O passado é uma parada

Melhores momentos de Brasil 3 x 0 Argentina, na Copa do Mundo de 1982, na Espanha. O Brasil tinha um timaço e Diego Maradona estreava em Copas do Mundo. Foi um passeio da Seleção de Telê, que depois seria eliminada na fatídica partida do Sarriá contra a Itália, por 3 a 2.

Craque do traço e defensor da democracia, Ziraldo morre aos 91 anos

Morreu neste sábado, 6, aos 91 anos, o cartunista, desenhista e escritor Ziraldo, criador de personagens como os de “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”. A informação foi confirmada pela família do desenhista na tarde deste sábado (6). Ziraldo morreu dormindo, quando estava em casa, em um apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio, por volta das 15h.

Também chargista, caricaturista e jornalista, ele foi um dos fundadores nos anos 1960 do jornal “O Pasquim”, um dos principais veículos a combater a ditadura militar no Brasil.

Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga (MG), onde passou a infância. Mais velho de uma família com sete irmãos, foi batizado a partir da combinação do nome da mãe (Zizinha) com o nome do pai (Geraldo). Leitor assíduo desde a infância, teve seu primeiro desenho publicado quando tinha apenas seis anos de idade, em 1939, no jornal “A Folha de Minas”.

O desenhista e cartunista Ziraldo, em momento de trabalho, em foto de arquivo de 18 de maio de 1969. — Foto: IARLI GOULART/ESTADÃO CONTEÚDO

O desenhista e cartunista Ziraldo, em momento de trabalho, em foto de arquivo de 18 de maio de 1969. — Foto: IARLI GOULART/ESTADÃO CONTEÚDO

Iniciou a carreira nos anos 1950, na revista “Era uma vez…”. Em 1954, passou a fazer uma página de humor no mesmo “A Folha de Minas” em que havia estreado. Em 1957, formou-se em Direito na Faculdade de Direito de Minas Gerais, em Belo Horizonte. No mesmo ano, entrou para o time das revistas “A Cigarra” e, depois, “O Cruzeiro”. Em 1958, casou-se com Vilma Gontijo, sua namorada havia sete anos. Tiveram três filhos, Daniela, Fabrizia e Antônio.

Já na década seguinte, destacou-se por trabalhar também no “Jornal do Brasil”. Assim como em “O Cruzeiro”, publicou charges políticas e cartuns. São dessa época os personagens Jeremias, o Bom, Supermãe e Mineirinho. No período, pôde enfim realizar um “sonho infantil”. Ele se tornou autor de histórias em quadrinhos e publicou a primeira revista brasileira do gênero com um só autor, sobre a “Turma do Pererê”.

Os personagens eram um pequeno índio e vários animais que formam o universo folclórico brasileiro, como a onça, o jabuti, o tatu, o coelho e a coruja.

A revista deixou de ser publicada em 1964, a partir do início do regime militar. Cinco anos mais tarde, Ziraldo fundou, com outros humoristas, “O Pasquim”. Com textos ácidos, ilustrações debochadas e personagens inesquecíveis, como o Graúna, os Fradins ou o Ubaldo, o semanário entrou na luta pela democracia.

Ao mesmo tempo que combatiam a censura, Millôr, Henfil, Jaguar, Tarso de Castro, Sérgio Cabral, Ivan Lessa, Sérgio Augusto e Paulo Francis, dentre outros colaboradores do jornal, sofriam com ela. Um dia depois do AI-5, baixado em 13 de dezembro de 1968, Ziraldo foi detido em casa e levado para o Forte de Copacabana.

Em 1969, publicou seu primeiro livro infantil, “Flicts”. Em 1979, passou a se dedicar à literatura para crianças. Seu maior sucesso, “O Menino Maluquinho”, saiu em 1980. É considerado um dos maiores fenômenos do mercado editorial brasileiro em todos os tempos. (Com informações do G1/Carta Capital)

Re-Pa: teste final para o Brasileiro

POR GERSON NOGUEIRA

Quando terminar a decisão do Campeonato Paraense, no dia 14 de abril, encerrando a sequência de quatro clássicos, PSC e Remo terão uma semana para o começo da Série B e da Série C. O Brasileiro da 2ª Divisão terá início no dia 20 de abril, já o da 3ª Divisão começa no dia 21 de abril.

O Papão terá como primeiro adversário um dos favoritos da competição, o Santos, no estádio da Vila Belmiro. O Leão joga em Belém, no estádio Jornalista Edgar Proença, diante do Volta Redonda.

Significa que os quatro clássicos disputados em 12 dias, de 3 a 14 de abril, se transformam em verdadeiro teste de resistência e avaliação para os elencos dos dois representantes paraenses nas competições nacionais.

Uma oportunidade de ouro para que os técnicos corrijam os problemas mais agudos de seus times, verifiquem se há necessidade de mudanças e até mesmo possam avaliar o estágio em que as equipes se encontram.

Dentro dessa perspectiva, o Re-Pa de hoje tem grande importância porque marca o começo da decisão do Parazão, competição indiscutivelmente mais importante para as torcidas do que a Copa Verde.

Vencer o estadual é uma prioridade nos dois clubes. O PSC busca atingir o recorde histórico de 50 conquistas regionais. O Remo persegue o título depois do fracasso em 2023, quando deixou escapar em casa, e para impedir que o rival alcance a sonhada marca.

Ao contrário do clássico de quarta-feira, o confronto deste domingo tende a ser mais tático e equilibrado nos dois tempos. A surpresa que foi a postura ofensiva e acelerada do Remo dificilmente se repetirá, pois do lado bicolor Hélio dos Anjos deve se cercar de cuidados para impedir isso.

A ausência de Jaderson, principal figura do meio-campo azulino, deve ser suprida com o posicionamento de Pavani ou Sillas naquele setor. O técnico Gustavo Morínigo terá também a opção do veloz Felipinho para o ataque.

Leandro Vilela e Jean Dias, que não atuaram na primeira partida, são reforços certos no Papão, ajudando a qualificar o meio e o ataque. De quebra, Kevin pode voltar à lateral esquerda, permitindo que Bryan seja adiantado.

Uma quase certeza: o placar finalmente será movimentado. Os clássicos disputados no ano terminaram em 0 a 0. A lógica diz que o gol vai sair.  

Bola na Torre

Guilherme Guerreiro apresenta o programa a partir das 22h, na RBATV, com participações de Giuseppe Tommaso e deste escriba baionense. Em debate, o Re-Pa de abertura da final do Parazão e a partida que vai definir a semifinal da Copa Verde. A edição é de Lourdes Cezar.

Copa Grão Pará: S. Francisco avança e desafia Tuna

O São Francisco, do técnico Samuel Cândido, derrotou o Águia na sexta-feira à noite, em Marabá, e garantiu presença na decisão da Copa Grão Pará contra a Tuna. O vencedor ganha o direito de disputar a Copa do Brasil 2025. O resultado pode ser considerado uma surpresa pela força do Azulão dentro do estádio Zinho Oliveira, mas não é absurdo diante da campanha feita pelo Leão santareno nesta temporada.

Com muitos sacrifícios, sem ajuda de empresários e sem patrocínio privado, o São Francisco havia se classificado entre os oito primeiros do Campeonato Paraense, por um triz não tirou a Tuna das semifinais e agora se impôs categoricamente contra o Águia, atual campeão estadual.

O gol foi marcado por Darilson, no 1º tempo. Ele entrou na área, aplicou um belo drible na marcação e tocou para o fundo das redes. O Águia pressionou muito em busca do empate, mas a zaga santarena reagiu bem.

Depois do insucesso no Parazão, o Águia de Mathaus Sodré perdeu o rumo. Vai muito bem na Copa do Brasil, mas não pode se desestruturar. Até porque ainda disputa a Série D neste ano.

A final da Copa Grão Pará não tem local definido, mas é possível que seja no Baenão ou na Curuzu, pois o Souza está em situação precária.

Troféu Camisa 13 ganha exposição no Pátio

De 11 a 13 de abril, no Shopping Pátio Belém, os torcedores poderão visitar a exposição do Troféu Camisa 13, ano 22. É uma bela oportunidade para mergulhar na história do futebol paraense, participando do talk show e garantindo prêmios especiais. Sempre das 10h às 22h.

O Troféu Camisa 13 é uma promoção da RBATV Afiliada Band, com patrocínio de Amaral Costa, Portugal e RR Pneus. A coordenação é da ZF Comunicação e Marketing.

Definida transmissão da Série B, carlosfalta a Série C

Resolvido o impasse da transmissão dos jogos da Série B 2024, falta agora a CBF e os clubes definirem como será a transmissão da Série C. Para a Segunda Divisão, três propostas foram discutidas e aceitas: Globo, Canal Goat e TV Brasil irão transmitir os jogos do campeonato.

A Globo fará a exibição no SporTV e no Premiere, seu serviço de pay-per-view, incluindo todas as 380 partidas. O Goat transmitirá no YouTube por streaming. O Goat só não exibirá partidas do Santos como mandante.

A novidade é a entrada em cena da TV Brasil, que exibirá algumas partidas em TV aberta, selecionadas em conjunto com a CBF. Globo e Sport negociam para que o time pernambucano tenha partidas transmitidas para o Estado em TV aberta também, o que abre precedente para que o Paysandu também reivindique transmissões locais.

Resta formalizar a transmissão dos jogos do Brasileiro da Série C, que no ano passado foram exibidos pelo canal Nosso Futebol.   

(Coluna publicada na edição do Bola deste sábado/domingo, 06/07)

Rock na madrugada – The Pretenders, “Back on the Chain Gang”

POR GERSON NOGUEIRA

Encontrei uma foto sua, oh oh oh oh
O que sequestrou meu mundo naquela noite
Para um lugar no passado
Fomos expulsos? ah ah ah ah
Agora estamos de volta à luta
Estamos de volta ao trem
Oh, de volta à gangue

Uma circunstância além do nosso controle, oh oh oh oh
O telefone, a tv e as notícias do mundo
Entrei em casa como um pombo do inferno, oh oh oh oh
Jogou areia nos nossos olhos e desceu como moscas
Coloque-nos de volta no trem
Oh, de volta à gangue

Hit mundial que consolidou a carreira dos Pretenders e carimbou o talento de Chrissie Hynde como cantora/compositora. Quarenta e dois anos depois, a canção não perdeu força. Pelo contrário, cada vez que é tocada renasce em encanto e charme. A música foi originalmente dedicada a James Honeyman-Scott, que morreu antes da gravação. Outro ex-integrante, Pete Farndon, morreu na época em que a música atingiu o topo das paradas. A frontwoman diz se sentir indiretamente responsável pelo ocorrido aos companheiros de banda, vitimados por problemas causados pelo consumo de drogas.

The Pretenders é uma banda anglo-americana, cuja formação se divide entre Hereford (Inglaterra) e Akron (EUA), em 1978. Surgiu no embalo do pós-punk e da new wave. A formação original tinha Chrissie (vocalista e guitarrista), uma norte-americana que vivia em Londres; James Honeyman-Scott (guitarrista), Pete Farndon (baixista) e Martin Chambers (baterista).

A participação no concerto beneficente para refugiados do Camboja (possuem três faixas no álbum Concerts for People of Kampuchea) no início dos anos 80 foi o ponto de partida para turnês na Europa e EUA, bem recebidos por crí­tica e público. A revista Rolling Stone premiou os Pretenders como grande revelação daquele ano.

Durante o processo de gravação do álbum Get Close, lançado em 1986, Martin Chambers saiu da banda. O músico retornaria na década de 1990, período em que o grupo lançou os álbuns Packed! (1990), Last of the Independents (1994) e Viva el Amor (1999). No século seguinte saíram os discos Loose Screw (2002), Break Up the Concrete (2008), Alone (2016), Hate for Sale (2020) e Relentless (2023).

A banda emplacou hits memoráveis na história do pop-rock dos anos 1980, como “Message of Love”, “Middle of the Road” (1983) e “Don’t Get Me Wrong”.