Tribuna do torcedor

Por Cezar Magalhães (aclmagalhaes@gmail.com)

É triste, lamentável, mais fazer o que? É duro ver o que mais gostamos se acabar, e isto, é o que vem acontecendo com a minha Tuna. Toda nossa comunidade sofre vendo nosso time padecer. O que fazer para acabar com este sofrimento?
Idosos, jovens, e agora, uma legião de crianças crescendo como torcedores da Tuna, o que será destes pequenos no futuro? Mais nem tudo está perdido. Há solução. Basta que os dirigentes tunantes, escolham pessoas certas, responsáveis, e, acima de tudo, tenham o sangue cruzmaltino na veia.
A Tuna deve esquecer o fracasso e trabalhar para o sucesso, e isso, deve ser feito de maneira profissional, esquecer o lema de que ” chegamos aqui e tá muito bom”, isso é lema de derrotado, vencedor tem que sempre pensar que nada está bom, deve sempre correr atrás do melhor.
Quem quer vencer, não pode pensar em derrota, sempre tem que procurar a vitória. A derrota, é consequência da busca de vitória. Como tunante, vindo de berço, pois estive lá na minha infância e juventude, bem como outros companheiros que, comigo passaram pela Tuna, lamentamos a situação que nosso time está.
Espero, agora, que, realmente, os dirigentes coloquem a cabeça no papel e montem a reestruturação cruzmaltina. Da minha parte, sempre terei uma águia cravada no meu coração.  

20 comentários em “Tribuna do torcedor

  1. Cezar, dá licença de tomar seu texto e substituir Tuna por Paysandu? Valeu.
    Gerson, tava lembrando num bate-papo com amigos, com saudades, do tempo em que pela intensidade dos foguetes ficávamos imaginando se havia saído gol do nosso time ou se era comemoração de secadores, e aí corríamos pro rádio pra confirmar, às vezes nem gol tinha, era só empolgação da galera.
    Hoje em dia não se escuta mais um foguete pela cidade em dias de jogo, mais um termômetro da derrocada do nosso futebol.

    Curtir

    1. É verdade Mauricio, eu mesmo fazia muito isso, quer uma coisa pior ainda, antes a gente apostava Paysandu contra um Botafogo,Santos,Vasco e outros menos votados, e hoje Mauricio estou apostando e o pior perdendo pra Cametá, S.Raimundo…
      MAIS JÁ ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA DE REAGIRMOS, À COMEÇAR PELOS GRANDES BICOLORES que o resto da torcida endossa a parada.

      Curtir

      1. É SÓ NÃO IR AOS JOGOS, MATAREMOS A MÁ GESTÃO DO ENDINHEIRADO aLOPrado, POR INANIÇÃO FINANCEIRA.
        PODEREMOS ATÉ IR À CURUZÚ, MAS, ASSISTIREMOS AO JOGO PELA CULTURA, DO LADO DE FORA DO ESTÁDIO, DE LÁ VIBRAREMOS E MANDAREMOS ENERGIA POSITIVA PROS JOGADORES, MAS, PAGAR INGRESSO, JAMAAAAAAAIS!!!!
        ESSE PROTESTO É SUPER EFICAZ E PACÍFICO,
        ACREDITEM!!!

        Curtir

  2. É caro Mauricio do nosso futebol Paraense e, quando temos chances de melhorarmos apareces os aLOPrados da vida pra acabar com o que ainda resta de sonhos pra nós verdadeiros torcedores bicolores.é demais ASSIM NAO DAAAAAAAA.

    Curtir

  3. É Cezar, do jeito que vai o Paulo Henrique vai acabar desistindo de ser tunante como o padrinho. Fica esperto que os tios dele vão acabar convencendo o pirralinho a integrar o Fenômeno.

    Curtir

  4. Grande Cezar. Antes de qualquer coisa quero manifestar a minha alegria em encontra-lo num dos poucos espaçoes democráticos da imprensa paraense.
    Sei de sua paixão pela Tuna e lhe digo que a solução não é outra senão a que levou a Águia do Souza às grandes conquistas: base.
    Infelizmente o imediatisno toma conta do leme cruzmaltino e a leva pelos tortuosos caminhos do futebol de resultados, estes, que nem sempre os esperados.
    Um forte abraço a você e a seus irmãos quem aprendi a gostar e respeitar.
    Saudações sempre bicolores.

    Curtir

  5. Amigo Cezar Magalhães, parabéns pelo post. Pessoas que não se deixam enganar por uma vitória, ou se contentam com pouca coisa, para um clube da grandeza da Cruz de Malta e que procuram encarar de frente seus problemas, ao invés de maquiar os mesmos, precisam estar dentro da Tuna.
    – No Remo, com o Paysandu tendo 2 Campeonatos da série B, Libertadores´,.., querem que eu, por ser remista(mas não sou bobo) fique a dizer que sou Penta, Tabu 33, Ganhei do Flamengo em 19…. . Te dizer… . Se Remo Paysandu e Tuna não encararem de frente seus problemas e colocarem pessoas capacitadas dentro desses clubes, nos diversos setores, vão continuar como estão. Valeu pelo comentário. Grande abraço.

    Curtir

  6. Está insustentável a situação do Paysandu, o nosso “Papão da Curuzu”, o clube que deu as maiores glórias ao futebol do Pará e Norte do Brasil. Tal situação é resultado do advento desse senhor, se é que merece ser chamado assim, LUIS OMAR PINHEIRO (o famigerado LOP). Pessoa insensata, radical, sem visão administrativa alguma, esnobe e deslumbrado com a sua profissão, donde procura se vangloriar e tenta humilhar aos que não aceitam as suas atitudes ou seu modo de agir, colocando-se sempre acima da “terra e do céu”. Este Luis Omar está acabando com o nosso Paysandu e vai levá-lo para bem longe, mas longe mesmo das 1ª e 2ª divisões do futebol brasileiro. Suas atitudes insanas estão “enterrando” cada vez mais o Paysandu no futebol brasileiro, clube que até bem pouco tempo atrás era conhecidíssimo nos quatro cantos do País, o que me fazia sentir orgulhoso quando ao chegar a qualquer região do País, ouvia bradarem o nome do famoso “Papão da Curuzu”. Luis Omar, até hoje, só sabe falar mal e execrar o ex-presidente Tourinho, juntamente com o Ricardo Resende, porém, durante esses cinco anos a frente da direção do Paysandu, ambos nada fizeram ou fazem para que o clube volte aos melhores dias que teve, ou seja, Libertadores, Campeão dos Campeões, Campeão do Norte, 1ª divisão, Campeão brasileiro da 2ª divisão (por duas vezes), etc.
    Não sei se os torcedores do Papão sabem, mas o Luis Omar um dia teve o desplante de dizer o seguinte: “… que era melhor o Paysandu nada ter conquistado quando foi dirigido pelo Tourinho, do que está na situação que encontrou o clube…”. Ora torcedores do Papão, o Tourinho, sou sabedor e vocês também, não foi e nem é “SANTO”, mas também não é o “SATANÁS” que o Luis Omar e o Resende querem nos incutir, jamais pretendo defendê-lo dos diversos erros que cometeu, mas apesar de tudo levou o nosso Paysandu aos píncaros do prestígio, isto é fato, o que jamais qualquer time do norte do Brasil conquistou.
    Por tudo concluo propalando o seguinte: Prefiro a volta Tourinho, que é muito melhor que o presente e futuro com LUIS OMAR e seus malefícios, pois se ele prosseguir como Presidente, o nosso querido “PAPÃO DA CURUZU está fadado a se acabar!!!

    Curtir

  7. Gerson, porque no PERFIL DO AUTOR você assume que no Rio é botafoguense e não assume que aqui você torce pelo querido clube do remo?

    Curtir

    1. Porque não é verdade, meu caro João. Se fosse acatar aqueles que me rotulam de ser Remo ou Paissandu, conforme as conveniências de momento, não teria um perfil, mas um painel de cores. E tem mais: sou botafoguense em qualquer parte do mundo, pela simples razão de que o Botafogo é uma bandeira universal, como poucas, por sinal.

      Curtir

      1. Não confie em todas as fontes, meu caro. Olha só o que o Sérgio Cosme arranjou de confusão por confiar em fontes não idôneas.

        Curtir

      2. Gerson não liga pra esse cara, pois pelo jeito ele é ´chegado à uma fofoca.
        Ele pertence ao M.S.A

        Curtir

  8. É muito triste ver a atuação situação da Elite do Norte. A equipe está igual ao Juventus-SP ao America e Bangu-RJ. Equipes tradicionais e queridas, mas que cairam num ostracismo sem fim. Infelizmente. Não estou confiante no time cruzmaltino na última rodada. Deve cair.

    Curtir

  9. Caro amigo Cezar, seu comentário foi oportuno e verdadeiro, talvez um eco da grande maioria dos sofridos torcedores tunantes. Precisamos mesmo colocar na Tuna gente que realmente goste e trabalhe pelo clube.
    Precisamos voltar a ter o apoio da comunidade portuguesa para dar suporte às necessidades do clube pois sem ela dificilmente conseguiremos dar continuidade a um trabalho de renovação e sustentação, visto que atualmente não temos patrocinadores capazes de dar esse suporte.
    As categorias de base da Tuna estão sendo reformuladas e bem conduzidas pelos ex-jogadores Sergio, Ondino, Luiz Otávio, Antenor e outros que foram convocados. Esses ex-jogadores foram criados na base do clube e sabem muito bem da importância da Tuna para o futebol paraense. A diretoria deu início neste ano a um trabalho de renovação da base, com apoio de alguns abnegados, visando num futuro próximo formar bons jogadores para, quem sabe disputar a Copa São Paulo, suprir o time de profissionais do clube e até para os demais times, como sempre fez.
    Os outros esportes até que vão bem na Tuna. O futebol feminino há trê anos vem bem no campeonato, o futsal voltou com força em todas as categorias, no esporte de remo vencemos a primeira regata de 2011, na natação voltamos a ter uma equipe respeitável e competitiva, temos até o futebol americano com exclusividade, sem se falar nos demais esportes como o MMA e outras modalidades que não me vem na lembrança no momento.
    Poderiamos unir forças para reerguer de verdade a centenária e gloriosa Tuna Luso Brasileira.
    Parabéns pela postagem!

    Curtir

  10. São tantos times que já tiveram glórias e agora estão caindo cada vez mais. Até os chamados grandes, do sudeste.

    Acho que o problema maior é a falta de planejamento e organização.

    Vicky

    Curtir

Deixe uma resposta