Gestão de Fábio Bentes encerra dívidas trabalhistas do Remo junto ao TRT

Uma cerimônia realizada nesta segunda-feira, 30, no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, em Belém, marcou o encerramento das dívidas trabalhistas centralizadas do Clube do Remo. A centralização de execuções, todos os anos, tinham novos valores que entravam na execução e valores que eram quitados, mas chegou no auge a ser de R$ 15 milhões de débito.

O presidente do Remo, Fábio Bentes, falou da dificuldade em pagar as dívidas e pediu atenção das próximas gestões para este ponto.

“Durante muitos anos, achamos que essa divida seria impagável, mas o clube conseguiu. Conseguimos com a ajuda de muitos, muita responsabilidade, honrando todos os compromissos, mas, principalmente, não deixando que outros processos entrassem. Espero, do fundo do coração, que as próximas gestões que vierem tenham essa mesma responsabilidade, para não gerar esse tipo de situação, que atrapalhou muito o crescimento do Remo ao longo dos anos e que, hoje, está solucionada”.

Um lugar entre os grandes

POR GERSON NOGUEIRA

A assinatura de contrato da diretoria do PSC com a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) significou mais que uma simples formalização de parceria. É um passo importante na evolução do clube rumo a melhores acordos para verbas de transmissão e demais direitos. Significa que, a partir de agora, o Papão integra um grupo sólido de grandes clubes nacionais que se juntaram para atuar em bloco nas negociações com a CBF e patrocinadores.

Ainda não se vive um ambiente plenamente consolidado de ligas no Brasil, como já ocorre na maioria dos países europeus, mas este é o início de todo o processo. Ao PSC cabe, como recém-chegado à Série B, estreitar ligações com os clubes da chamada elite nacional, a fim de obter o máximo de lucratividade nas competições da CBF.

Como o objetivo maior é conseguir o acesso à Série A, a diretoria trabalha com rapidez para não deixar passar nenhuma oportunidade. Outros 17 clubes já integram a Libra, concentrando quase 70% da audiência de transmissão dos campeonatos nacionais de futebol.

Atlético-MG, ABC-RN, Bahia, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo e Vitória.

A partir do momento em que os acordos começarem a funcionar para valer, o PSC estará entre os beneficiados diretos da força de negociação e barganha que a Libra terá. Não é a solução para todos os problemas, mas logo poderá ser um meio de garantir mais lucro e autonomia aos grandes clubes, responsáveis pelas maiores arrecadações e audiências.

Ao mesmo tempo, o clube se cacifa como um legítimo aspirante a participar da elite nacional, sem se contentar em permanecer anos a fio na Série B. A ambição de seguir em frente, com uma equipe de fato competitiva, está diretamente associada à imagem que é transmitida aos demais clubes participantes da Libra.

Com vacilo dentro de casa, Fogão põe título em risco

A tradicional dificuldade de superar adversários teoricamente mais fracos que acomete clubes considerados favoritos vitimou o Botafogo ontem à noite, dentro do estádio Nilton Santos. Diante do Cuiabá, um emergente que luta para se manter na Série A, Tiquinho Soares e seus companheiros acabaram derrotados pelos próprios erros de finalização.

O gol solitário do jogo, nos primeiros minutos do 2º tempo, foi uma combinação de distração e falha individual. Luís Henrique, que fazia uma boa partida, resolveu dar um drible de letra no campo de ataque, perdeu a bola e no lance seguinte veio o lançamento perfeito para o atacante Pita.

O domínio foi amplo e avassalador. Ao todo, mais de 30 finalizações alvinegras contra o gol do Cuiabá, mas apenas três de fato foram perigosas. 

Lucas Perri saiu do gol em desespero e chutou a bola contra o atacante, que avançou disputando a jogada com o lateral Di Placido até o fundo das redes. Com um pouco mais de calma, Perri poderia ter limpado o lance tranquilamente.  

Acontece que há pelo menos três rodadas o Botafogo demonstra um nervosismo exagerado, que se reflete no desempenho em campo. Ontem, diante de um adversário fechado na defesa, Tiquinho Soares teve pouquíssimo espaço para jogar.

Quando isso ocorre, a receita é distribuir responsabilidade aos demais jogadores, mas estes também produziram abaixo do esperado. A exceção foi Junior Santos, insistente e driblador no primeiro tempo, mas sem força e inspiração no primeiro tempo.

A expectativa do título continua alta. O time tem seis pontos de vantagem (e um jogo a menos que os demais), mas a margem de gordura que havia está praticamente se esvaindo. A distância ainda é razoável e administrável. Resta saber se o time terá a fibra necessária para encarar os grandes desafios que se aproximam.

Contra Palmeiras, Vasco e Grêmio, o Botafogo define sua história neste campeonato. Serão três grandes clássicos. O lado positivo é que o líder costuma se sair melhor em jogos grandiosos. A conferir.

Deu Beatles na batalha roqueira do clássico espanhol

Jude Bellingham acabou com El Clásico. Foi o dono da partida com dois gols que garantiram a virada sobre o mandante Barcelona, sábado. Nas tribunas, duas majestades do rock, Mick Jagger e Ronnie Wood, celebraram o lançamento da parceria Stones-Barça. O time usou pela primeira vez na camisa a famosa logo da língua flamejante.

O Barcelona começou melhor, fez um gol logo de cara, com Gündogan, aproveitando que a defesa do Real bateu cabeça. Teve mais duas grandes chances com o português João Félix.

Aí veio o segundo tempo e Carlo Ancelotti mudou as pedras no tabuleiro. Botou Luka Modric e as coisas passaram a pender para o lado merengue. Como Vinícius e Rodrygo não conseguiram furar o bloqueio pelos lados, o gol veio pelo meio.

Bellingham acertou um foguete do meio da rua, surpreendendo Ter Stegen. Golaço. Quando o jogo parecia condenado ao empate, Carbajal cruzou na área, Modric desviou e Bellingham apareceu na pequena área para desviar em direção ao gol. Lance típico de centroavante letal.

Um monstro começa a se erguer no futebol europeu e mundial. Bellingham, 20 anos, veio do Borussia Dortmund para substituir Benzema, e está saindo melhor que a encomenda. Haaland, outro fenômeno da grande área, parece ter encontrado um rival à altura na temporada.  

Na batalha imaginária entre Beatles e Stones, deu Fab Four pelos pés de (Hey) Jude Bellingham. Mas, independentemente de qualquer resultado, o rock venceria de qualquer maneira. 

(Coluna publicada na edição do Bola desta segunda-feira, 30)

A sentença eterna

“Há um ano, a democracia vencia nas urnas. De lá pra cá retomamos programas sociais, reduzimos o desmatamento e o desemprego, recuperamos a imagem do Brasil no mundo e a vida melhorou. O que você está achando e como está se sentindo 1 ano depois?”.

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil

Baião festeja a data oficial de fundação

O município de Baião, na região do Baixo Tocantins, celebra nesta segunda-feira, 30 de outubro, 244 anos de fundação. Em constante desenvolvimento, a cidade é conhecida pelos rios que rodeiam a região, para alegria dos moradores, e claro, dos turistas que vão apreciar as paisagens e belezas naturais.

De acordo com o último censo demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano passado, a população da cidade de Baião chegou a 51.641 pessoas, o que representou um aumento de 40,02% em comparação com o censo de 2010.
Cultura, Economia e Lazer

Grande parte dos municípios brasileiros seguem uma tradição religiosa, e o santo casamenteiro, Santo Antônio, é o padroeiro da cidade de Baião.Todos os anos, sempre no dia 1° de junho, a cidade celebra o Círio em homenagem ao santo, saindo sempre de uma localidade diferente, rumo à igreja Matriz. O cortejo é acompanhado de festejos, como novenas, leilões e arraial.

Para aqueles que desejam se divertir ou os que buscam um local com mais tranquilidade, o que não falta na cidade são opções de lazer – Igararé da Encanação, praia do Mapará, Igreja de Santo Antônio, Casa da Cultura, a rampa do Porto Municipal, a Vila de Umarizal e o Igarapé dos Calados.

A economia do município gira em torno do comércio, atividade extrativista com a produção de pimenta-do-reino, cacau, mandioca, açaí, além da piscicultura e pesca artesanal.

Em abril deste ano, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou o Projeto de Lei de N° 201/2023, de autoria do deputado Iran Lima (MDB), que declara e reconhece como de Utilidade Pública para o Estado a Colônia de Agricultores e Empreendedores Rurais do Município de Baião e Região; e o PL de N° 157/2022, de autoria do deputado Luth Rebelo (PP), que declara e reconhece como de Utilidade Pública para o Estado a Associação Baionense de Pescadores Artesanais Esportivos Agroextrativista (ABPAEAE).

História
Baião originou-se de um povoado fundado em 1694 e se transformou em uma vila, criada oficialmente em 17 de maio de 1833, com a denominação de Tocantins. A cidade recebeu a sua atual denominação em 1841, pela lei provincial nº. 86.

O governador e capitão-general do Estado do Maranhão e do Grão-Pará, Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho, reconhecido como donatário da Capitania do Camutá, entregou como doação ao português Antônio Baião uma vasta sesmaria, com a condição de que fundasse um povoado, abrangendo boa parte do que hoje se conhece como o Baixo Tocantins.

Em 30 de outubro de 1769, o capitão-general e governador, Fernando da Costa de Athayde Teive, consagrou a doação efetuada por Coelho de Carvalho e outorgou ao lugar o nome do sesmeiro, batizando-o de Baião. No dia 31 de outubro de 1935, a Lei Estadual nº 8 reconheceu Baião como município.

Assembleia Legislativa leva ações de cidadania ao município de Santarém

O Projeto Nossa Gente da Alepa promove quatros dias de ações em bairros da cidade

A caravana da Ação Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Pará está em Santarém para mais uma ação coordenada pelo Centro de Atendimento do Cidadão (CAC), que levará diversos serviços para as comunidades dos bairros São José Operário, Maracanã, Prainha, Juá e suas adjacências, a partir das 8h. A expectativa da organização é que a ação iniciada nesta quinta-feira (26) atenda cerca de 2.500 pessoas até o domingo, dia 29.
A caravana do CAC oportuniza o acesso a retirada de documentos e serviços, garantindo o direito básico do exercício da cidadania. Serão ofertados os seguintes documentos:
·         Emissão de Registo Geral (RG);
·         Emissão de Cadastro de Pessoa Física (CPF);
·         Foto 3X4;
·         Xerox;
·         Emissão de 2ª via da Certidão de Nascimento e Óbito;
·         Assessoria Jurídica;
·         Atendimento médico;
·         Serviços de enfermagem;
·         Verificação de PA;
·         Teste de glicemia.
O presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), destaca o significado da documentação básica na vida das pessoas. “O Registro Geral (RG) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF), por exemplo, são documentos básicos, essenciais à cidadania. É um direito de todos e uma obrigação do Estado. O
RG é o documento base de registro civil, que assegura a identidade das pessoas e lhes permite ter acesso a diversos benefícios sociais”, ressalta.

Alepa pelo Pará
Uma das marcas da gestão do deputado Chicão é fazer com que o poder legislativo esteja próximo da população, por isso as ações de itinerância estão presentes em todos os 144 municípios do Pará. Segundo o coordenador do CAC/Alepa, Márcio Souza, a Ação de Cidadania da Alepa é fundamental porque consegue trabalhar uma demanda de emissão de documentos, RG, encaminhamentos para segunda via de Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho Digital e orientação jurídica.
A cada nova ação de cidadania da Alepa, são emitidas em média 300 Registros Gerais (RG) por dia, podendo chegar a até 500 emissões, dependendo do tamanho da cidade. “Em municípios maiores, como Marabá, onde estivemos recentemente, foram cerca de 600 emissões ao dia, somente do RG”, explicou o coordenador.

A ação de cidadania conta com a parceria da deputada Maria Carmo (PT) e nesta quinta-feira (26) esteve no bairro São José Operário, atendendo ainda às comunidades dos bairros Jutaí, Livramento, Urumari, Pérola do Maicá, Maicá e Vigia.
Nesta sexta-feira, dia 27, a Ação de Cidadania da Alepa, estará na zona oeste de Santarém e atenderá a comunidade no bairro Maracanã I, onde também, serão atendidas pessoas dos bairros Maracanã, Elcione Barbalho e Nova Vitória.
Já no sábado, dia 28, a ação itinerante chegará ao bairro Prainha e atenderá ainda, pessoas vindas dos bairros do Santíssimo e Santana. Fechando a programação, no domingo (29), as equipes da Ação de Cidadania estiveram no bairro do Juá e atenderão a comunidade no Barracão Comunitário, localizado na Quadra 31, rua Vai Quem Quer.