“E a dor foi suficiente para fazer um budista tímido e careca refletir e planejar um assassinato em massa”.
Este verso clássico marcou fortemente a discografia dos Smiths e do próprio Morrissey. Na Inglaterra dos anos 80, tão acostumada a bandas que rompiam padrões, a canção “Stop Me If You Think You’ve Heard This One Before” significou uma guinada importante no rock um tanto sombrio que prevalecia à época.
The Smiths surgiu em Manchester, em 1982. Fez sucesso inicialmente no circuito das rádios universitárias, fundamental para divulgar a música indie. A dupla criativa, Morrissey e Johnny Marr, também guitarrista, conseguiu segurar as pontas até 1987, quando o grupo se separou. Além deles, integravam a banda o baixista Andy Rourke (já falecido) e o baterista Mike Joyce.
Inserida no álbum “Strangeways, Here We Come” (1987), a canção expõe em primeiríssimo plano o talento de Marr na guitarra e a linha de baixo executada por Rourke. O clipe traz imagens da banda circulando pelas ruas de Manchester. Morrissey diria anos depois, em sua biografia, que não curtia o vídeo, que é um dos mais elogiados da curta história dos Smiths.