Por Antonio Valentim
Véspera de decisão é sempre assim. Até quando o maior adversário não está no páreo, dão um jeito – parece-me – de tentar tumultuar as coisas para o lado do Leão Azul paraense. Tem nada, não. Já estamos acostumados a isso, e nada poderá atrapalhar o Clube do Remo na luta pela consecução desse grande objetivo, que é, no momento e em primeiro lugar, a participação no campeonato brasileiro, não importando agora a divisão. O que há agora na mídia esportiva do Pará – pelo menos em uma parte dela – é o favoritismo exagerado conferido pelos expertos aos times do interior – principalmente Cametá e Independente – que estão aí na luta pela conquista do returno, em concorrência com o Clube do Remo. Pois bem! Vamos então aos números:
Primeiro, a classificação atual do returno:
– 1º São Raimundo: 16 pontos, 8 jogos, 5 vitórias, 17 gols marcados, 10 sofridos, saldo de 7 bolas;
– 2º Clube do Remo: 16 pontos, 8 jogos, 5 vitórias, 14 gols marcados, 9 sofridos, saldo de 5 bolas;
– 3º Independente: 15 pontos, 8 jogos, 5 vitórias, 13 gols marcados, 9 sofridos, saldo de 4 bolas; e
– 4º Cametá: 15 pontos, 8 jogos, 5 vitórias, 13 gols marcados, 9 sofridos, saldo de 2 bolas.
Agora, a classificação geral:
– 1º Clube do Remo: 34 pontos, 17 jogos, 10 vitórias, 3 derrotas, 30 gols marcados, 19 sofridos, com saldo de 11 bolas;
– 2º Paissandu: 33 pontos, 18 jogos, 10 vitórias, 5 derrotas, 42 gols a favor, 33 sofridos, um saldo de 9;
– 3º Cametá: 27 pontos, 19 jogos, 8 vitórias, 8 derrotas, 40 gols a favor, 39 sofridos, com saldo de 1 bola;
– 4º Independente: 25 pontos, 17 jogos, 8 vitórias, 8 derrotas, 29 gols a favor, 25 sofridos, saldo de 4; e
– 5º São Raimundo: 22 pontos, 15 jogos, 6 vitórias, 5 derrotas, 26 gols a favor, 24 sofridos, saldo de 2.
Coloquei os números para que todos cheguem à conclusão de que, apesar dos pesares, o Remo não está tão mal assim a ponto de darem os times do interior como favoritíssimos, quase imbatíveis em seus domínios. Vejam ainda que dos cinco times relacionados (incluindo aí o grande rival listrado), o Remo foi o que menos perdeu, e tem mais pontos mesmo jogando menos que Cametá e Paissandu. Perdeu três vezes – espero que sejam só essas, senão a vaca vai de vez para o brejo – e justamente para os três adversários remanescentes no returno: Cametá 4 a 1, São Raimundo 3 a 1 e Independente 2 a 1. Todas fora de casa. Se formos para o lado da superstição, como vem decrescendo o número de gols tomados, vamos esperar um 1 a 1. Se assim for, excelente, dá Leão Azul.
Todos os demais têm mais derrotas: Cametá perdeu oito vezes, fazendo dois jogos a mais que o Remo e sua defesa levou 39 gols (um saldo de apenas 1 bola); Independente perdeu oito vezes (duas vezes para o Remo em Belém), levando 25 gols; e São Raimundo perdeu cinco vezes e levou 24 bolas, saldo de 2. Mas, como disse, é bom que haja toda essa festa em favor dos adversários do Remo, em especial, agora o Independente. Um treinador competente, como é o caso de Givanildo Oliveira, pode muito bem tirar proveito disso, como deverá tirar (tem que tirar!). É claro que não é só isso. O time tem de entrar em campo como se fosse jogar uma decisão contra o Paissandu, ou seja, cem por cento ligado em tudo.
Falando nisso, lá no Cametá há um jogador que está sendo muito badalado, que inclusive, segundo dizem, está até apalavrado com o rival listrado. É o Robinho. No concurso ‘Troféu Camisa 13’, do Diário do Pará, o jogador do Cametá está sendo votado em peso como a maior revelação, um craque etc etc. Claro está que o torcedor bicolor, cujo time está em baixa, votou em massa no jogador. Uma forma de secar o Remo. Tudo bem! Maravilhas também se dizia em relação a outro jogador do Paissandu e que está agora atuando em outro país. Contra o Remo, o dito cujo não jogou nada e o time dele até perdeu de 3 a 1. É o chamado craque de adversários descuidados, além de um outro, grande artilheiro, artilheiro de defesas fracas. É botar alguém em cima, não lhe dando espaço, que o cara não faz nada. Isso o Givanildo tem de cuidar contra o Independente domingo.
Nesse campeonato o Remo perdeu apenas para os três times do interior. A diferença agora é que dessa vez não terá mais uma segunda chance. Não pode errar mais. É vencer ou vencer! VAMOS lá, Leão Azul, o Grêmio de Periçá!
Valentim, acredito que o tal favoritismo ao qual se refere é pelo fato dos dois clubes citados tiveram uma ascensção neste segundo turno e eles sempre fizeram o dever de casa, mas claro que isto não ganha jogo e o REMO pela tradição pode sair com a vitoria ou até mesmo o empate e comemorar, além da mudança de comando técnico que pode contribuir para isto
CurtirCurtir
Amigo Valentim, com Giva, é mais embaixo. Anote.
CurtirCurtir
eu não paro de rir dos iludidos que acham que essa pereba é um bom time!!!KKkkkk ninguém tá dizendo que independente e cametá são favoritos ,é que esse negócio de melhor campanha é relativo ,pois tá provado que quem fez em teoria a melhor campanha num campeonato extremamente nivelado por baixo ,não é “handcap¨” pra apontar favorito e digo mais o independente amanhã tem grandes chances de se classificar não por ser bom ,mas porque o remo é tão fraco quanto o papão ,mas pelo menos o papão ganha título e vcs nada !!!KKKKk
CurtirCurtir
É verdade! O Paysandu é colecionador de títulos.
E o mais recente foi doado pelo Ypiranga não sei das quantas.
CurtirCurtir
“dão um jeito – parece-me – de tentar tumultuar as coisas para o lado do Leão Azul paraense” – Quem? Como? Deixe o choro pra depois! Prolongadas férias pra vcs……….
CurtirCurtir
Por que não ti calas. Em vez de falar no time dele que decide amanhã o futuro…..só fala no Papa- Títulos. Que coisa.
CurtirCurtir
Os Bambicolores ja estao preocupados porque o Leao vai pra final e vai ganhar o turno, e o tabu vai aumentar mais um ano vai ser mais uma peia.
CurtirCurtir
só rindo da tua ilusão, jaime !!!!kkkk vcs não ganham nada faz um tempão e sequer chegaram a final ainda,mas não perdem a pose de sofredor .kkkkkk todo o ano dizem que vão ganhar e é só peia !!!!kkkk . vcs nos divertem !!!!KKKKKk no dia que o paysandu tiver medo do sem divisão é melhor fechar as portas .kkkkk
CurtirCurtir
Ué? Mas ja fecharam uma vez pq não fechar denovo? Esqueceu do Time negra? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
AS bichonas da elza kkkkkkk time vagabundo! nunva vi igual. e ainda querem se comparar heheheheheh.
CurtirCurtir
Time da nega kkkkkkkkkk
CurtirCurtir
E o G. do Remo? Esqueceram?
CurtirCurtir
futebol nao é so muneros
e tambem qualidade de jogo
hoje o independente tem mais qualidade que o remo.
e o atleta que hoje joga em outro pais, no seu primeiro repa coma camisa bicolor,
deixou um sagueiro sentado, e deu um gol pro didi.
vc tem razao
ele é muito frAco
CurtirCurtir
charles.. oque o paysandu tem a mais que o remo? a copa dos campeões? uma copa fantasma que “deu tão certo” que até hoje existe né? só se for no teu playstation! libertadores.. ganharam a LIBERTADORES? não… então melhor calar a boca pq um time que leva 205 pessoas pra assistir um jogo valendo, e outro que leva mais de 600 pra um TREINO é brincadeira né? vão la jogar contra os peladeiros do Amapá vão…
CurtirCurtir
GUGA ,NEM VOU OUSAR COMPARAR O PAYSANDU COM O REMO . O PAYSANDU TEM COPA DOS CAMPEÕES ,O MAIOR TÍTULO QUE UM TIME DO NORTE JÁ CONQUISTOU ,ALÉM DE DOIS TÍTULOS DA SÉRIE B ,BI-CAMPEÃO QUE EU SAIBA O TEU TIMECO NÃO TEM ,UMA COPA NORTE ,TÍTULO QUE NO PARÁ SÓ O PAPÃO TEM ,44 TÍTULOS PARAENSES ,SENDO O MAIOR DETENTOR DE TROFÉUS ,ALÉM DE TER SIDO O ÚNICO DO NORTE A PARTICIPAR DE UMA LIBERTADORES QUE VCS MORREM DE INVEJA E SE MORDEM MUITO .KKKKK VOU PARAR POR AQUI .KKK NÃO VOU FALAR NEM DOS MAIORES PÚBLICOS DA HISTÓRIA DO MANGUEIRÃO ,SE NÃO É MUITA HUMILHAÇÃO PRA TI.KKKKKKK
CurtirCurtir
O Amigo Gerson, mas uma vez em suas prosas declara seu amor ao remo.
CurtirCurtir
E GUGA ,A TUNA SÓ PARA VC LEMBRAR TEM MAIS TÍTULOS NACIONAIS QUE VCS ,É MOLE . KKKK ANTES DE FALAR BESTEIRA PENSE QUE VCS NÃO TEM PORRA NENHUMA !!kkkkk
CurtirCurtir