Rock na madrugada – Oasis, “Acquiesce”

POR GERSON NOGUEIRA

No dia em que a imprensa inglesa noticia que o Oasis pode voltar para dois ou três shows, vale relembrar aqui um dos grandes momentos criativos da banda dos irmãos Gallagher. A interpretação de “Acquiesce” no célebre show realizado em Wembley, em 2000, é um dos pontos altos da conexão entre Liam e Noel – sim, eles tiveram momentos de boa convivência musical.

Noel canta trechos da canção com visível alegria e convicção, ao contrário do que se veria depois, à medida que o relacionamento entre eles se deteriorava. Lançada em 1995, no álbum The Masterplan, “Acquiesce” (Aquiescer) trata de renúncia, compreensão, consentimento. Tudo o que os irmãos precisariam para manter viva a parceria.

O fim da banda, em 2009, resultante de brigas e discordâncias musicais entre Noel e Liam, mostrou que “Acquiesce” pode ter ficado pelo caminho, mas transformou-se com o tempo em uma das mais empolgantes canções do grupo de Manchester, principalmente em shows.

A letra é reveladora daqueles tempos ainda relativamente tranquilos:

“Espero que eu possa dizer as coisas que eu gostaria de ter dito/Para cantar para minha alma dormir e me levar de volta para a cama/Você quer estar só quando, em vez disso, nós poderíamos estar vivos/Porque nós precisamos um do outro/Nós acreditamos um no outro/E eu sei que nós vamos descobrir”.

Pelo significado e importância, a canção deve ser uma das escolhidas para os shows de retorno do Oasis em 2025. Segundo o jornal The Sunday Times, as apresentações irão acontecer durante o verão britânico, no estádio de Wembley, em Londres, e no Heaton Park, em Manchester. Os irmãos não se apresentam juntos desde agosto de 2009, quando tocaram no V Festival, em Stafford. Há também a possibilidade de um show no festival de Glastonbury.

Deixe uma resposta