
POR GERSON NOGUEIRA
No jogo mais aleatório do ano, o Remo derrotou o Caxias por 4 a 2 nesta segunda-feira à noite, no estádio Centenário, em Caxias (RS), pela 12ª rodada da Série C do Brasileiro. A neblina tornou a transmissão do jogo uma verdadeira aventura visual, mas em campo o Leão teve uma atuação segura na defesa e determinada no ataque, abrindo vantagem desde o 1º tempo.
Em bola cruzada por Marco Antônio na área do Caxias, o zagueiro Bruno Bispo desviou de cabeça para abrir o placar logo aos 6 minutos. O time da casa tentou reagir, mas a zaga remista estava firme e segurou a pressão. O segundo gol veio aos 19′, o meia Pavani disparou um chute de longa distância e acertou o ângulo direito da trave do Caxias. Um golaço.
O Caxias seguiu pressionando e quase diminuiu nos minutos finais. Marcelo bateu falta e a bola acertou o travessão de Marcelo Rangel. O goleiro remista acabou se lesionando e foi substituído por Léo Lang no intervalo.
Nem bem o jogo recomeçou e o Caxias marcou o primeiro gol, com Gabriel Silva. Ele chutou da entrada da área e encobriu o goleiro remista, aos 4 minutos. Aos 13′, pênalti para o Caxias. A bola desviou na mão de Rafael e o árbitro assinalou a infração. Álvaro cobrou, Léo Lang defendeu parcialmente, mas Galván empurra para as redes. O árbitro anulou o gol, apontando invasão da área na cobrança da penalidade.
Aos 29′, Kelvin foi substituído por Ronald e o Remo ganhou qualidade e rapidez nos contra-ataques. Apesar da pressão do Caxias, o Leão se protegia bem. Aos 42′, Ronald avançou pela esquerda e cruzou na medida para Jaderson fazer o terceiro gol, escorando para o fundo das redes. Para espanto geral, o árbitro deu 17 (depois, mais 2) minutos de acréscimos.
O time da casa se lançou ao ataque e conseguiu diminuir, aos 51′. Vitor Feijão chutou, a bola desviou e sobrou para Álvaro finalizar para o gol. Ainda assim, o Remo não se acomodou. Aos 63′, Ronald pressionou o goleiro, ficou com a bola e marcou 4 a 2, fechando em definitivo o marcador. Ronald foi um dos melhores da equipe remista, juntamente com Pavani e Jaderson.
Uma vitória importante, que deixou o Remo em 10º lugar, com 16 pontos, a seis pontos de se livrar do risco de rebaixamento. O próximo jogo será contra a Ferroviária, em Mirassol (SP), na segunda-feira (15).
