Pré-estreia do filme do Papão é só para convidados

Um esclarecimento sobre a pré-estreia do filme “Paysandú – 100 anos de Payxão”, programada para o próximo domingo, 30, às 10h, no Cinépolis do Shopping Boulevard. Os responsáveis pela produção do documentário, à frente o bicolor Marco André, que é um dos diretores do filme (juntamente com Gustavo Godinho), explica que a pré-estreia é destinada exclusivamente a convidados – imprensa, atletas, ex-atletas, colaboradores e alguns homenageados especiais. O filme será lançado oficialmente no dia 10 de setembro.

21 comentários em “Pré-estreia do filme do Papão é só para convidados

  1. Gerson, se possível (claro que sei que escreves sobre muitas coisa), sugiro que você escreva um texto sobre o documentário em si… Uma crítica mesmo… O que tem de melhor e pior no documentário.

    Curtir

    1. Amigo Carlos, como se trata de uma obra que se destina a exaltar a história do Papão, com idiossincrasias muito particulares e paixões à flor da pele, penso que qualquer análise não seria bem recebida. A não ser que seja absolutamente favorável, o que desfaz qualquer sentido mais crítico. Confesso também um certo esgotamento com as reações obtusas, xiitas e raivosas por parte de certos torcedores, principalmente bicolores. No caderno Bola, por exemplo, estão vetadas quaisquer abordagens mais sarristas envolvendo o Papão. Decidimos que a linha gozadora e descontraída só vale hoje para os demais clubes. É uma forma de defesa diante de alguns episódios recentes, o que no fundo é profundamente triste e até indigno diante da bela história do clube de Suíço e Quarenta.

      Curtir

  2. A gafe desse filme é não dá credito nenhum ao sr ARTHUR GUEDES TOURINHO, o presidente que mais ganhou títulos na historia do futebol paraense.

    Doa a quem doer, minha opinião é livre e nunca estive no SPC

    Curtir

  3. Amigo Édson bi,bi, será que se fizessem um filme sobre o teu time eles iriam exaltar os 7 x 0, o rebaixamento para a segunda divisão paraense em 2000 com a fantástica virada de mesa?, acho que não, então, como a obra visa mostrar apenas o que enaltece não vamos tocar nos cinco anos de escuridão alvi-celeste, que digamos, graças a ela hoje o Paysandú pode figurar entre os times mais importantes do Brasil e da América Latina, e que em sentido oposto, o teu Remo desceu ladeira abaixo ficando ano sim e ano não sem divisão.

    Curtir

  4. Estava refletindo sobre a passagem do Tourinho e não posso esquecer que com ele fomos do céu ao inferno. Foi a época das vitórias mais gloriosas do Paysandú mas foi com ele que o time afundou também. Mas, acho que se encararmos de frente tudo o que aconteceu, eu preferia exaltar as glórias deixadas que as mazelas e as feridas. Acho, que mesmo assim, foi muito injusto o que fizeram com o cidadão! É a minha opinião!

    Curtir

  5. A que ponto chegamos, um
    Jornal da credibilidade como o diário do Pará, ainda mais no Bola, caderno de esporte mais lido no Estado, mudar sua linha de conduta por causa de torcedores e dirigentes. Respeito a decisão da direção do jornal pois a pressão deve ser grande, mas é difícil aceitar uma situação como essa, principalmente de um leitor habitual como eu.

    Curtir

  6. Quanto à crítica, Celira, melhor ficar a cargo dos especialistas mesmo. Confesso que ando há muito distante do cinema e nem sei se ainda existem colunas sobre os filmes em cartaz, como as de Arnaldo Prado, Marco Antônio Moreira, Vera Castro (nem lembro direito se essa também era), ou Acyr Castro etc

    Curtir

  7. Gerson,

    Confesso que fico profundamente triste diante desta situação provocada por nossos dirigentes alviceleste que, como todos sabemos, são bastante influentes na sociedade paraense.

    Óbvio que nós, leitores, estávamos cientes das novas orientações, por parte do grupo RBA, aos seus funcionários. No entanto, não sabiamos a que ponto a (censura?) diretoria bicolor tinha chegado com relação à imprensa ou pelo menos parte delas.

    Amigo, crescemos principalmente nas críticas, pois quem critica quer bem. Os elogios, diferentemente, costumam a ser falsos (quando vem de bajuladores) e nos deixam muitas vezes cegos.

    Bem, Gerson, obrigado por dar uma resposta a minha solicitação.

    Vida que segue.

    Curtir

  8. Como sou cinéfilo, ao ponto do meu texto de pós-graduação (em construção) em educação em ciência ter o cinema como lócus de estudo, escreverei sobre o documentário em um comentário aqui no blog campeão.

    Curtir

  9. Só Luzia Álvares (raras vezes Pedro Veriano escreve nela) mantém a antiga coluna Panorama no jornal concorrente. Por sinal, Luzia, com toda a razão, vive a queixar-se da ausência de diversidade e também de qualidade dos filmes que passam na Mangueirosa, dai que hoje em dia, ela escreve muito sobre filmes que só temos acesso pela (bendita) internet.

    Curtir

  10. Faça isso, amigo Carlos. Considero válida a opinião de qualquer dos nossos comentaristas sobre cinema ou outra forma de arte, mesmo não tendo o rótulo de especialista na matéria. Será um prazer postar como opinião aqui no blog.

    Curtir

  11. Amigos Maurício, Lucilo e Carlos, eu sou do tipo que não se deixa abater ou pressionar, vou até o fim. Mas, como se trata de um grupo de comunicação, temos que seguir determinadas normas. Estamos chegando a um ponto quase insustentável de xiitismo e patrulha por parte de alguns torcedores, que manipulam e envolvem dirigentes e até pessoas normalmente sensatas. Para terem uma ideia, ontem, durante o jogo, cheguei a ser insultado nas redes sociais pelo fato de ser um notório torcedor do Botafogo, fato que não é crime e nem ofensa a ninguém.

    Curtir

  12. Será que tudo isso é culpa da Dilma?
    Faço-me certas perguntas: até onde iremos chegar com a loucura que foi implementada na nossa sociedade onde tudo o que acontece de ruim, até mesmo no reino da Dinamarca seja culpa da nossa presidente?.
    Mas eu prefiro ainda acreditar que a sensatez retorne aos lares brasucas e possamos viver em paz e “sarrar” livremente como em outras épocas quando o sarro na blogesfera era livre.
    Sinto muito, meu amigo, pela ofensa do descerebrado, eu, no Rio, simpatizo demais com a estrela solitária, mas no embate atual sou Papão, sou Pará, e tenho muito orgulho de poder torcer pelo meu time esteja ele onde estiver.
    Até comentava com o amigo Celira que queríamos uma vitória bicolor mas que traria uma tristeza ao Gerson, pois sabemos de sua paixão pelo Botafogo.
    Também o embate de ontem me fez recordar o embate contra o Náutico, também simpatizo pelo clube pernambucano, e a filha de uma amiga paraense e também residente de João Pessoa, dizia se lamuriando:”por que o Paysandú tem jogar contra o Náutico?, é muito ruim pois eu gosto dos dois!”.
    E comentando sobre a atitude do presidente bicolor, é dar tempo ao tempo, ele não é eterno, tem seus acertos, mas algumas atitudes são demais! (negativamente falando!).

    Curtir

  13. Sobre a decisão do grupo RBA acho acertadíssima pois há muitos dirigentes que querem ser mais importantes que os clubes, é incrível como eles não se lembram que são apenas passageiros de uma estação enquanto que o Clube, a instituição continua sempre.

    Curtir

  14. Sinceramente falando, se for verdade que o Ex Presidente Tourinho não aparece também como destaque neste filme, aí já é um enorme motivo para crítica dos dos críticos de cinema porque é inadmissível, inaceitável rodarem um filme com em homagem às maiores conquistas do Paysandu na história, as quais também são as maiores do norte, onde se exclui justamente o nome do maior responsável por estas conquistas, o presidente vencedor. Isso não cabe e chega a ser ridículo. Vai ver que não destacaram o nome do Dr Tourinho mas devem ter destacado o nome do folclórico Pinho que não ganhou nada e ainda dizem que deu suposta entrevista a jornalista local manchando o nome do próprio Papão. Aí seria demais, vou até ver para comprovar e se for verdade não pouparei críticas. Na minha Opinião, Tourinho tem de ser respeitado por tudo que fez em pro do Papão independente do que ele foi ou deixou de ser, e ter deixado o time cair para a terceira. Mas até nisso lhe dou desconto porque sabemos que o rebaixamento em 2006 foi mais uma PQP de uma armação entre Portuguesa e Sport. Além disso tem dirigentes de time azul escuro em Belém que não ganhou nada de relevante e de sobra ainda derrubaram pórtico do clube, derrubaram estádio, jogaram o time para quarta divisão, deixaram sem divisão, endividado até o desespero e no entanto não chegaram nem perto de serem punidos como Tourinho foi no Paysandu. Vamos corrigir essas distorções e injustiças contra Tourinho Dr Maia, por favor.

    Curtir

Deixe uma resposta