Remo goleia Tuna e se classifica

O Remo goleou a Tuna por 5 a 2 e se classificou para as semifinais do returno do Campeonato Paraense. Rafael Morisco (cobrando dois pênaltis), Rodrigo Dantas e Rafael Granja (2) marcaram os gols remistas, enquanto Adriano Miranda e Bruno descontaram para a Lusa, na partida disputada na noite desta-segunda, no estádio Baenão. O clássico chegou a ser paralisado aos 11 minutos devido a um apagão nos refletores. O primeiro tempo terminou 1 a 1, mas, no tempo final, o Remo construiu a vitória com gols logo no recomeço da partida, apesar de a Tuna pressionar o tempo todo, mesmo com um jogador a menos. O time cruzmaltino questionou muito a marcação do segundo pênalti, sobre Dantas, e o terceiro gol remista, marcado também pelo camisa 9 em posição duvidosa. (Fotos: MÁRIO QUADROS/Bola)

Coluna: Os méritos do novo líder

Não há mais dúvida: o principal destaque do returno do Campeonato Paraense é o São Raimundo, que aplicou goleada no Independente, ontem, e assumiu a liderança isolada desta etapa. Com todos os méritos, diga-se. Charles Guerreiro, campeão de 2010 e especialista na montagem de times para consumo doméstico, opera um pequeno milagre ao comando do representante santareno.
Assumiu o time no fim do primeiro turno em meio a uma crise monumental, depois que Sebastião Rocha saiu até no tapa com dirigentes e foi praticamente expulso de Santarém. Com tranqüilidade, Charles reconstruiu a equipe, que era lanterna da competição. Aproveitou os melhores valores disponíveis e aos poucos deu feição vencedora ao São Raimundo.
Alcançou de cara a façanha de derrotar os três grandes da capital e, ao longo do returno, foi ganhando força e entusiasmando a normalmente vibrante torcida santarena. Com isso, passou a acumular vitórias e caminhou até a categórica apresentação de ontem, quando garantiu presença nas semifinais com uma rodada de antecedência. 
É importante observar que Charles só ganhou dois reforços (Vélber e Aldivan) para empreender a boa campanha. Seu maior mérito foi dar organização tática, consistência ofensiva e confiança a um time que marcou somente nove gols na fase inicial e já chegou a 13 neste turno.
 
 
Em Marabá, no sábado à noite, o Águia festejou o Dia das Mães, afastando o Paissandu do returno e voltando à briga para não cair. E venceu com autoridade, apesar dos muitos desfalques. Dominou a partida de cabo a rabo, falhando no primeiro tempo por falta de maior presença ofensiva.
No segundo tempo, João Galvão estabeleceu a vitória explorando as conhecidas deficiências defensivas do Paissandu, que foi escalado num esdrúxulo 3-5-2, que não disfarça o maior aleijão do time: a ausência de um criador de jogadas.
Por puro oportunismo, Rafael Oliveira ainda conseguiu fazer um golzinho, mas ao longo do jogo a equipe de Sérgio Cosme foi facilmente envolvida e podia ter sofrido um escore mais vexatório.  
 
 
É um fenômeno. Fraquíssimo, inseguro e dado a engolir frangos, Renan se mantém há mais de um ano como titular absoluto do Internacional, um dos grandes clubes do país. Sai técnico, entra técnico e ele continua lá, firme e intocável. Ou tem padrinho muito forte ou os colorados gostam mesmo de emoções fortes. Ontem, no primeiro Gre-Nal da decisão gaúcha, voltou a aprontar das suas. Foi o responsável direto pela derrota do Inter, falhando em dois gols gremistas. 

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta segunda-feira, 09)

Mundico goleia e assume liderança

O São Raimundo goleou o Independente por 4 a 1,  na tarde de domingo, no estádio Barbalhão, e se garantiu nas semifinais do returno do Campeonato Estadual, assumindo a liderança na classificação. O Mundico foi superior desde os primeiros movimentos e quase chegou ao gol aos 21 minutos, depois que a arbitragem assinalou pênalti sobre Leandro Guerreiro. Daniel bateu e Dida fez a defesa. Aos 27 minutos, o artilheiro Leandro Guerreiro chutou cruzado para abrir o placar. O mesmo Guerreiro ampliou aos 32, marcando um golaço.

No segundo tempo, o Independente tentou reagir e partiu para o ataque, criando várias situações de perigo, mas foi o Mundico que voltou a balançar as redes, aos 32 minutos, através do meia Aldivan. Wegno diminuiu para o Independente, aproveitando rebote de Labilá. Mas, aos 39 minutos, Leandro Guerreiro voltou a marcar, desta vez escorando de cabeça um cruzamento de Júlio Ferrari.