Artigo: Fifa acende luz amarela para Copa 2014

Por Marcondes Brito

Em comunicado oficial, a Fifa tornou pública a sua preocupação com o atraso nas obras de infra-estrutura da Copa do Mundo no Brasil, em 2014: “É crucial que todos os locais que sediarão a Copa do Mundo da Fifa tenham infraestrutura adequada, que atenda aos milhares de espectadores e possibilite que eles se movimentem pela cidade para irem a um jogo. Se esse não for o caso, não poderemos sediar jogos nessas cidades”, diz o secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke.

Aqui em São Paulo, a situação é de completa indefinição. A cidade não tem estádio, nem para a abertura, nem para outros jogos de menor importância. Já não há mais chance de sediar a Copa das Confederações. Para piorar, a indicação do Rio Centro, no Rio de Janeiro, como sede do IBC (sigla em inglês de Centro Internacional de Transmissões) faz da cidade fluminense favorita para receber a abertura da competição. É possível que o paulistano comum esteja dando pouca importância a essa queda-de-braço que se desenrola nos bastidores. Talvez tenha muita gente torcendo até para que nem tenha Copa no Brasil, muito menos em São Paulo. Mas não creio que o Brasil vá dar o vexame de desistir. Não vai, não.

Não podemos esquecer que a importância de uma cidade-sede vai muito além da realização de duas ou três partidas oficiais. Vai muito além do esporte. É preciso contabilizar o que isso representa na divulgação da cidade, na melhoria que ela terá em sua infraestrutura de transporte, hotelaria e segurança, e também na geração de empregos. Dito isto, o melhor que os políticos e os cartolas do futebol do Estado podem fazer é não se conformarem com as derrotas que estão acumulando ultimamente.

Deixe uma resposta