Prisão de Dirceu divide ainda mais país rachado em 2

image12

POR PAULO NOGUEIRA, no DCM

Mais uma vez, com a prisão de Dirceu, o juiz Sergio Moro promove uma divisão no Brasil. Num país já visceralmente dividido, é uma péssima notícia.

Sobre a competência de Moro o tempo vai falar. Desde já está claro que ele tem um papel de divisor, e não de somador.

A direita festejou, como era de esperar. Nas redes sociais, antipetistas trataram Dirceu da forma como a mídia o retratou, com a ajuda milionária da Justiça, desde que o PT subiu ao poder: como um demônio.

Os fanáticos de direita não querem apenas que Dirceu seja preso. Querem que ele morra, que ele apodreça na cadeia. Mas eles são apenas parte do todo.

Do outro lado, os progressistas ficaram extremamente incomodados com a prisão. Prender alguém que já estava preso? Preventivamente, como se Dirceu pudesse fugir para a Venezuela ou o que for?

E provas, onde as provas? Dirceu não pode efetivamente ter prestado serviços para as empresas, amparado em sua rede de relacionamento?

Ou é só gente do PSDB que recebeu, sempre, dinheiro limpo em consultorias depois de deixar o governo?

Moro tem uma questão de imagem a ser trabalhada. Para muitos brasileiros, seu rigor é unilateral. Ou melhor, é excludente. Exclui os tucanos.

O PSDB recebe doações. O PT propinas. Esta parece ser a visão de Moro e da Polícia Federal.

O mundo deve ser mais complexo que isso.

Pairou também sobre muitas pessoas a seguinte questão: Perrela está solto. Ricardo Teixeira está solto. Marin só foi preso por estar fora de sua zona de proteção no Brasil. Cássio Cunha Lima, o líder do PSDB no Senado, está solto, mesmo tendo sido flagrado comprando votos de desvalidos paraibanos com dinheiro público.

Pior.

Eduardo Cunha está solto. Com as ameaças contra quem podia desmascará-lo, com uma propina de 5 milhões obtida com métodos de gangster, com o depoimento em rede nacional de uma advogada que largou tudo para se livrar da sombra aterrorizante de Cunha.

E Dirceu preso. Sempre ele? Sempre petistas?

Alguma conta não fecha aí. Não à toa, entre os progressistas floresceu a hipótese de que a prisão cumpria dois objetivos.

Um, tirar do centro das atenções o atentado contra o Instituto Lula. Dois, atiçar os ânimos dos antipetistas para o protesto contra Dilma em poucos dias.

Que Moro já mostrou gostar de estardalhaço para suas movimentações, está claro. Isso não é nada bom para ele, que pode se achar mais importante do que é e depois, como Joaquim Barbosa, sofrer com a perda dos holofotes.

Mas é muito pior para a sociedade.

Se Moro não for capaz de provar que é mais do que um homem que divide, seu legado na história será melancólico.

A dúvida é se ele ainda tem tempo – e vontade — para reformar a imagem de juiz partidário.

19 comentários em “Prisão de Dirceu divide ainda mais país rachado em 2

  1. Comentando o caso com o Marcelino, no post “Quem sabe, sabe”, já externei aqui no Blog minha opinião a respeito a da prisão do JD.

    Mas, fiquei intrigado com o teor do artigo postado, especialmente com o trecho abaixo:

    “Que Moro já mostrou gostar de estardalhaço para suas movimentações, está claro. Isso não é nada bom para ele, que pode se achar mais importante do que é e depois, como Joaquim Barbosa, sofrer com a perda dos holofotes.”

    Será isso uma “premonição”? Será que do “nada” vamos ver o Moro se aposentar também?

    Curtir

  2. Prezado Antonio Oliveira, não tenho profundo conhecimento politico.mas creio que as enxurradas de denúncias contra o José Dirceu e a corja de petistas são bem consistentes, não sou pt, nem psdb ,resumindo sou um cidadão apartidário, um cidadão que não aguenta mais tanta corrupção no meu amado Brasil.

    Curtir

  3. Artigo ridículo, típico de petista chapa branca. Mas concordo quando diz que dividiu o país, aliás dividiu o mundo dos PTtistas que estão presos e os que ainda serão. JD Dirceu está onde merece, e onde outros tantos devem estar: na cadeia pagando pelos seus crimes. Ainda creio que um dia ficaremos livres destas pragas, ainda creio que o meu o seu imposto pago será verdadeiramente revertido e boas escolas, em estradas bem pavimentadas, em hospitais dignos no atendimento e que a minha aposentadoria será conforme minha contribuição. O Brasil não merece toda esta roubalheira.

    Curtido por 2 pessoas

  4. O problema e que o Juiz declarou, que o JD foi quem arquitetou, planejou e implantou o esquema de corrupcao na petrobras. Isto, e sabido que o esquema comecou no governo do FHC, e que ja havia sido denunciado antes, e ninguem foi preso (por que sera?) agora dizer que o juiz nao e partidario, que esta investigando com (isencao) e demais. Basta ver os alvos, que mesmo tem dirigido suas denuncias.

    Curtir

  5. Não é porque fulano roubou que outros à seguir tenham o mesmo direito de fazê-lo, o homem público deve servir ao povo e não servir dele, o PT está 12 anos no poder, todos os dias se houve falar corrupção, será isso é perseguição, isto é coisa da direita? Da esquerda ou de que lado for ? O certo é que provas existem, hoje quem denuncia o esquema de corrupção é quem sempre serviu a este governo, querem maior prova do que os valores bilionários das obras deste governo? Obras aliás sem fim? Olhem a obra da refinaria Abreu e Lima em Pernambuco, esta obra é um assinte aos cofres públicos. Quem tem que provar sobre suas consultoria é e palestras é JD. Portanto minha revolta é ver todos os dias esta roubalheira toda, pago meus impostos, trabalho honestamente, e estes caras de pau nos roubam descaradamente e achamos isto normal? Não!chega!!basta!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Quem planejou, arquitetou e deu início às operações que lesaram a Petrobras foi FHC, ao extinguir a Comissão Especial criada pelo decreto 1001, expedido por Itamar Franco, com a finalidade de prestar ao Congresso Nacional, de modo especial à Comissão Mista Parlamentar de Inquérito do Orçamento, a colaboração necessária para a realização de quaisquer diligências ou procedimentos investigatórios junto a Órgãos ou entidades da Administração Pública Federal direta e indireta; e foi o ‘Príncipe da Privataria’ que extinguiu o tal decreto tirando, como disse Luís Nassif, as amarras da Petrobras da Lei das Licitações, e não cuidando de dotar a empresa de normas de compliance para monitorar os processos decisórios. Diretores tinham autonomia para contratar até R$ 2 bilhões. Um diretor podia convocar as empresas, acertar o preço e contratar. Reparem que TODOS os diretores que têm malfeitos nas costas às custas dessa famigerada cota são remanescentes dos tempos da Petrobrax.
    Só o bovinismo ante a tela global vê como crível o trabalho de um juiz de 1ª instância intimamente ligado ao assaltante Beto Richa e ao esquema(abafado, lógico) do Banestado que criou para larápios tucanos as contas CC5 em paraísos fiscais, fazendo-as desaparecer posteriormente em um passe de mágica.
    Aqui não se está invocando a inocência de quem quer que seja antes da sujeição à investigação. No entanto, é patético ver figuras despidas de credibilidade, por seus passados altamente condenáveis, promover justiçamentos a partir da palavra de notórios bandidos e invertendo os princípios do direito afrontado, ainda, pela ocultação do nome de privatas que roubaram à farta, roubam e ainda pretendem roubar muito mais, conforme atesta o projeto do malsinado José Serra, que acaba com o regime de partilha na exploração do Pré-Sal entregando de mão beijada essa riqueza às multinacionais. É isso que está em jogo.

    Curtir

  7. Quando eu li a notícia ontem da prisão desse bandido eu até achei graça imaginando que o Gersão já estaria pesquisando ávidamente um artigo na internet pra questionar essa prisão. E não é que eu tava certo! kkk E outra coisa que me intriga é sempre achar que a prisão de canalhas petistas é coisa da “direita”, mas…será que tem gente tão ingênuo que acredita mesmo que o PT ainda seja “esquerda”? até eu sou mais “esquerdista” do que esse partido venal, como todos os outros que passaram pelo poder antes dele.
    A PF prendeu de novo o “Zé Dirceu”. Ele repetiu o mesmo esquema do “Mensalão” no “Petrolão”. Dirceu vai cumprir prisão na carceragem da PF em Curitiba. O “cara” é useiro e vezeiro de propina e não se corrige disso. Vinha agindo desde o governo Lula, do PT.

    Curtir

    1. Não precisava se incomodar, Gleydson. É prática deste blogueiro postar opiniões e artigos de autores de esquerda. Está no perfil lá em cima, observe. Só os desavisados (ou teimosos) entram aqui esperando encontrar conteúdo fascista ou reaça. A esses recomendo que procurem outros nichos.

      Curtir

  8. Lamento pelos apartidários, profundos ignorantes políticos, propensos ao fascismo. E metidos a espertos. Como já disse noutras oportunidades, um partido político é um conjunto de pessoas que partilham a mesma ideologia, são pessoas que tomam partido de um ideal. Tomar partido é participar da política e, quem se diz apartidário, diz com toda a clareza que ou abdicou de participar da política ou não se sabe, não se vê, não se reconhece num dos grupos originados na mais simples divisão política que põe ideologias entre direita e esquerda. Terceirizou seu ponto de vista político. Sabe?, não é preciso se filiar a esse ou àquele partido, basta comungar de um mínimo de seus ideais e entender o que eles significam. A direita brasileira, oligárquica e fascista, nunca provou que o liberalismo fosse boa coisa para o país (e teve 500 anos para isso) e tem subsistido não por competência, mas por perseguir a esquerda. É um fato histórico objetivo e não depende de interpretações pessoais. Os doze anos do PT correspondem aos doze únicos anos de política socialista da história do Brasil. Alguns fatos objetivos: redução dramática da fome, a maior mobilidade social da era globalizada, melhora na distribuição de renda, aumento real do número de vagas nas universidades públicas e bolsas nas particulares, programas sociais elogiados em todo o mundo, aumento real do poder de compra do salário mínimo. Pagamento da dívida externa e mais proteção social. Não melhorou mais? Por quê? Por que o sistema político-partidário, baseado em “doações” milionárias e suspeitas, para todos os partidos sem exceção, é que permite todo esse arranjo entre público e privado. É o modelo político que precisa ser modificado. Não é que o PT deva ser escorraçado de Brasília, mas toda uma classe de políticos que fatura fortunas se apropriando do público desse modo, aceitando o jogo das corporações privadas. Para mim, resta claro e evidente que toda essa campanha anti-petista não é um arranjo pela moralidade, mas pela mudança de protagonista na mesmíssima situação de agora, sem reforma política, sem investigações espetaculares, e com a mesma forma (corrupta) de fazer política. Não há a menor garantia de que os políticos corruptos vão todos parar na cadeia daqui por diante, há apenas a disposição de barrar a esquerda e, provavelmente, tudo volte a ser como dantes da primeira eleição de Lula, com a mídia bajulando bancos e “investidores” (especuladores) de bolsa de valores. É preciso continuar estimulando a economia real, que gera empregos, e isso não é o foco da direita, com certeza absoluta. Antes de apoiar a mídia espetacular é preciso refletir sobre as reais opções de que se dispõe e sobre o que fizeram no passado para se avaliar o que é melhor. Da minha parte, permaneço com a esquerda, consciente do que ela representa.

    Curtir

  9. A corrupção no Brasil é institucionalizada. Mais triste é tentar defender este tipo de ação. Opinião formada não é sinônimo de cegueira politica.

    Curtir

  10. tou muito curioso quando começarem a indiciar os políticos que estão exercendo cargo atualmente.

    A lava jato tá pegando só os empresários e operadores do petrolão nessa fase, pra que o processo não saia das mãos do juiz.

    Eduardo cunha e companhia vão ter bastante trabalho.

    Curtir

    1. Quando vi a notícia da prisão logo imaginei que o amigo iria procurar avidamente por uma piada feita pelos coxinhas. Acho que acertei. E é muito criativa, por sinal. Kkkk

      Curtir

  11. Uma curiosidade: será que os respeitados jornalistas paraenses Lúcio Flávio Pinto e Augusto Barata também são “fascistas” e “reaças” por criticarem a roubalheira e a incompetência do governo Dilma?

    Curtir

    1. Gleydson, não banque o desentendido. Minhas afirmações quanto à malta de reaças, coxinhas, golpistas e fascistas não inclui as pessoas que criticam os muitos erros e equívocos do governo Dilma. Aqui mesmo no blog temos o nosso Antonio Oliveira, sempre atento, contundente e mordaz nas suas considerações sobre o governo petista. Nem por isso o considero um neofascista ou coxinha. Lúcio Flávio Pinto é um de meus heróis, a quem respeito e admiro (pela seriedade), independentemente do posicionamento sobre qualquer tema. Critico e nomeio como reaças os notórios falcões da direita bovina, como Reinaldo Azevedo, Olavo de Carvalho, Merval Pereira e outros cabeças ocas do gênero. No fundo, amigo, tudo é uma questão de tom e timbre. Espero que não confunda mais as bolas a partir deste esclarecimento.

      Curtir

  12. Incrível como ainda tem gente que acredita em coelhinho da páscoa e papai noel. tem gente que parece viver no mundo do faz de conta ou na ilha da fantasia.

    Curtir

Deixe uma resposta