Rock na madrugada – Led Zeppelin, “Immigrant Song”

Vídeo oficial de “Immigrant Song”, que estabelece uma ponte evocativa entre o Zeppelin inicial e discreto da era dos shows em teatro e a grandeza que suas apresentações assumiriam ao longo dos anos 70. É importante notar que o visual e a trilha sonora deste vídeo (autorizado pela banda) constituem um combo digitalizado de duas apresentações distintas: o filme tirado da apresentação da banda no Sydney Showground na Austrália, em fevereiro de 1972, e o áudio de um show na Long Beach Arena, em Los Angeles, no verão de 1972. “O quarto álbum tinha acabado de sair e estávamos no auge. Mesmo que o visual e a trilha sonora sejam de apresentações diferentes, a energia que transparece é palpável”, disse John Paul Jones sobre a impressionante versão, que tem hoje mais de 107 milhões de acessos no YouTube.

Surgido das cinzas do Yardbirds, em 1968, o Led se tornou um dos grupos mais influentes, inovadores e bem-sucedidos do rock moderno, com mais de 300 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo. Jimmy Page, guitarrista e líder da banda, reuniu em torno de seu talento o endiabrado baterista John Bonham, o discreto baixista John Paul Jones e o cantor-galã Robert Plant, inicialmente com o nome de The New Yardbirds.

Um ano depois, saiu o primeiro álbum, “Led Zeppelin”, todo produzido por Page, que tomou conta de toda a parte criativa, produzindo também os discos subsequentes. Por 12 anos gloriosos, o Led reinou no rock mundial, servindo de modelo até para o clichê mais manjado do gênero: guitarrista genial, baterista ensandecido, baixista introvertido e vocalista sex-symbol.

Deixe uma resposta