POR GERSON NOGUEIRA
Lendário show de Eric Clapton no Royal Albert Hall, em Londres, em 1990, para confirmar ao mundo que era de fato (e direito) o melhor entre os maiores domadores de guitarra de todos os tempos. A exibição de destreza e talento em “Pretending” (Fingindo), com dois solos matadores, comprovam essa verdade. O fato é que Mr. Slowhand pontificou absoluto no cenário do blues rock no período dos anos 80 aos 90, ostentando bandas de apoio portentosas.
Aqui ele aparece ao lado de alguns de seus mais costumeiros asseclas de palco e estúdio: Greg Phillinganes (teclados), Nathan East (baixo) e Steve Ferrone (bateria), todos músicos admiráveis. Uma cozinha afinadíssima naquele que é possivelmente o show mais impecável de um artista que sempre se notabilizou por apresentações tecnicamente perfeitas.
Quando subiu ao palco do Royal Albert Hall, Eric estava há apenas dois meses do lançamento do álbum “Journeyman” (1989), cuja primeira faixa é justamente “Pretending”. O disco foi saudado à época como um retorno dele à sobriedade após um período turbulento de drogas e álcool. O êxito do trabalho, produzido por ninguém menos que Phil Spector e com um punhado de hits poderosos, devolveu Eric à sua melhor forma, para felicidade geral da nação roqueira.