Rosa Weber prestigia desfile ao lado de Lula: gesto reafirma normalidade democrática

A presença de Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), no desfile de 7 de Setembro marca a reaproximação da Corte com o governo federal após dois anos. Nenhum representante do tribunal participou das celebrações nos últimos dois anos, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A presidente da Corte fez parte da tribuna de honra de autoridades que acompanharam o desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios. Sua presença no evento ao lado de Lula e do presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, é uma tentativa de retorno à normalidade.

O último presidente do Supremo que participou das celebrações foi Dias Toffoli, que esteve em solenidade feita no gramado do Palácio da Alvorada com o então mandatário, Bolsonaro. Nos dois anos seguintes, o ex-presidente usou a data para atacar a democracia e ministros da Corte.

Em 2021, Bolsonaro fez uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, e atacou diretamente magistrados, como Alexandre de Moraes, que foi chamado de “canalha”. Ele ainda ameaçou Luiz Fux, dizendo que, se ele não “enquadrasse” o Judiciário, a Corte poderia “sofrer aquilo que não queremos”.

No ano seguinte, Bolsonaro não mencionou diretamente nenhum ministro, mas fez ameaças. O ex-presidente afirmou que, se reeleito, levaria para as quatro linhas da Constituição Federal “todos aqueles que ousaram ficar fora delas”. Fux foi convidado para o evento, mas não compareceu. (Com informações do DCM)

Deixe uma resposta