Rock na madrugada – Oasis, “Wonderwall”

POR GERSON NOGUEIRA

Como várias outras músicas do Oasis, Wonderwall tem muito a ver com os Beatles, influência assumida do grupo, cujo auge ocorreu na década de 1990. Wonderwall talvez seja o mais popular, geralmente tocada por pessoas aprendendo a tocar violão. A letra é meio enigmática, mas a palavra faz referência a um dos lançamentos da carreira solo de George Harrison: Wonderwall Music, trilha sonora de um filme chamado Wonderwall (1968). O longa é sobre um voyeur que espia uma mulher através de buracos na parede – o tal do “muro das maravilhas” do título.

A palavra “wonderwall” foi usada como menção ao ao álbum de George, mas eles não a usaram para significar nada em particular. À revista Rolling Stone, o vocalista Liam Gallagher tentou explicar: “Wonderwall pode ser qualquer coisa. É apenas uma palavra bonita”.

A verdade é que a balada pontuada por guitarras encaixou muitíssimo bem no repertório de (What’s the Story) Morning Glory? (1995), segundo álbum de estúdio do Oasis. Dez anos depois de lançado, em 2005, o single ocupava a posição #99 dos mais vendidos do Reino Unido, e segue até hoje como uma das músicas mais populares do rock britânico dos anos 90.

Após ter escrito a canção, Noel Gallagher deu a Liam a opção de cantar outra música de sua autoria, “Don’t Look Back in Anger”. Liam optou por Wonderwall e Noel acabou cantando “Don’t Look Back in Anger”, outro clássico do Oasis. 

Liam já acusou o Green Day de ter “roubado” o trecho inicial de seu hit “Boulevard of Broken Dreams”, com boa dose de razão. Os acordes de abertura são parecidíssimos.

Papão conquista primeira vitória na Série B derrubando o América-MG na Curuzu

Saiu finalmente a primeira vitória do PSC na Série B deste ano, e veio com luta e vibração. A equipe derrotou por 2 a 0 o América-MG, que era o último invicto da competição. Com atuação vibrante no segundo tempo, o Papão superou a troca de passes do Coelho e marcou inicialmente com Val Soares, pegando de fora da área, e Esli García, que driblou um zagueiro e mandou no canto esquerdo do goleiro Dalberson.

No primeiro tempo, o América foi melhor nos primeiros 20 minutos, chegando a mandar uma bola na trave em chute de Alê. Depois, no minuto final da primeira etapa, Adyson também acertou o travessão de Matheus Nogueira com um disparo da entrada da área. Um retrato da boa atuação do visitante nesta etapa é que finalizou 9 vezes, contra 3 do PSC.

O Papão voltou para o segundo tempo com maior disposição ofensiva e conseguiu sufocar a equipe mineira desde os primeiros minutos, com boas atuações de João Vieira, Juninho e Edinho. O golaço de Val Soares deu maior tranquilidade ao time, que seguiu no ataque, buscando ampliar a vantagem. E isso se materializou com outro golaço, marcado por Esli García na metade do 2º tempo.

Quase ao final do confronto, Ruan Ribeiro roubou uma bola na entrada da área e lançou Nicolas, que sofreu pênalti. O próprio atacante foi cobrar, mas o goleiro Dalberson defendeu. Edinho e Jean Dias ainda criaram outras chances de gol. O jogo terminou com total domínio do PSC, justificando a primeira vitória na competição.

Com o resultado, o PSC deixou a vice-lanterna e pulou para 16ª posição. O próximo jogo será na segunda-feira, 10, contra o Sport em Recife.