Rock na madrugada – Lynyrd Skynyrd, “Simple Man”

Versos fortes – “Seja algo que você ame e entenda”/”Esqueça seu desejo pelo ouro do homem rico/Tudo o que você precisa está em sua alma” – e guitarras afiadas fazem de “Simple Man” um dos clássicos definitivos do rock de uma banda mais impressionantes e azaradas da música. O Lynyrd Skynyrd é uma banda norte-americana formada em 1964, na cidade de Jacksonville, Flórida, e foi parcialmente dizimada em acidente aéreo ocorrido em 20 de outubro de 1977.

Três dias após o lançamento do álbum “Street Survivors”, o Lynyrd Skynyrd viajou em um bimotor da empresa Convair, partindo da Carolina do Sul até a Louisiana, nos EUA. O baterista Artimus Pyle descreveu à revista Rolling Stone, sem medir palavras, o estado da aeronave: “Estávamos voando num avião que parecia pertencer à Família Buscapé.”

O avião sofreu uma pane seca (falta de combustível) e teve que fazer um pouso de emergência, no Estado do Mississipi. O avião deslizou por cima de um pântano e se espatifou contra uma árvore.

Morreram na queda o vocalista e líder Ronnie Van Zandt, o guitarrista Steve Gaines, sua irmã e cantora de apoio Cassie Gaines e o gerente assistente de turnês, Dean Kilpatrick. O guitarrista Gary Rossington, um dos sobreviventes do acidente e último integrante da formação original do Lynyrd, morreu em março deste ano.

O vídeo acima é de 12 anos atrás e capta uma apresentação da formação atual do Lynyrd, que se apresenta esporadicamente em shows pelos EUA.

Como a Lava Jato se articulava com a Globo para detonar Lula e o PT

Por Luis Nassif, no Jornal GGN

No dia 25 de agosto de 2015, a Lava Jato divulgou ilegalmente os grampos da conversa de Dilma Rousseff com Lula. Naquele mesmo dia, os procuradores conversaram sobre um acordo com a Globo, para divulgar as tais 10 Medidas contra a corrupção.

Aqui um diálogo com um certo Daniel do Pará, onde combinam como agir. Depois, combinando como tentariam influir na série, para que o mérito da Lava Jato não ficasse só com a Polícia Federal. Em ambos os casos, a ligação central era o jornalista Vladimir Neto.

25.08.2015

17:26:30 Oi Deltan! Aqui é Daniel do Pará! Vc viu minha mensagem no grupo sobre o contato com a Globo? Precisaria do seu ok para avançarmos …

22:37:40 Deltan Respondi lá, shou!! Sensacional!!!! Bora!! Já tnha pedido pro Vladimir Neto e ele disse que apresentou um projeto ao JN

22:37:44 Deltan Se vier ordem de cima, ele manda ver

22:37:56 Deltan Ele está em férias agora mas já falei com ele depois da sua msg e ele é empolgado

23:02:20 Maravilha!! O diretor fez contato hoje e pediu para trabalharmos com tempo essa série até para não parecer que a campanha é da globo … Mas disse que já podemos fazer um levantamento de informações para passar a eles … Vou mandar no Grupo da SCI tudo bem!?

23:13:00 Deltan Claro, shou Daniel!!! Minha sugestão pro Vladimir Neto foi fazer no esquema “problema – soluçaõ”

23:13:20 Maravilha!!!

23:13:24 Deltan Apresentar cada problema que a medida soluciona e como ela o soluciona

23:13:32 Muito bacana!!

23:13:36 Deltan Vc quer falar com ele também?

23:13:48 Deltan Já dei várias sugestões pra ele

23:13:52 Deltan Mas será bom se Vc faalar tbém

23:14:16 Excelente!! Toh postando no grupo da SCI para surgirem várias ideias !!

23:15:00 Deltan Excelente.

23:15:20 Deltan Vladimir Neto é o da globo, só pra ter certeza de que me fiz entender rs… mas a ideia da SCI de qq modo é excelente

23:15:48 Rsrsrsrs li Vladimir Aras rsrsrs

23:16:00 É o fim da noite … Rsrs

23:17:36 Deltan kkkk posso te passar o contato do Vladimir Neto?

23:17:48 Pode!!

23:18:12 Deltan

23:18:44 Vamos fazer o material com os colegas da SCI e encaminhamos para análise deles …

23:19:36 A ideia é fazer com calma para não ficar muito perto da matéria do fantástico …

23:15:00 Deltan Shou.

23:15:08 Deltan 👍👍👍

05.07.2016

14:57:41 Deltan, boa tarde

14:59:24 Notícia no Estado de Minas hoje. Há efetivo contato da FT LJ com o produtor, Marcelo Antunez, do filme ? E com o Padilha, da serie ?

15:00:38 Caso deseje, podemos fazê-lo via diretoria cultural da ANPR para tentar reverter esse nome do filme ou essa ideia que o Padilha pretende desenvolver com foco na PF. Será muito ruim para a imagem do MPF.

15:13:10 Deltan vocês estão conversando com o José Padilha sobre o seriado que ele está produzindo sobre a Lajavato?

15:13:10 Deltan As roteiristas fizeram uma visita com Vladimir Neto de umas 3-4 horas

15:13:10 Deltan deu para eles conhecerem bem o trabalho que vocês estão fazendo, lá?

15:13:10 Deltan Eles se baseram no livro do Vladimir Neto, que conhece bem nosso trabalho. Foram pegar cenas e aspectos adicionais.

15:13:10 Deltan A primeira temporada acaba em nov de 2014

15:13:10 Deltan Precisamos lembrar que até a deflagração da operação, não existia MP no caso

15:13:10 Deltan Então na primeira temporada, sem dúvidas, o papel do MP estará escanteado

15:13:10 Deltan Teremos alguma visibilidade na parte da colaboração do PRC e AY, mas como é série eles certamente focarão na parte operacional… Sendo franco e realista rs, acho impossível que o foco não seja a PF… mas de qq modo perguntei agora ao Vladimir Neto sobre isso, dizendo que fui demandado, na linha de que haja um reconhecimento ao papel do MP… mas o ideal é que a ANPR ou outro fizesse isso, porque a gente pedindo parece disputa de vaidade

15:13:10 Deltan Vi a nota, a Zani me mandou agora

15:13:10 Deltan O filme PF-A lei é para todos NÃO é a série do Padilha… é outra coisa

15:13:10 Deltan E o foco do filme será a PF, que autorizou o uso das dependências para filmagem etc

15:13:39 Deltan Oi Zani, encaminhei acima as msgs trocadas com Helio para aproveitar o que já disse a ele

15:13:50 Deltan Se puder atuar pela ANPR, creio que seria o ideal

15:14:34 Falarei internamente então. Bom findi

15:14:35 Deltan O pessoal do filme deu um pulo lá tb, mas deixam claro no resumo do roteiro e material de publicidade que o foco é na PF… De todo modo, MP aparecerá tb

15:14:46 Deltan Valeu Zani querida. Bom findi a Vc tb

15:16:44 Deltan O ideal quanto à série seria Vc marcar uma reunião com a roteirista Elena ou Helena

15:16:52 Deltan Vladimir Neto sabe quem é e pode passar contatos

15:17:01 Deltan Veja a mensagem que mandei a ele, pedindo que mantenha entre nós

15:17:07 Deltan Vladimir, fui demandado por colegas de fora da FT em relação à nota abaixo, que dá a entender que a série não transparecera com justiça o papel do MP:

15:17:18 Deltan Vc sabe se esse será mesmo o tom?

15:17:18 Deltan Desculpe perguntar, mas a questão surgiu porque, do tripé da investigação, dois dos três pilares, da colaboração e da cooperação internacional, foram cuidados neste caso quase exclusivamente pelo MP… (todas as colaborações é mais de 95% das cooperações internacionais). Além disso, a estratégia do caso é bem preponderantemente traçada no MP. Não frisamos isso publicamente porque não seria construtivo e pq a PF é super parceira, tem um papel também indispensável e tem atuado de modo dedicado, isento, técnico e com qualidade. Precisamos agregar e não gerar rixas ou disputas por vaidades. Além disso, os DPFs do caso são ótimos. O ponto é que este foi o primeiro caso em que o MP se deu a conhecer para a sociedade, como fruto da atuação ampla, estratégica (na investigação e na comunicação social), investigativa e processual. Sei que a parte operacional tem um apelo, mas pelo prisma institucional e de relacionamento com a sociedade, ficamos receosos de ter na série um retrocesso. Evidentemente, existe liberdade criativa que pode estar em tensão com a fidedignidade, e sei que terão cuidado para não desfigurar o caso ou distorcer a realidade, mas coloco isso, com a liberdade que temos e sabendo que Vcs são os donos da liberdade criativa, para Vcs avaliarem nesse contexto.

15:18:50 Deltan Como disse um dos colegas que me demandou, “até o MPF assumir seu papel no caso, a LJ era apenas mais uma operação da PF”. Não quero ficar puxando sardinha pro nosso lado, pois a atuação de PF, MPF, RF e JF foi indispensável. São diferentes condições necessárias para o sucesso do caso que se somaram

15:21:39 Ok, faremos contato

15:21:44 Coloco você a par.

A vida até parece uma festa

POR GERSON NOGUEIRA

Quando alguém se dispõe a sair de casa para torcer pelo time de coração vai embalado pela esperança de que viverá momentos felizes. No futebol, como se sabe, felicidade significa vitória e conquista. É o sentimento que envolve o torcedor bicolor na expectativa febril para a decisão de hoje contra o Amazonas, no Mangueirão.

A ansiedade pelo embate deste domingo começou há uma semana, em João Pessoa, quando o time arrancou uma vitória espetacular sobre o Botafogo-PB. Nem bem a partida terminou lá, a torcida iniciou os festejos aqui.

Festa merecida e justificada pela caminhada impecável do PSC no quadrangular da Série C. Com 10 pontos somados, o time não depende mais de ninguém para concretizar o acesso à Série B.  

Na real, o time de Hélio dos Anjos pode sacramentar o acesso desde sábado (30). Se o Botafogo vencer ou empatar com o Volta Redonda, o Papão se classifica automaticamente e põe fim a esse suspense todo.

Ainda assim, mesmo que tudo esteja definido, encarar o Amazonas no Mangueirão constitui um desafio importante para a equipe. Não apenas pela obrigação de proporcionar alegria ao seu torcedor, mas porque a vitória deixará o PSC com 13 pontos e confirmadíssimo na final do campeonato.

A multidão que vai lotar o Mangueirão não espera nada menos que comprometimento e resultado. O time entregou isso até agora, amparado em figuras de extrema regularidade, como o zagueiro Wanderson, fato que embala a fé cega da torcida num triunfo consagrador.

Aí, então, a celebração atingirá a temperatura máxima, materializando a imagem mais bonita e romântica que o futebol pode proporcionar: a que une delírio e encantamento. Afinal, mesmo com as incertezas próprias de um esporte tão competitivo, é possível extrair momentos de elevação. (Foto: Jorge Luís Totti/Ascom PSC)

FPF quer 100 jogos para completar formação da base

A nova gestão da Federação Paraense de Futebol entende como um dos pontos estratégicos para a ascensão do futebol paraense a médio prazo é a profissionalização das categorias de base, através de um calendário mais ativo e competitivo a ser proporcionado aos atletas de todas as regiões do Estado.

Para que essa nova visão a respeito das divisões de base se torne realidade, a FPF procura viabilizar um cenário estruturado para que o Pará volte a se credenciar como grande celeiro de talentos no futebol, colocando-se em pé de igualdade com as praças que mais investem na formação.

O Campeonato Paraense Sub-20 2023 funcionará como vitrine para isso, ao reunir 35 equipes na competição, um autêntico recorde, com agremiações da região metropolitana e nordeste.

Mais de 1.500 jovens atletas serão registrados, com um número expressivo de compromissos assegurados para cada time na competição. Pela fase classificatória, cada time disputará um mínimo de 12 partidas, o que gera um total de 420 jogos somente nesta etapa. Os finalistas da competição, que passarão por todas as etapas, farão 16 atuações.

Através do Projeto 18-100, que visa elevar o número de jogos de cada atleta até a chegada ao profissional, a base passou de cinco para 12 competições, levando em consideração todas as categorias, gerando cerca 420 jogos. O sub-17 e o sub-20 tiveram as inéditas Copa Pará e Supercopa Pará, além do Campeonato Paraense.

O projeto 18-100, que consiste em garantir 100 partidas para os atletas até a faixa dos 18 anos, para que a transição ao profissional ocorra de forma natural e consistente, se sustenta na realização de torneios já em prática, como a Copa Pará, SuperCopa Pará e Parazão.

Os planos da atual gestão da FPF são ambiciosos para a base, a partir do projeto de fomento esportivo e do plano de custear 1000 partidas entre os jovens a partir da próxima temporada.

Bola na Torre

Guilherme Guerreiro apresenta o programa, a partir das 22h, na RBATV, com a participação de Giuseppe Tommaso e deste escriba baionense. A pauta é a rodada decisiva da Série C, com foco no jogo PSC x Amazonas. A edição é de Lourdes Cezar.

Arte e paixão unidas em torno de uma causa humanitária

Em meio à mobilização da diretoria do Paysandu para ajudar o torcedor-símbolo Papa Alviceleste a reconstruir sua casa, destruída por um incêndio nesta semana, o arquiteto João Castro Filho se prontificou a doar o projeto arquitetônico executivo da nova casa.

“Como não poderia deixar de ser, a casa será temática. Logicamente, o tema será Paysandu. Com o azul celeste e branco preponderando”, informou João à coluna na quarta-feira, 27.

Depois que a ideia chegou ao conhecimento dos diretores, ficou acertado que o arquiteto visitará neste fim de semana o local onde ficava a casa de José Antonio da Silva, o Papa Alviceleste. Castro, bicolor de carteirinha, terá a companhia do diretor Vandick Lima.

Profissional inovador, com premiações internacionais, João Castro é um expoente da chamada arquitetura amazônica, que utiliza elementos regionais nas construções de prédios e casas.   

(Coluna publicada na edição do Bola deste domingo, 01)

A frase do dia

“Ah, se o Lula ganhar vai fazer o povo comer cachorro. Ganhou e o desemprego caiu. Se o Lula ganhar vai tomar casa das pessoas. Ganhou e isentou pessoas do Bolsa Família de pagar prestação do Minha Casa Minha Vida. Se o Lula ganhar vai quebrar o Brasil. Ganhou e o PIB tá bombando. Pra cada fake, fatos”.

Pedro Ronchi, geógrafo e professor

Volta Redonda vence o Belo e adia acesso do Papão

A vitória do Volta Redonda sobre o Botafogo-PB, por 2 a 1, neste sábado, não beneficiou o Paysandu, que dependia de um tropeço do time do Rio para festejar antecipadamente a conquista do acesso. Agora, o Papão precisa apenas de um empate diante do Amazonas na partida deste domingo, às 17h30, no estádio Mangueirão, para subir à Série B 2024 e se classificar para a final da Série C. Com 10 pontos no grupo C, o PSC luta para definir tudo sem depender da última rodada.