POR GERSON NOGUEIRA
Um gol com a marca do talento e da perícia de Pikachu, um dos melhores laterais direitos em atividade no país – se não for o melhor –, para o Maracanã aplaudir. A belíssima cobrança de falta, aos 26 minutos do segundo tempo, bem que podia ter garantido ao Papão um resultado mais justo na partida. Ainda assim, serviu para mostrar que o time paraense tem plenas condições de garantir a classificação às quartas de final da Copa do Brasil, semana que vem, no Mangueirão.
Exceto pela síndrome que acomete a equipe nos minutos finais das partidas (foi assim contra Macaé, Criciúma e Sampaio Corrêa), o jogo foi seguramente o melhor do Papão nesta temporada. A equipe sustentou um primeiro tempo com forte aplicação no bloqueio e posicionamento eficiente nos lados do campo, resistindo bem às poucas investidas perigosas do Fluminense. Ronaldinho Gaúcho apareceu discretamente e Fred não foi diferente lá no ataque.
À frente dos zagueiros, Ricardo Capanema se mostrou atento e certeiro nos botes, como sempre. Pikachu, talvez inspirado pelo palco grandioso da final da Copa do Mundo, saía com mais desenvoltura, aproveitando a presença de Jonathan como escolta. João Lucas destoava um pouco pelo lado esquerdo, mas sem comprometer.
O único ponto fraco se localizava no setor de criação, com Carlinhos atuando muito abaixo da velocidade que o jogo pedia. Sem inspiração, pouco confiante, limitava-se a passes curtos e algumas tentativas de dribles. Produção muito discreta para um camisa 10 e para a importância que a meia-cancha tinha para os rumos da partida.
No segundo tempo, o Papão voltou melhor, mais avançado e visivelmente confiante na possibilidade de alcançar a vitória. O Fluminense substituiu Fred, lesionado, por Magno Alves. E foi o veterano goleador que abriria o placar, aos 10 minutos, fazendo seu primeiro gol pelo clube desde 2002. Bola alta cruzada da esquerda e a zaga ficou olhando o atacante cabecear com liberdade.
Apesar do baque, o Papão continuou a cumprir seu papel de desafiante, arriscando até mais do que na primeira metade da partida. Leandro Cearense e Aylon, que tinham se empenhado em bloquear a saída de bola do Flu, apareciam mais nas ações ofensivas, criando várias situações de perigo.
Quando surgiu a chance para Pikachu, em falta na meia-lua da grande área, talvez o Maracanã não soubesse o que iria acontecer, mas o torcedor do Papão tinha a convicção de que o gol estava se desenhando. De curva, aos 26 minutos, como certa vez Petkovic fez numa decisão entre Flamengo e Vasco, a bola entrou no lado esquerdo da trave de Júlio César. Foi o 57º gol de Pikachu em 202 jogos com a camisa alviceleste.
O Flu, que já não vinha bem, se abateu com o empate e o Papão cresceu em entusiasmo e volume de jogo. Logo aos 33 minutos, Misael (que havia substituído Jonathan) perdeu excelente oportunidade para desempatar. Aos 42, Aylon também esteve a pique de virar o marcador, mas o goleiro Júlio César conseguiu defender.
Aí veio o castigo. Já nos acréscimos, aos 47 minutos, depois de escanteio cedido por Tiago Martins, a bola foi rebatida erradamente por Pikachu e Renato aparou de primeira. Na veia. Outro belíssimo gol. O Papão sentiu a dor da frustração, mas saiu de campo engrandecido pela bela atuação, merecedora de elogios gerais. De quebra, assegurou o direito de vencer por 1 a 0 em Belém para seguir na Copa do Brasil.
————————————————————
Portas se abrem para Pikachu
Depois do gol e da atuação convincente de ontem, Pikachu certamente irá ter mais caminhos a escolher a partir de hoje para quando encerrar seu contrato com o Papão. Empolgado com o ala bicolor, o repórter Igor Siqueira, da Lancenet, comentou no Twitter: “Dunga e Gilmar foram ao Maracanã no dia errado. Tinham que ter ido hoje ver o Pikachu”.
————————————————————
Remo obtém importante vitória na Justiça
O fato passou quase despercebido ao longo do dia de ontem, mas a decisão do juiz Marco Antonio Castelo Branco, da 8ª Vara Cível e Empresarial, devolvendo ao Remo o direito de explorar sua própria marca, é daquelas notícias que valem por uma conquista de campeonato.
A liminar despachada pelo juiz, acatando integralmente a solicitação de tutela antecipada feita pelo advogado Pablo Coimbra, restitui ao Remo um direito que havia sido perdido no ato de assinatura do contrato com a empresa Gol Store, ainda na gestão de Raimundo Ribeiro.
Pelo contrato, o acordo valeria até 2018, com sérios prejuízos ao clube, que recebia quantias irrisórias pela comercialização de camisas, copos, relógios, bandeiras e outros itens na butique da sede social. Para piorar, o Remo não podia fazer nenhum outro contrato de patrocínio. Na prática, a agremiação se tornou refém.
Até mesmo a parte que cabia à GS não era cumprida, como pagamentos proporcionais por despesas com luz e água na sede da avenida Nazaré. A ação vitoriosa ressalta e valoriza o bom trabalho de Pablo Coimbra, que começou auxiliando Ronaldo Passarinho no departamento jurídico do clube e que, inexplicavelmente, foi afastado dos casos na Justiça do Trabalho.
———————————————————–
Direto do blog
“Papão teve tudo até pra vencer o jogo. Essa sina de levar gol nos acréscimos é uma praga do atual time. Faltou calma ao Thiago Martins, que deu o escanteio de graça ao Fluminense, e depois ao Yago, que jogou muito, mas errou ao tentar se livrar da bola de qualquer jeito”.
Por Charles Resende, resumindo bem o que foi o jogo no Maraca.
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta sexta-feira, 21)
Olá Gerson, meu nome é Breno Brasil, tenho 16 anos, e gostaria de fazer algumas perguntas sobre o Mangueirão.
Você, como jornalista experiente, sabe a importância do Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, para o futebol do estado e do pais. Com isso, gostaria de saber sua opinião sobre algumas questões que estao me deixando inquieto.
Primeira Pergunta: Por que o Governo do Estado não fecha a arquibancada inferior do Mangueirão ? (Com uma proximidade do campo)
Segunda Pergunta: Ja que Belém tem as duas maiores torcidas do Norte, pq nao aumentar a capacidade do Mangueirão, de 45.000 mil lugares (sendo que a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros só liberam 35.000 mil), para 55/60 mil lugares? Ja que temos massa suficiente para enche-lo!
Terceira Pergunta: Ja que até hoje a população de Belém se pune, injustamente, pela perda do direito de ser sub-sede da Copa do Mundo de 2014 para Manaus/AM, será que continuar com a ideia de ter um Estádio Olímpico seria uma boa idéia ? Seria mais proveitoso Belém ter uma Arena? (Claro que aproveitando a estrutura ja existente no Mangueirão)
Quarta Pergunta: Com base na Terceira, podemos afirmar que se, eu disse “SE”, houvesse essas mudanças estruturais, a cidade de Belém seria uma forte candidata para a Copa América de 2019?
Sou Paraense (Com muito orgulho), mas as vezes me questiono: Se o progresso da minha cidade, nao viria através do futebol?
Claro que isso é só um sonho (Que venho cultivando durante 6 anos desde a desclassificação de Belém para ser sub-sede da Copa do Mundo). Estou lhe mandando esse Email para que esse sonho nao seja apenas só meu, mas sim, de toda a população dessa cidade.
CurtirCurtir
A derrota de ontem foi muito injusta com o time que buscou o gol na maior parte do jogo. Mas o Dado tem razão em dizer que na Copa do Brasil o Paysandú não quer ser melhor do que o Fluminense, time por time, o carioca leva a vantagem graças ao investimento anos-luz superior, contudo o objetivo bicolor é ser mais competente nos dois jogos, no primeiro não foi, perdeu grandes oportunidades de sair com uma vitória histórica do Maracanã sendo castigado no final, agora terá que mostrar mais competência no Mangueirão que será pequeno para a torcida do Maior e Melhor time da Região Norte do Brasil. Eu acredito na classificação, é claro que o time terá que jogar muito mais do que ontem e ter mais atenção até o apito final da arbitro.
E por falar em arbitragem, mesmo receoso com a escalação do de ontem, achei um bom trabalho realizado apesar da enchurrada de amarelos ao time do Papão, mas foram todos merecidos.
CurtirCurtir
Paysandu jogou como nunca, perdeu como sempre.
CurtirCurtir
Faltou um pouco de sorte pro Paysandu.
Jogou bem, a torcida compareceu, campo excelente. Aliás, o Maracanã é belíssimo!
Não vi uma bicicleta, nem árvore e nem sacola de supermercado dentro do campo.
Enfim, foi um jogo de TV. Quer dizer: de várias TVs, ESPN, FOX Sport e SPORTV.
Estádio grande, campeonato grande e de dois times grandes. Um jogaço!
O resto…. Bom, ninguém gosta de restos.
Dor de cotovelo as vezes mata!.. rsrsr!
Falow!
CurtirCurtir
Depois daquele gol do Carlinho contra o Vitoria aos 48 do segundo tempo, parece que a macumba dos Bahianos pegou, ja sao 04 jogos pegando gol depois dos 40
CurtirCurtir
O jogo de ontem mostrou que esta é a melhor formação do PSC. A saída de Fahel deu uma maior movimentação no meio e ao mesmo tempo uma maior proteção a zaga, já que, quem jogou a frente da defesa foi o incansável Capanema. A questão é: Dado manterá este time para o confronto contra o Botafogo do Gerson?
CurtirCurtir
Em tese, Pikachu fez melhor que Everaldo, que quase na mesma posição foi bizarramente de cabeça e fez gol contra no jogo contra o Criciúma. Apenas pegou meio errado na bola que saiu pro lado que ele não queria. Placar bom, que permite não correr desesperadamente atrás desde o início do jogo.
CurtirCurtir
Pegou muito errado na bola, Maurício. Na verdade, agiu como um atacante ali na zaga. Devia ter mandado pra escanteio de novo.
CurtirCurtir
O Papão fez uma partida taticamente perfeita. Marcou muito bem. E soube contra-atacar com inteligência. Faltou realmente sorte, sem contar a estupenda atuação do goleiro Júlio César, que evitou a derrota tricolor.
Algo que tem incomodado a fiel bicolor é a incrível intranquilidade do time ao final das partidas. Ultimamente o time perdeu pontos preciosos diante de Macaé, Sampaio e Criciúma, que nos valeram a saída do G-4.
Agora, no jogo de ontem, o Flu pouco ameaçava ao fim do jogo, e lá vai o time entregar o ouro para o adversário. É duro, pois não é a primeira vez que isso acontece.
Enfim, Dado precisa tranquilizar o time, pois erros sucessivos como esses podem ser evitados e minimizados, certamente. E essa mania de jogadores brasileiros de quererem dar chutão a todo momento é um hábito irritante e que, em determinados lances, favorece extremamente o adversário. Às vezes, falta calma e inteligência aos jogadores.
CurtirCurtir
É muito bom ver um paraense brilhar com a camisa de um time paraense.
CurtirCurtir
Um bom jogo realmente, pena que perdemos, porém pelo que foi visto ontem se o Flu vier no já ganhou, vai dar Papão, casa cheia! Tô sentindo cheiro de Libertadores! Desculpe ai tá!
CurtirCurtir
Foi um bom jogo que premiou o telespectador através de 2 golaçoooosss. Foi um jogo curioso porque essa sina do Paysandu perder no final ou nos acréscimos um jogo que perecia decidido chega a ser espantoso. Foi um jogo interessante porque confirma aquela minha máxima onde o Paysandu costuma se agigantar ou jogar bem contra time grande e se complica todo jogando com timinhos. Foi um jogo que ratificador porque confirma que não temos realmente goleadores porque nossos atacantes não mentém regularidade, pois se tivéssemos um com faro de gol a classificação em favor bicolor seria decidida lá mesmo onde poderíamos golear o flu
CurtirCurtir
Reflexão na SPORTV foi digna de nota.
Por que Yago, um dos laterais mais regulares do Brasil, nunca teve chance na seleção? Por que é da região norte? Por que é da série B? Por que não joga em clubes do Sul e Sudeste?
CurtirCurtir
Amigo Celira, o Fahel no meu time seria titular.
Alem da experiência, é um jogador aplicado taticamente, e vira volta faz uns golzinhos
Capanema, Fahel, Recife e Carlinhos ou Djalma.
Nada contra o garoto Jonathan, mas especificamente pra esse jogo de quarta o papão vai precisar de força e experiência nesse meio
CurtirCurtido por 2 pessoas
Hoje eu pensava nisso, amigo Celira, mas de forma diferente.
Se o Pará faz parte do Brasil, porque não se convoca jogadores daqui do Norte?
Infelizmente eles tem uma resposta.
Tirando o Paysandu, o resto dos clubes da nossa região são semi-amadores, pra isso qualquer jogador, mesmo que faça chover, precisaria antes de ir a uma seleção, fazer chover no rio, são Paulo, minas e rio grande do sul
CurtirCurtir
Esse Alberto Lima – recife não esta girando muito bem, se defende sem ser atacado. coitado
CurtirCurtir
Para mim, amigo Edson, Fahel é banco. Não tem a mobilidade de Capanema na frente da zaga e nem tem boa aproximação na frente.
CurtirCurtir
Ei Gleydson, na verdade dos fatos o Paysandu jogou como sempre( porque sempre jogo bem contra time grande) e perdeu como tem perdido atualmente( com vacilo da zaga nos minutos finais)
CurtirCurtir
Johnatan não pode sair desse time. apoia, sai jogando e dá liberdade pro picachu, que consegue mostrar seu futebol em campo com a presença do johnatan.
Pra mim a meiuca titular é capanema, fael, carlinhos (ou valdivia ou carlos alberto) e johnatan.
Recife revesaria com fael em alguns jogos pra descansar os dois, que estão acima dos trinta e jogam em uma posicão que exige muito da parte física.
CurtirCurtir
Nação, com todo respeito, para mim trata-se de uma questão tática. Fahel não tem chegada na frente, como Recife, e nem pegada forte atrás de Capanema.
Ontem, Capanema jogou no lugar tático de Fahel, consequência, o time marcou melhor.
Ja Recife fez as vezes de Capanema, resultado, o time chegou melhor na frente, mesmo com Carlinhos jogando de forma irregular.
CurtirCurtir
Atenção louváveis amigos bicolores, eu quero aproveitar o espaço para conclamar a nação bicolor a prestigiar em massa no jogo de quarta levando em conta os motivos fundamentais;
1- importância do jogo, competição e adversário
2- O Maia está com projeto de aumentar capacidade do nosso estádio e por isso precisamos aproveitar essa enorme oportunidade de ajudar e dar esse apoio lotando o magueirão na quarta porque assim uniremos o útil ao agradável de assistir um grande jogo com possibilidades verdadeiras de classificação inédita e ainda contribuir com grande receita para ajudar nas despesas das novas arquibancadas da Curuzu, pois caso contrário poderemos incorrer ao erro grotesco do Pirão onde contou com ovo no c da glinha e esperando receita de renda de mais de um milhão no jogo com o Internacional, derrubou antes parte do estádio esperando iniciar a reconstrução com a tal receita que não veio, porque os remistas não prestigiaram como esperado, dando renda de pouco mais de 300 mil reais e a destruição de parte do baenão tem causado sérios problemas ao time do remo. Por isso é que agora deveremos prestigiar para que o Maia primeiramente de posse dessa receita aí sim possa derrubar as antigas arquibancada e começar as novas.
3- Será um jogo histórico igual aquele contra o Boca onde muita gente importante de fora vai estar ligada nesse jogo onde até o Dunga quem sabe poderá dar uma espiadinha para tavez ver não só o Ronaldinho Gauchu, mas também o Picachu jogar , principalmente se ele não viu o jogo de ontem e só viu o gol do lateral bicolor e principalmente depois dos elogios que o pessoal do ESPN fez ao nosso atleta paraense. Olhem só isso não é factoide porque vários remistas que conheço, não cansam de elogiar o futebol do Picachu. E quando um azulino faz isso é porque o cara joga muito mesmo.
por favor vamos lá nacão bicoloroooooorrrrrrrr
CurtirCurtir
Também acho que ele pegou mal na bola, mais todo mundo sabe que o básico do futebol naquela zona na frente da área sempre fica alguém no rebote, e não tinha ninguém, o lateral veio na jogada sozinho. Fora que o Thiago Martins tava com o lance controlado e pegou errado e meteu para tiro de canto.
CurtirCurtir
Amigo Raimundo, tudo na vida é o momento, no futebol também. Imagine se o João Lucas faz aquela lambança que o Pika fez, rebatendo a bola nos pés do inimigo.. Só imagine o que estariam falando do lateral agora. Assim é a vida…
CurtirCurtir
Pikachu não joga em seleção nenhuma por causa do preconceito!!!
Em 2012, 2013…o Yago era titular da seleção brasileira sub-20 que disputaria o mundial ou sul-americano…
CurtirCurtir
Ok Gerson, na verdade já havia comentado em casa que o Pikachu foi o centro do jogo para o bem e para o mal. Teve o lance do gol que ele tentou driblar o goleiro e perdeu uma boa chance, o lance que ele faz o cruzamento para o Aylon que o goleiro defendeu muito bem, o gol na belíssima cobrança de falta e o erro na rebatida de bola pós tiro de canto. No final, agora todos conhecem que se trata de um jogador diferenciado, pois a quantidade de gols que marca para um supostamente lateral direito não é fácil.
CurtirCurtir
Eu confesso para vocês que quando eu vi aquela pressão do FLU no momentos finais, depois o primeiro e o segundo escanteio seguidos antes do escanteio que originou o gol, eu falei para todos os que estavam em meu redor no telão o seguinte: Éguaaa !!!!, esses caras do Paysandu tem de ter calma nesse momento porque o jogo já está no final, se não vamos acabar perdendo o jogo novamente no final. Aí nem bem acabei de falar, o T Martins com a bola totalmente sua comete o erro de imprudência parecido com que o Everaldo cometeu e em vez de dominar a bola e sair jogando, ou jogar para lateral. dá um potente chute sem necessidade botando na linha de fundo, veio o escanteio e no rebote da zaga também muito imprudente pelo Picachu , gol do da vitória do FLU. Aí digo que Derrota nos acréscimo não é a praga bicolor atual porque isso é resultado onde o motivo ou praga é a impaciência ou falta de tranquilidade dos atletas bicolores, que nos minutos finais de jogos decisivos tem atormentado a nação bicolor e prejudicado o time. Thiago Martins é um grande zagueiro que ainda vai dar muitas alegrias ao Paysandu ou qualquer time que jogar no futuro, mas hoje está faltando mais calma e experiência para ele porque anda muito intranquilo e quando corrigir essa deficiência será um xerife em campo. Mas mesmo assim repito que foi um excelente resultado
CurtirCurtir
Sobre o Picachu, o interessante é que quando eu fui o primeiro inclusive aqui no blog, que falei que o homem jogava melhor que aquele Daniel Alves e se estivesse num clube do sul ou do exterior, já estaria na seleção brasileira. Falei há uns meses atrás e muitos remistas aqui fizeram até chacota. Porém agora um jornalista esportivo da Globo fala que Picachu merece uma chance na Seleção e joga muito, então agora como fica a cara de quem rio do que falei???? tá bom, deixa pra lá, mas quando elogiei o Picachu é porque o atleta é muito regular sempre jogando bem, é difícil vê-lo no D Médico, marca muito gol mesmo sendo zagueiro, é jovem e tem formação e outras histórias para contar onde no ano de 2006 disputou a Copa São Paulo de Juniores pelo Paysandu, sendo um dos destaques, onde o Paysandu saiu invicto da competição , chegamos nas oitavas e só não chegou na semi final porque fomos roubados descaradamente pelo arbitro que desmarcou gol legitimo e penalty. Picachu ja naquele tempo arrebentou.
CurtirCurtir
Só avisar pro autor do comentário nº 3 que se o Paysandu perdesse como sempre,o que ele afirma,não estaria com 30 pontos no encerramento da primeira fase do brasileiro ! Muito infeliz essa colocação ! Será que torce pelo grande campeão ?
CurtirCurtir
Peço licença para postar a seguinte matéria: Hoje sofri bullying. Mas também tive o apoio de muitos. Falei no Redação Sportv que não entendia porque o lateral, ou ala, do Paysandu, Yago Pikachu, nunca tinha tido uma chance na Seleção. Não pedi exatamente a convocação dele, apenas ponderei que, se ele jogasse em qualquer dos tais 12 principais grandes clubes do país, duvido que não tivesse tido uma chance.
Passei o dia sofrendo futbullyng.
“Garamba pediu Pikachu na Seleça!”
“Garamba acha que Pikachu é o Picafu!”
Mas também teve gente me falando:
“Por que não?”
Um jogador moderno, de defesa, presente no ataque, rápido, versátil, capaz de fazer 57 gols em 201 jogos, não passaria despercebido se vestisse a camisa de um Santos, de um Flamengo, de um Grêmio, de um Cruzeiro. Duvideodó.
Se tivesse jogando no Leste Europeu ou na China, as chances, aparentemente, seriam maiores.
Por quê?
Porque somos preconceituosos e levianos. Simples assim. Somos mesmo. Nós, cariocas, paulistas, gaúchos e mineiros. Argumentos não faltam para justificar o esquecimento do Pikachu. Diríamos nós, os preconceituosos:
“Fazer gol na série B é fácil.”
“No campeonato paraense só tem Paysandu e Remo.”
“Se fosse bom, já tinha saído de lá.”
Saibam vocês que Goiás já quis, Grêmio também, Palmeiras sondou forte, Vasco namorou e Flamengo está de olho há um tempinho. Então por que não foi contratado, depois de 10 anos de vida no Paysandu?
A explicação mais corrente é que seu passe é fatiado entre o Paysandu e vários empresários. Logo, qualquer acerto se torna difícil. Outra, aparentemente pitoresca, é que vários dirigentes temem contratá-lo por causa do apelido Pikachu. Os torcedores poderiam rejeitar. Ora, ora, que grande bobagem. Como disse Milton Neves, Garrincha era um nome pra lá de esquisito.
O fato é que o contrato dele com o Papão termina no fim do ano. Ao que tudo indica, deve deixar o clube para voos mais altos. E aí, quem sabe, tenha uma chance na Seleção. A lateral-direita é uma posição onde Daniel Alves tem dificuldade de deixar herdeiros. Vários já foram testados. Porém, meu sonho mesmo é que ele seja chamado ainda vestindo a camisa do Paysandu. No mínimo, sairíamos da mesmice. No mínimo.
Autor: Sidney Garambone
CurtirCurtir
Alberto Lima, mete o dedo no curico e cheira.
CurtirCurtir
Muito bom o texto do Garambone. Valia um post aqui no Gerson.
CurtirCurtir
Amigo, ele falou ao vivo no programa do Sportv, não tenho como postar aqui.
CurtirCurtir
Gerson. Ele escreveu um texto sobre o bullying que sofreu por defender na TV a ideia de Yago na seleção.
CurtirCurtir
Link
http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/garamblog/post/pikachu-e-o-futbullyng.html
CurtirCurtir
Link do texto de Garambone em moderação, Gerson.
CurtirCurtir
Nélio, desculpe aí, mas vou reinvindicar pra mim a primazia de ter suscitado aqui no Blog o nome do Pikachu pra Seleção.
Vamos ver quem falou primeiro?
Vou pesquisar nos arquivos pra ver quando foi que eu fiz tal referência. Faça o mesmo e vamos ver no que dá.
CurtirCurtir
Por essas e outras é que não estou nem aí pra seleção. Enquanto uns morrem pelas decepções causadas por ela. Essa política de só escolherem jogadores de Sul e sudeste me enoja. Um exemplo está no caso do Pikachu,onde todo mundo sabe que é disparadamente o melhor lateral direito do Brasl.i,. Só quem não vê,são esses dirigentes incompetentes do futebol brasileiro. Acho é pouco os 7X1 que levaram na Copa do mundo !
CurtirCurtir