Lula e a homenagem dos estudantes de Coimbra

1538844_695163923880310_2776178648508337433_n

Por Antonio Barbosa Filho

Uma das coisas que mais me emocionaram em Coimbra foi o relato de estudantes brasileiros e portugueses, além das fotos exibidas em galerias, da premiação de Lula como Doutor Honoris Causa. A Universidade surgiu em 1290, ainda em Lisboa, sendo transferida para Coimbra em 1308. Todos sabem que os alunos usam uma capa preta, oficialmente chamada de “Traje Nacional”, mas que chamam informalmente de “capa e batina”. Pois na visita de Lula, num gesto inédito, os estudantes prostraram suas capas ao solo, para que o ex-presidente do Brasil, aquele que alguns entre nós chamam de analfabeto, caminhasse sobre elas, ao lado de sua esposa.
Para mim, esta homenagem a um conterrâneo nosso vale tanto quanto o honorável título que a ele foi concedido. Até hoje me arrepio ao relembrar essas cenas. Todos são avisados de que não se pode esbarrar a capa no chão, pois seria um desrespeito ao símbolo.

Como diz minha amiga Marina Miyazaki, se o Lula “semianalfabeto” – como muitos letrados dizem e acham que é ofensa – chegou aí (acima de qualquer diplomado brasileiro), imagina se tivesse concluído os estudos? Vish.. Se a inveja matasse, quantos intelectualóides teriam batido as botas só com essa imagem?

5 comentários em “Lula e a homenagem dos estudantes de Coimbra

  1. Desse Lula, desse brasileiro, não há como não ter orgulho. Mas todo político tem mil e uma faces e aí que mora o perigo.

    Curtir

  2. Lula merece algumas honrarias que recebeu. Isto é fato. Sua história de vida pode ser visualizada na história de muitos Joãos, Marias, Josés e Raimundos.

    Sobre a obtenção do título de Doutor, particularmente, sou indiferente ao mesmo, por mais que adore a rotina acadêmica que vivo nos tempos atuais.

    Como diz Raul: “Eu devia estar feliz por ter conseguido tudo que eu quis. Mas confesso abestalhado que estou decepcionado. Por que foi tão fácil conseguir, agora eu me pergunto: e daí? Eu tenho uma porção de coisas grandes para conquistar, eu não posso ficar aí parado”.

    Minha grande questão é ficar parado. Não desejo isso. O que Lula deseja e/ou desejou ao conquistar as coisas?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s