
Quatro partidos anunciaram apoio ao candidato Igor Normando (MDB) no segundo turno da eleição para a Prefeitura de Belém, unindo-se contra a candidatura do bolsonarista Delegado Éder Mauro (PL). O primeiro a se manifestar foi o Psol, através de sua executiva municipal. O partido do prefeito Edmilson Rodrigues, derrotado no primeiro turno, declarou um “apoio crítico” ao candidato do MDB. Não se sabe, porém, se Edmilson irá se pronunciar a respeito. Outros partidos que manifestaram apoio formal a Igor foram PT, PCdoB e Rede Sustentabilidade, desenhando um arco de alianças das forças progressistas da capital paraense em torno do candidato do MDB.
As direções municipal e estadual do Psol se pronunciaram na terça-feira à noite, declarando apoio crítico ao candidato Igor Normando. Abaixo, a nota psolista:
“Estamos em um momento crucial, e a escolha que se aproxima vai muito além de uma simples eleição. Trata-se de decidir o futuro que queremos para a nossa cidade, e também, para o nosso país. As forças que teremos que enfrentar agora tentam recuperar espaço no Brasil, também através de Belém, e sabemos o que isso significa: retrocesso, violência, desigualdade, exclusão e desrespeito à vida e ao meio ambiente. A extrema-direita, que já trouxe tanto sofrimento ao Brasil, tenta novamente se erguer. Não podemos permitir que isso aconteça. É por isso, após muita reflexão, que nós do Partido Socialismo e Liberdade, decidimos declarar apoio a Igor Normando no segundo turno. Este apoio se dá porque reconhecemos a importância de manter nossa cidade alinhada com o projeto do governo federal, liderado pelo presidente Lula, que tanto fez e continua fazendo pelo povo brasileiro. O compromisso de Lula com a justiça social, com a luta contra a fome e a desigualdade, com inclusão dos mais pobres, precisa ecoar também em Belém. É nessa direção que consideramos de fundamental importância a nossa decisão. Deixamos claro que nosso apoio não é incondicional. Não ocuparemos cargo no novos governo, fazemos isso com o compromisso de que continuaremos sempre vigilantes. Este é um apoio estratégico, uma escolha para impedir que forças reacionárias utilizem nossa cidade como um trampolim para o retrocesso em todo o país. Neste sentido, as Executivas Estadual e Municipal de Belém reunidas conjuntamente, resolvem apoiar no 2° turno o candidato Igor Normando de forma crítica e programática.”
PARTIDO DOS TRABALHADORES
O PT, em nota conjunta da Direção Municipal e da Direção estadual do partida, expedida na terça-feira (8), anunciou sua adesão a Igor. “A polarização do segundo turno das eleições em Belém nos coloca em confronto com um projeto que representa a destruição do ideário de nação iniciado em 2003, a liquidação dos direitos sociais e econômicos da grande maioria da população e o incentivo ao ódio e à intolerância como método de disputa política. Trata-se de uma disputa pela defesa da democracia contra o autoritarismo, pela civilização contra a barbárie, pela preservação dos direitos sociais e pela manutenção do governo nacional de reconstrução do Brasil”.
Acrescenta ainda a nota do Partido dos Trabalhadores: “Dessa forma, reiteramos a necessidade de unificarmos todos os setores democráticos e antifascistas de Belém para defendermos as liberdades democráticas e o povo belenense. Assim, acolhendo os pontos centrais do nosso programa de governo, como o Bora Belém e o Terra da Gente, deliberamos apoiar a candidatura de Igor Normando no segundo turno da eleição para a Prefeitura de Belém”.
CONTRA AS MILÍCIAS
O PCdoB, através de sua Comissão Política Estadual, informou que no segundo turno apoia Igor Normando para prefeito de Belém. “O PCdoB sai do primeiro turno da eleição em Belém colhendo uma grande vitória: elege Rodrigo Moraes vereador. Voltaremos a ter na Câmara Municipal um mandato comprometido com a luta do povo, com a classe trabalhadora e identificado com um projeto nacional de desenvolvimento. No primeiro turno, lutamos pela reeleição de Edmilson Rodrigues. A cidade que foi palco da Cabanagem não pode ficar à mercê das milícias e de seus defensores”.
A nota do PCdoB acrescenta que: “No segundo turno, o PCdoB lutará pelo futuro de Belém, pela democracia, por regularização fundiária e pela política de habitação popular, fortalecendo o Minha Casa, Minha Vida. O PCdoB apoia e se dedicará pela vitória de Igor Normando para prefeito. Igor é uma liderança jovem e com experiência, demonstrou em sua atividade política desde sua juventude, no movimento estudantil, compromisso com o povo”.
REDE SUSTENTABILIDADE
Em mensagem divulgada na noite de terça-feira, 8, o partido Rede Sustentabilidade manifestou apoio à candidatura de Igor Normando no segundo turno da eleição em Belém. “A escolha do próximo prefeito transcende a uma mera eleição local, refletindo um debate de fundo sobre o futuro que desejamos para nossa cidade, para nosso Estado e para o nosso país. Diante da ameaça que a extrema-direita representa, do perigo à democracia, aos direitos humanos, ao meio ambiente e à moralidade pública, o partido REDE Sustentabilidade declara seu apoio à candidatura de Igor Normando (MDB)”.
“Nosso apoio é estratégico e programático, pois reconhecemos a importância de colocar nossa cidade em sintonia com o governo federal, liderado pelo presidente Lula, que tem se dedicado a combater a fome, a desigualdade e a marginalização dos mais vulneráveis. O partido REDE Sustentabilidade se compromete a contribuir afirmativamente para que a administração de Igor Normando assuma um compromisso claro com o meio ambiente, com a sustentabilidade e com o combate à crise climática. Estamos dispostos a contribuir com ideias e com nossa força militante para garantir que as promessas de inclusão e atenção ao meio ambiente sejam cumpridas”.
