POR GERSON NOGUEIRA
A sessão de gravação de “Day Tripper” foi feita nos estúdios da BBC nos idos de 1968 e incluída em incontáveis discos piratas dos Beatles na era pré-streaming e de internet ainda iniciante. É impressionante a alegria e o vigor de Jimi neste clássico da banda inglesa, composto por Lennon-McCartney – ambos amigos de farra do guitarrista pelas ruas de Londres nos feéricos anos 60/70.
Fanzaço dos Beatles (e de Bob Dylan), Hendrix fez cover ao vivo de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” em tempo recorde – um dia depois do lançamento oficial da obra-prima. No início desta gravação, é possível ouvir o dedilhado do riff de “I Want To Tell You”.
O arranjo mantém fidelidade à canção original, mas a guitarra áspera e crua de Hendrix acaba dando um tom punk rock à versão, enriquecida pelos vocais que unem talvez pela primeira vez os músicos Noel Redding (baixo) e Mitch Mitchel (bateria) do The Jimi Hendrix Experience.

“Day Tripper” foi lançada originalmente pelos Beatles no single que trazia “We Can Work It Out” como lado B, em dezembro de 1965. O termo ‘day tripper’ pode significar a saga de alguém que busca experiências rápidas e sem compromisso, uma espécie de turista de um dia que não se aprofunda nas coisas da vida. A expressão ‘one way ticket’ reforça essa ideia de algo temporário, sem retorno.