
O fato do Botafogo conseguir derrotar o Grêmio por 2 a 0 neste domingo (9) levou a equipe alvinegra a mais uma façanha no Campeonato Brasileiro. O grupo comandado interinamente por Cláudio Caçapa conseguiu igualar a melhor campanha na história dos pontos corridos após 14 rodadas. O Glorioso chegou a 36 pontos, mesma pontuação que o Corinthians de 2017, que era o recorde isolado. No entanto, o clube carioca teve mais vitórias. Em 14 jogos, os botafoguenses venceram 12 partidas e tiveram duas derrotas. O Timão, por sua vez, havia vencido 11 jogos e empatado outros três.
A distância para o segundo colocado também chama atenção. O Botafogo abriu dez pontos de vantagem, enquanto o Corinthians em 2017 estava a oito pontos do vice-líder Grêmio.
Curiosamente, os gremistas em 2017 também eram comandados por Renato Gaúcho, que naquela edição chegou a dizer que “o Corinthians vai despencar na tabela”. Há um bom presságio para o Botafogo ao fim desta décima-quarta rodada em meio à expectativa pela chegada do técnico Bruno Lage. Em 2017, os corintianos terminaram a competição como campeões brasileiros.
VAR ANULA GOL E GERA CRÍTICAS
O comentarista Sérgio Xavier Filho, do “SporTV”, usou as redes sociais para criticar o VAR no futebol brasileiro após a arbitragem anular um gol do Botafogo contra o Grêmio, em jogo disputado na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, neste domingo (9). O atacante Tiquinho Soares balançou as redes na primeira etapa, mas os juízes entenderam que o zagueiro Victor Cuesta, responsável por escorar a bola para o companheiro, estava em posição irregular. Para o jornalista, o lance não ficou claro mesmo depois de um longo tempo de revisão.
“O VAR brasileiro é uma piada. Fizeram o trabalho no gol do Botafogo. Desconfiaram que não ficou bom. Refizeram. Deu no mesmo. Nenhuma certeza de nada quando o telão mostra como as coisas são feitas. E toda a dinâmica do jogo indo para o espaço”, publicou o jornalista.