Rock na madrugada – Joan Jett & Foo Fighters, “Bad Reputation”

POR GERSON NOGUEIRA

Nobre representante do pelotão feminino do rock, Joan Jett brilhou nos anos 70/80, junto com as companheiras de Runaways, em pleno alvorecer do punk rock. Ganhou respeito nos meios musicais e foi considerada pela revista Rolling Stone uma das melhores guitarristas de todos os tempos. A canção I Love Rock’n’Roll atingiu o 1º lugar da Billboard.

Outro clássico de Joan é Bad Reputation (1890), aqui em versão ao vivo no programa de David Letterman, em 2011, com o Foo Fighters de David Grohl como banda de apoio. Quatro guitarras ligadas no máximo volume para dar a dimensão exata de importância desta canção, uma das mais pedidas em shows.

“Não dou a mínima pra minha má reputação / O mundo está em apuros, não tem comunicação / E todo mundo pode dizer o que quiser / E não vai melhorar nunca, só pra você saber / Então por que eu vou ligar pra minha má reputação se não tem jeito?”

O estilo selvagem fez de Joan uma figura associada sempre à rebeldia, desde que ajudou a fundar em 1975 o grupo The Runaways, banda só de garotas. Fonte inspiradora de toda uma geração do punk feminista, virou um ícone pop. Em 2010, no filme biográfico The Runaways, foi interpretada pela atriz Kristen Stewart. Miley Cyrus, fã e agora amiga de Joan, toca uma versão de “Cherry Bomb” em seus shows.

Aos 65 anos, de ânimo renovado, Joan parece longe da aposentadoria. Desse modo, segue os passos de ídolos seus, como Iggy Pop, Rolling Stones e The Who.

Deixe uma resposta