos torcedores. Conhecida como um importante centro financeiro dos Estados Unidos, Charlotte combina modernidade com tradições sulistas. Os jogos serão disputados no Bank of America Stadium, casa do Charlotte FC e do Carolina Panthers (NFL), e incluem quatro partidas, entre elas duas das oitavas de final.

Conhecida como a “Queen City”, Cincinnati será uma das sedes do Mundial de Clubes 2025, oferecendo aos visitantes uma combinação de tradição esportiva, arquitetura histórica e uma vibrante cena cultural. Localizada no estado de Ohio, a cidade tem forte ligação com o beisebol e o futebol americano, mas vem ganhando destaque também no futebol com o FC Cincinnati. Os jogos do torneio serão disputados no moderno TQL Stadium, casa do clube local e um dos estádios mais elogiados da MLS.

A capital dos Estados Unidos, Washington, D.C., será uma das sedes mais conhecidas da competição, combinando o clima de grandes decisões do futebol com sua rica herança histórica e cultural. Repleta de museus, monumentos icônicos e uma intensa vida política, a cidade oferece uma experiência única aos torcedores. As partidas serão disputadas no Audi Field, estádio moderno e casa do D.C. United, que foi fundado em 2018.

Com forte tradição esportiva e rica importância histórica para os Estados Unidos, Filadélfia, na Pensilvânia será palco de grandes confrontos, incluindo pelo menos dois jogos do Flamengo, além de outras seis partidas. As partidas acontecerão no Lincoln Financial Field, moderno estádio que também abriga o Philadelphia Eagles, da NFL.

Berço de cultura, economia e esportes, Nova York — junto com o estado vizinho de Nova Jersey — será uma das sedes do Mundial de Clubes da FIFA 2025. A região abriga o imponente MetLife Stadium, localizado em East Rutherford, que receberá nove partidas do torneio, incluindo duelos de Palmeiras, Fluminense, Borussia Dortmund e a grande final da competição.

(Com informações do Lance!)