Coluna: Meu torneio preferido

Jogos da etapa de quartas-de-final da Copa do Brasil, disputados nesta semana, confirmam a impressão de que o torneio é o mais interessante realizado no país hoje. De certa maneira, chega a ser mais empolgante que a Libertadores, por expor algumas rivalidades domésticas e movimentar torcidas muitas vezes ausentes das grandes decisões.
Como torneio de tiro curto, a Copa BR tem regulamento centrado no “mata-mata”, que faz de cada jogo uma verdadeira final, com requintes de emoção que fogem à cautela irritante dos torneios de pontos corridos. Os confrontos de ida e volta se transformam em partidas de 180 minutos e, de fato, só os times que sabem fazer a leitura correta dessa modalidade de disputa é que se saem bem.
Não cabe aqui comparar a Copa BR com o Campeonato Brasileiro, cuja essência é a regularidade e a premiação ao mérito das equipes. São torneios quase complementares no calendário, com duração e objetivos diferentes. Quem valoriza a qualificação de jogadores e times certamente dedica mais atenção ao Brasileiro.
Por outro lado, os fãs das surpresas e duelos encarniçados preferem obviamente a Copa, que tem ainda o atrativo de ser a competição mais democrática do nosso futebol. Somente na Copa BR é possível ver a ascensão e chegada às finais (e ao título) de equipes emergentes e do chamado terceiro escalão. Criciúma (1991), Juventude (1999), Santo André (2004), Paulista (2005) e Sport (2008) já experimentaram essa glória.
Na atual edição, três clubes do bloco intermediário chegaram às semifinais: Coritiba, Ceará e Avaí. Vários favoritos naturais tombaram pelo caminho. O Flamengo, cotadíssimo desde sempre, não conseguiu passar pelo representante cearense após dois embates sensacionais.
O mesmo ocorreu com o São Paulo, batido categoricamente ontem pelo Avaí. Das agremiações mais tradicionais, somente o Vasco permanece vivo na disputa. De qualquer maneira, a Copa terá neste ano um campeão inédito, valorizando sua fórmula de disputa, que permite exposição e bom faturamento a clubes de segunda, terceira e quarta divisões.
O Brasileiro é formatado em dois turnos, premiando ao final o time de maior pontuação, como nos campeonatos europeus. Tecnicamente, não há o que discutir, mas é inegável que o torcedor se ressente da ausência de uma decisão de verdade, à moda antiga, daquelas de tirar o fôlego. A Copa do Brasil cobre, com sobras, essa lacuna.
 
 
Levantamento atualizado da promoção É Goool!, da Caixa Seguros, tem Paissandu e Remo em posições honrosas, com 3.046 e 2.923 títulos vendidos, respectivamente. Quem informa é o desportista Ubirajara Lima, observando que nossos clubes exibem a força popular de sempre, posicionando-se à frente de agremiações como Atletico Mineiro, Atlético-PR, Sport-PE e outros. “Imaginemos, se os clubes estivessem em situações confortáveis, qual o lugar que estaríamos ocupando, já que quem dá o tom são as torcidas”, projeta Bira, com plena razão.

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta sexta-feira, 13) 

35 comentários em “Coluna: Meu torneio preferido

  1. Não consegui comprar meu titulo do Clube do Remo referente ao “É Goool ” pois toda casa loteriaca que fui recebi a resposta que já havia acabado. Lamentavel

    Curtir

  2. Não acho que esses números sejam bons, Gérson. Considerando que o título custa 6 reais e os clubes só têm direito a 50%, eles não faturaram mais do que nove mil reais (recordo que a projeção mais pessimista falava em dez mil títulos para cada). O fato de estarem à frente de Atletico Mineiro, Atlético-PR, Sport-PE só demonstra que essas equipes igualmente não souberam promover as vendas. Na bilheteria, temos exemplo parecido. Frequentemente o Re x Pa supera outros clássicos regionais em público, mas nem por isso nossos clubes são grandes forças, infelizmente…

    Curtir

    1. Cláudio, com todo o respeito, nenhum desses. Vou dar uma dica melhor para Remo ou Paissandu chegarem lá: o treinador do Colúmbia de Val-de-Cães.

      Bom dia a todos

      HOJE é dia de Nossa Senhora de Fátima. Faz 94 anos, que Nossa Senhora apareceu a três pastorinhos na humilde localidade portuguesa de Fátima. A aparição se repetiu por mais 5 datas, sempre no dia 13. L.s.N.S.J.C.!

      Curtir

  3. Penso que o Coritiba ou Vasco, um dos dois será o Campeão.
    – Vou dar uma dica para Remo, Paysandu e Tuna, chegarem a libertadores, pela Copa do Brasil:
    Remo – Treinador = Mariozinho ou Fran Costa
    Paysandu – Treinador = Charles ou Valtinho
    Tuna – Teinador = Flávio Goiano ou Lucena e, com uma condição, que sejam auxiliados por Zé Carlos e Mazinho.
    Te dizer….

    Curtir

    1. Grande Cláudio Santos;
      O Avaí que ontem bateu o poderoso S. Paulo, de tantas glórias, é comandado pelo meu xará Silas, a cujo também não reconheces como técnico, e aí? agora, não desperdiçando a oportunidade do teu post, pergunto; O GRANDE BICOLOR AMAZÔNICO, se comandados por Charles Guerreiro, e ou, Valtinho, será que estariam na vexatória situação atual? tenho certeza que não, pelo retrospecto dos trabalhos dos dois.
      Detalhe: Não sou viúva de nenhum dos dois, nem os conheço pessoalmente.

      Curtir

      1. Amigo Silas, nunca disse que seu xará Silas, técnico do Avai não fosse um bom técnico, muito pelo contrário, desde que respeite seu limite. Quanto a comparar, amigo, penso que um time da grandeza do Paysandu, não pode ser comparado por baixo. Se um técnico não deu certo(Charles) e, o posterior(SC) também não deu certo, o ideal, não é que vc lembre que o antecessor fez menos besteiras que o sucessor, mas sim que a diretoria ou o LOP, continuam sem acertar na contratação do técnico. Mande o LOP trazer o Giva, pra ver se o torcedor do Papão ainda vao lembrar de Charles, Valtinho,.. essas bombas caseiras que temos por aqui. Duvido. Paysandu e Remo são muito grandes, logo, nós torcedores, temos que pensar assim, também. É a minha opinião.

        Curtir

      2. Cláudio Santos;
        Concordo contigo, no “olhar prá frente”, inclusive, na indicação do Giva, que deixei de postar como indIcação, prá evitar os beicinhos do aLOPrado e sua trupp, que só fazem ferrar a torcida e o grande bicolor amazônico; tenho, no entanto, lembrado o nome do Roberto Fernandes, liberado pelo Náutico, entendo que com esse plantel, já que não há como contratar, ELE, tem condições de recolocar o grande bicolor amazônico, em condições de lutar pelo tri-campeonato, que já está perdido sob o comando do Sérgio Cosme, entendo também que, mais uns cinco reforços(indicados por ele) serão suficientes, para montar um time capaz de reconduzir-nos à serie B.

        Curtir

      1. Só uma brincadeirinha. Para incluir o amigo numa dessas, antes eu teria de dar toda a estrutura necessária para o desenvolvimento de um grande trabalho.
        Antes, os meios; depois se cobra os resultados.

        Curtir

    2. Vejo que conseguio mudar sua foto, porém também vejo, que não quiz encher seu copo denovo com uma boa cervejinha né amigo????rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

      Curtir

  4. Ontem eu estava torcendo muito pelo Atlético-PR passar pelo Vasco. Seria muito bom as duas semifinas serem disputadas por 4 times medios e os grandes fora. Também tenho como favorito o coxa branca. Não acho a Copa do Brasil melhor que a Libertadores. Agora nacionalmente, é a melhor competição. Gosto da CB pelo fato de equipes medias e pequenas aprontarem para cima dos grandes.

    Curtir

  5. Em se tratando da CB, estarei torcendo, pelo Vozão Alencarino, óbvio. Se, no entanto, mais um clube do eixo Norte e Nordeste conquistar esse título, será que a CBF, também não deixará de promovê-lo, a exemplo da Copa Campeão dos Campeões? afinal, a CBF é DÊLES, né não?

    Curtir

  6. Para Gerson é o torneio favorito, também gosto, mas é uma pena para dirigentes aqui de Remo e paisandu não seja, não que seja o caminho mais curto para Libertadores, mais por ser um torneio de mata-mata mais fácil, uma boa maneira de ganhar mais um dinheirinho para os cofres dos clubes.

    Curtir

  7. Como colocado no post, não cabe comparação entre copa do brasil e campeonato brasileiro. Faltou somente complementar no post que a copa do brasil também é um torneio que existe em todos os países europeus, onde todos tem sua copa, no mesmo modelo da copa do brasil.
    Apesar de achar justíssimo o modelo utilizado de permite que todas as regiões tenham representantes, acredito que esta competição tenha de ser revista em termos de calendário. Fazer da mesma forma como se faz na europa, a competição dura o ano todo e assim permitir que os times que joguem a libertadores também joguem a copa do brasil, assim como na europa quem joga a champions league também joga suas copas nacionais.
    Não é correto o time q joga sulamerica, torneio internacional, jogar a copa do brasil e quem joga a libertadores não. Isso sim teria de ser revisto.
    Quanto a classificação nada a falar….acho q o juiz do jogo do flamengo foi infeliz em várias decisões, mas no fim levou a vaga quem teve mais competência.

    Curtir

  8. Avaí,Coritiba,Ceará e Vasco, quando meus times não estão na disputa(Paysandu, Santos e Fogão) escolho o mais fraco pra torcer, e neste caso vou torcer para o Vasco, não é gozação.
    Agora Gerson e amigos vcs observaram o alambrado de vidro, se assim pode se chamar, do PV, que maravilha, aqui na nossa curuzu, só não temos ainda porque não temos presidente, tecnico, ônibus e nem força de vontade do rapaz zinho que só vive em alto mar. Como dia o Claudio Guimarães, eu hein!

    Curtir

  9. Tem torcedor que o time tá tão fumado que agora tá apostando em times do sul, juntando dinheiro de uns seis meses de trabalho pra botar no fogo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    Curtir

    1. Coitado de ti. Deve estar acostumado com salariozinho de R$ 1.000,00, Deve gastar a metade pagando aluguel, não tem conta em banco e muito menos poupança ou aplicação em dinheiro. Se tivesse estudado não teria um emprego ganhando merreca.

      Curtir

      1. Fábio esse rapaz é da marca fofoqueiro,
        se preocupa como a gente escreve, o que a gente escreve e só fala merda.
        ele não tem uma opinião própria sobre as coisas, porque deve ter preguiça de pensar, e quem está mais fumado remo ou PAYSANDU atualmente?
        Pra ele deve ser o papão que mesmo mal administrado é o atual bi campeão, ganhou um turno, está na copa Brasil e vai disputar a série C.
        o time dele coitado tá ralando pra ver se consegue uma vaguinha no limbo do futebol brasileiro.

        Curtir

  10. quanto a copa do brasil , quero que dê CEARÁ ,pois quero ver os meninos da cbf se mordendo de raiva ,porque não admitem times das regiões norte e nordeste ,até mesmo centro-oeste conquistando títulos nacionais . eu me diverti pra baralho com a eliminação e choradeira da imprensa ¨¨sudestina¨¨ com a eliminação do seu filhinho querido , o flamengo .

    Curtir

  11. joão carlos , não te esquenta que se vcs chegarem a final do parazão ,isso se acantecer um milagre de vcs da leoa consaguirem , o papao vai detonar vcs na final mesmo com o paysandu mal das pernas .kkkkkk é tri na certa .

    Curtir

  12. joão carlos , eu não pego corda ,pois sei que o cavalo paraguaio sempre entrega no final . kkkkkkk se vcs da leoa conseguirem o milagre de chegar a final vão levar uma peia do paysandu ,já que vcs se borram todos em decisão .kkkkkkkkkkkk é tri na certa .

    Curtir

  13. joão carlos , eu não pego corda ,pois sei que o cavalo paraguaio sempre entrega no final . kkkkkkk se vcs da leoa conseguirem o milagre de chegar a final vão levar uma peia do paysandu mesmo o papão mal das pernas ,já que vcs se borram todos em decisão .kkkkkkkkkkkk é tri na certa .

    Curtir

Deixe uma resposta