POR GERSON NOGUEIRA

O cenário é altamente favorável ao PSC no returno do quadrangular da Série C. Caso vença o Botafogo-PB no sábado e o Volta Redonda supere o Amazonas, a tão sonhada vaga na Série B 2024 estará assegurada, com dois jogos de antecedência. Um feito e tanto para uma equipe que rondou a zona do rebaixamento até a metade da fase de classificação.
Para conquistar o resultado que lhe interessa jogando na casa do Belo, o time terá que tomar algumas providências básicas. A primeira é cuidar do setor defensivo, que vem funcionando muito bem no quadrangular, com apenas um gol sofrido (contra o Volta Redonda).
O encaixe perfeito entre a linha de zaga – Wanderson e Wellington Carvalho – e o goleiro Matheus Nogueira é responsável pelo desempenho quase impecável da zaga alviceleste.
Depois do técnico Hélio dos Anjos, principal reforço do Papão na temporada, Matheus é a surpresa positiva, ocupando o gol e passando segurança aos companheiros de retaguarda.
Chegou sem grande alarde, mas hoje é um nome indiscutível na equipe titular. A agilidade e o bom posicionamento dentro do gol permitem ao PSC jogar com tranquilidade, coisa que não ocorria quando Marquinhos Santos escalava Thiago Coelho ou Gabriel Bernard.
Uma competição como a Série C exige das equipes um comportamento defensivo quase perfeito, o que inclui, obviamente, a presença de um grande goleiro. Matheus tem sido regular e competente na função.
Mais à frente, no setor de meio-de-campo, Hélio dos Anjos tem sido obrigado a fazer mais alterações do que gostaria. A chegada do volante Alencar representou um sopro de qualidade, mas uma lesão afastou o jogador da partida contra o Botafogo e pode afastá-lo do jogo de sábado.
Com isso, o técnico volta a ter como opções o trio João Vieira/Giovanni/Robinho, tendo como alternativa Vinícius Leite e Ronaldo Mendes para encorpar o balanço ofensivo. Ao mesmo tempo, depois da atuação nos 20 minutos finais do jogo passado, marcando o gol da vitória, Jacy Maranhão tem boas chances de recuperar a titularidade. (Foto: Jorge Luís Totti/Ascom PSC)
Agressores recebem punição branda do STJD
Para surpresa de quase ninguém, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) amarelou no julgamento do presidente do Amazonas, Wesley Couto, e do gerente de futebol do clube, Frank Bernardo, que agrediram o zagueiro Naylhor e o preparador Tomaz Lucena, do PSC, no recente jogo entre as duas equipes, realizado na Arena da Amazônia.
As punições foram brandas e praticamente inócuas. Wesley Couto, julgado por praticar agressão, invadir vestiário dos árbitros, proferir ameaças e xingamentos, além de danificar equipamentos de praça esportiva. Foi suspenso por 105 dias, mais R$ 5 mil de multa. Quase um prêmio.
O gerente Frank Bernardo foi julgado com base no artigo 254-A do CBJD, que trata de agressão física. Tomou 60 dias de suspensão. Imagens da confusão criada pelos dois mostram o gerente esmurrando o preparador físico e o zagueiro Naylhor sangrando após agressão de Wesley Couto.
Tudo aconteceu após o Amazonas ter um pênalti anulado nos acréscimos do 2º tempo, devido a um impedimento no início da jogada.
Tanto Wesley quanto Frank estarão de volta ao ambiente do futebol até o final do ano, ficando livres para aprontar novamente. Enquanto isso, o clube mandante foi poupado de qualquer punição.
Leãozinho surpreende o Grêmio com vitória digna
Muita gente temia uma nova goleada, mas o Leãozinho derrotou o Grêmio por 3 a 1, ontem à tarde, no estádio Baenão, pelas quartas de final da Copa do Brasil Sub-20. Apesar da vitória, merecida, o Remo não superou a vantagem de cinco gols imposta pelos gaúchos na partida de ida.
A eliminação não abalou os garotos do Leão, que jogaram confiantes na reversão do placar. Ocorre que, logo aos 24 minutos, Nathan Fernandes fez 1 a 0 para o Grêmio. No 2º tempo, Kanu empatou. Felipinho, cobrando falta, virou o placar, e Viery (contra) marcou 3 a 1 para o Leãozinho.
O resultado deixa claro que o mau desempenho em Porto Alegre foi fatal para os planos do time sub-20 azulino. Depois do jogo, os jogadores se envolveram numa briga, causada por troca de provocações.
The Best Fifa, que esnobou Vini Jr., abre votação
Está aberto o período de votação para a 8ª edição da premiação The Best Fifa. Depois de muito tempo, a lista de nominados não inclui nenhum jogador ou técnico brasileiro. Vinícius Júnior, que teve uma temporada excepcional, foi ignorado. O único lembrado, mas na premiação específica para goleiros, é Ederson (Manchester City).
As indicações saíram de um painel de especialistas, que selecionaram os candidatos a partir de uma lista mais extensa compilada pela Fifa, com base no mérito de cada atleta durante os períodos relevantes.
Metade dos candidatos ao Prêmio de Melhor Jogador da Fifa vem do Manchester City, que conquistou a tripla vitória na temporada 2022-2023. Pep Guardiola foi indicado ao Prêmio de Melhor Treinador.
É injustificável que Vini Jr. não esteja na lista de indicados, que inclui jogadores do nível Kevin De Bruyne (Bélgica); İlkay Gündoğan (Alemanha); Erling Haaland (Noruega); “Rodri” Hernández Cascante (Espanha); Khvicha Kvaratskhelia (Geórgia); Kylian Mbappé (França); Lionel Messi (Argentina); e Arroz Declan (Inglaterra).
Espera-se que Vinícius não tenha sido descartado em função dos episódios de racismo de que foi vítima reiteradas vezes na Espanha.
(Coluna publicada na edição do Bola desta quinta-feira, 21)