Apesar dos erros, Giba sai com a vitória

Giba complicou um jogo já naturalmente difícil, em função da chuva forte e pelo bom posicionamento do Águia em campo. Respeitou excessivamente o visitante, escalando três volantes. Além disso, insistiu com Otacílio, inoperante ao longo de todo o primeiro tempo, e só mudou no intervalo, quando normalmente tira o volante para a entrada de um meia. Ainda no primeiro tempo, como o time não rendia, deveria ter feito a primeira modificação no meio-campo, para dar mais consistência ofensiva e criatividade.

Além disso, como já havia ocorrido no Re-Pa, os próprios jogadores decidem em campo quem vai cobrar pênaltis e faltas às proximidades da área, contrariando a lógica das coisas: Marlon é disparadamente o melhor batedor de faltas da equipe, mas é constantemente preterido nas cobranças de penais. Custou também a trocar Marciano, que vinha mal e parecia cansado já no fim do primeiro tempo. E espera sempre o time sofrer o primeiro gol para optar por uma formação mais ofensiva. Tem dado certo – contra S. Raimundo, Águia, Paissandu e Águia novamente -, mas, até quando?

Do lado marabaense, João Galvão fez um jogo de espera, como lhe convinha. Pôs o time para rebater bolas no primeiro tempo e, na etapa final, fechou-se atrás, à espera de uma chance em contra-ataque. A oportunidade apareceu e Aldivan aproveitou. Errou ao não lançar meias mais criativos para sustentar o jogo no meio-campo e diminuir a pressão remista. Recuou exageradamente os meio-campistas e atraiu o Remo para seu campo. lançou Tiago Marabá (em substituição a Diego Biro) nos quinze minutos finais e Samuel também demorou a entrar na vaga de Jales, que teve baixa produção na partida. (Foto: TARSO SARRAF/Bola)

38 comentários em “Apesar dos erros, Giba sai com a vitória

  1. Sinceramente, mas gostaria de saber qual foi o erro, realmente, que o Giba cometeu. Na minha modesta opinião, ele só cometeu acertos. Te dizer…

    1. Cláudio, sei de sua adoração pelos técnicos de fora, e até concordo de vez em quando. Mas, francamente, ignorar o erro crasso de Giba em insistir com o Otacílio é ser tão ou mais teimoso que o próprio técnico. Será que está todo mundo errado e só Giba e você acreditam que o Otacílio está jogando em alguma coisa? O cara é um peso morto para o time, não cria nada e não consegue marcar com eficiência. Qualquer outro volante (até o Patrick) seria mais útil. E o Giba sabe tão bem disso que sempre tira o Otacílio no intervalo. Caramba, se vai substituir por que já não entra com a escalação certa? Por que complicar? Outra coisa: por que o técnico só põe o Remo no ataque quando sofre o gol? Tem dado certo, mas um dia ele se atrapalha. E, a meu ver, complicou a situação do time na final do returno, levando a decisão para Marabá, onde a pressão será infernal.

      1. Pô Gerson, o Cláudio defende tanto o Giba cara, e o Giba mesmo precisando do resultado, ainda sim entrou com 3 volantes, sendo que com um jogador a menos, no caso da pomada de arnica Otacilio, eu heim, se ele não enxerga esse erro de seu treinador, ou e pq ele coninvente com o erro ou epq e apaixonado pelo tal esquema tatico ferrolho.

      2. Amigo Gerson,
        Na minha opinião, o Otacilio está muito longe de ser aquele de épocas passadas, mas hoje ele jogou bem melhor ofensivamente do que as partidas que disputou anteriormente. Concordo contigo, ele tem que pegar um banco e ver se melhora sua forma física.Quanto as mudanças, Gian e Samir melhoraram e muito a criatividade, tanto é que os gols sairam com as suas participações.

    2. Só a título de esclarecimento, descreva o papel tático (ou espiritual) do Otacílio nesse time do Remo. O cara está tão mal que o próprio Giba sempre o substitui no intervalo, para meter um meia criativo ou um atacante. A função parece ser unicamente essa: entrar, não jogar nada e guardar lugar para alguém mais descansado. Se não for isso, sacie minha curiosidade e revele o papel invisível desempenhado pelo grande Otacílio em campo.

      1. O papel do Otarcilio nos jogos?
        Otarcilio serve para o giba estudar o jogo ver quais os pontos fortes e fracos dos adversarios assim inteligentemente tira-o e coloca em campo um jogador veloz ou tecnico como fez com o gian ontem já pensaste se ele entra com gian e velber como fazia o sinomar com eles cansando ainda no primeiro tempo ficaria só com a opção do samir que inumeras veses conseguia fazer a diferença em alguns jogos mais temos que ver que o samir não é magico para mudar todos os jogos da água para o vinho, giba faz muito bem em deixar o gian e velber ou samir e gian no banco assim como fez no jogo de ontem podendo assim mudar a cara do jogo com os jogadores do time adversario cansados.

  2. É incrível como o Claúdio baba o ovo do Giba, me desculpem a expressão mais essa é a verdade, o Giba continua errando sim, pow brincadeira ele começar o jogo com o otacílio, ele não é mais aquele de 2006 quando marcava bem e também saia para o ataque, ele tá morto em campo, e toda vez é isso ele começa o jogo pra se substituido no 2º tempo, agora se fosse o sinomar que fizesse isso, ixi o Cláudio viria enchendo o cara de critícas como ele sempre fez, mas como é o GIBA né técnico de fora, ele fala não, ele tá certissímo, é brincadeira como o Giba é perfeito na visão do Cláudio!!! vou te contar…..

    1. E Diego, apesar de vc ser remista, vc não elouco em ir atraz de Giba com seus devaneios do passado de Otacilio e nem e o Cláudio, que com toda certeza seu time do Columbia deve ser um fracasso tatal nos campeonatos de pelada!

  3. Gerson, amigo, já falei, aqui, o quanto é difícil pra eu discutir com vc sobre o Giba. Agora, já falei sobre isso, na sua coluna de hoje.

    1. Saiba que respeito suas avaliações, amigo Cláudio, mas realmente ando meio desconfiado com a atual fase do Giba.

  4. O Remo nao sera, ja e campeao paraense. Alias, a base do Sinomar sera campea, quer o Claudio queira ou nao. se nao houvesse pressao, o tecnico local seria campeao, nao porque e bom tecnico, mas o time azulino e o menos pior do campeonato. O Giba errou no primeiro e acertou no segundo tempo, agora pode – e deve – jogar com 500 volantes em Mba, o titulo ta no papo. Contra o fraquissimo time bicolor, vai ser ainda mais facil, ja que o time do Charles so joga bem, de vez em quando, na Curuzu.

    1. Tá Jorge, me dá os números da mega então. Não esqueça, quando o teu time sem história era o afvorito levou ma peiazinha de leve, foi só 4… queres mais 4?

  5. daqui a pouco as bicolinhas vem dizer aqui assim: “o águia deixou” “o águia deixou” “o águia deixou” ultimamente é só o que eles sabem dizer! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. Já que que o Giba não abre mão dos três volantes, porque ele não põe o Marlon no lugar do Otacílio e o Diego Azevedo na lateral, pelos menos pra testar? O pior é que agora é tarde pra fazer experiência.

  7. O jogo que eu vi, presente ao Mangueirão, permite-me afirmar que se Velber foi o nome do jogo, Gian tornou o Remo melhor, pois mesmo perdendo penalte, sofrendo goal aos 12′ o Remo era melhor. Melhor servido, Landu errou menos e rendeu mais. Os goal azulinos foram bem trabalhados. Não foram casuais. Exceção à presença de Otácilio, Giba fez as modificsações corretas, ao contrário do Galvão que não soube utilizar o banco que possui.
    Otácilio sempre o mesmo e Marciano inexistiu. Quanto ao Aguia , fica a lição : quem abre mão do ataque enfraque a defesa. A estratégia de atrair o adversário (permitindo-lhe espaços paa criação) é e foi prejudical. A vitória remista foi justa. Se as condições do gramado permitissem condições de jogo, no 1° tempo, eu afirmaria que Remo e Aguia teriam feito o melhor jogo do ano.

    1. Caro Tavernard, mais o nosso amigo daqui do blogg, não acha isso do Galvão. Em 1º lugar o Giba eo melhor e o Galvão e o 2º melhor técnico do campeonato, eu não sou idiota para achar que o Giba não conheça de futebol, mais sua unica virtude frente ao atual time do remo se resume a sua burrice e teimosia, pois ele escala o remo sempre com3 volantes sendo que um deles e nulo dentro de campo, ai no segundo tempo ele coloca todos os jogadores que no 1º turno eram titulares, ai quando ele vence o termina o jogo empatado, aparece um monte de reporteres idiotas falando que o Giba deu um “Nó Tático”, no treinador adversário. Mais sem esquecer que esse jogadores que entraram no decorrer das partidas, eram todos titulares nas mãos de seu antecessor, ai os bestas começam a babar ovo de Giba, né Cláudio vc e especialista neste assunto.

  8. E muito fácil dizer que Giba acertou nas substituições que sempre faz, mais não se esqueçam resmitas e em especial, Cláudio Santos. Esse time atual do remo e o mesmo montado pelo Sinomar Naves, que a meu ver so não teve pulso forte com seus comandados e sempre depois de um reves, deixava transparecer que não sabia oque tinha acontecido, mais o Giba sempre erra em todos os jogos desde a fatidica história das chuteiras de trava de borracha, e ainda assim tem um bando de baba-ovo, como o Cláudio que diz que Giba e o melhor técnico que já passou pelo remo, apesar de eu ser torcedor do paysandu, sou torcedor de futebol e acompanho muitos campeonatos mundo afora, e sinceramente o Giba não e, é nunca foi melhor doque os nossos técnicos locais, o problemas e que nossa imprensa, pelosimples fato do treinador se de fora do estado. Para não parecer um pouco como o torcedores chamados “chiitas”,fica sempre elogiando ate nos erros, que e para quando esse treinador ir embora daqui, não chegar lá fora e meter o pau em neles, o unico que a imprensa meteu o cacete foi o Edson Gaucho, pq no resto sempre foi colocado no colo, em especial Giba o enganador.
    Quanto ao titulo, o remo tem todas as condições de ser campeão, mais não será tarefa fácil como os seus torcedores descrevem aqui no blogg, penso que o remo deu o 1º passo para chegar adecisão mais ainda não tem nada ganho, e com toda certeza o meu paysandu irá chegar na finalissima tinindo, na ponta dos cascos na parte
    física e técnica e bastante descansado!

  9. Expliquei-me mal quanto ao Otacílio. Pretendi dizer que a exceção desse jogador, no mais Giba se houve bem, inclusive as substituições.

  10. O Águia perdeu o título no primeiro jogo. Foi covarde ao recuar para garantir o resultado e em Marabá, como todo time pequeno, será vítima do nervosismo de seus atletas e da pressão de sua própria torcida. Basta que tome um gol para desmoronar emocionalmente. Remo e Paysandu, sem nenhum brilhantismo, muito pelo contrário, acabarão por decidir novamente o campeonato…

  11. Chega a ser surpreendente como a sorte tem baforado o Giba e todo mediano time do Remo. O Águia até merece esse revés por ter facilitado em Marabá, por ocasião da última rodada do 2º para, apadrinhando um empate que lhe garantiria na primeira posição. Uma coisa os torcedores do time fúnebre não podem se queixarem é de o time enlutado ser o mais beneficiado com a solidariedade. Deve em Marabá jogando com apoio da sua torcida fazer prevalecer sua superioridade.

  12. Gerson, o cadeado do seu blog contra o meu clone parece que foi comprado em loja de l,99. Só espero que saibam destinguir as minhas postagens com as do invejoso impostor. Por falta de provas não citarei de quem se trata, até porque o nome que utiliza não deve ser o verdadeiro, mas com um pouco mais de atenção qualquer um facilmente o identifica.

  13. Concerteza amigo André, não é prq sou remista vou babar o ovo do meu técnico so prq ele é de fora e não querer enxergar seus erros, o Giba é um bom treinador claro, mas ele tá errando muito na escalação do remo, pow é como o Gerson disse se o Otacilio vai sair no 2º tempo o prq ele não entra logo com o time completo, é como se o remo começasse o jogo só com duas substituições pra fazer, pois ele já entra em campo com uma substituição já queimada, aí um cara que ainda se diz técnico de futebol vem aqui dizer que o Giba só acertou que não teve erros, pow ele tá de brincadeira, é o que eu sempre disse ele quer dar uma de técnico, mas nunca foi e nunca será.

  14. Acho que vai ser impossível o Giba escalar novamente o Otacilio para o jogo em Marabá, pois ele tomou o terceiro cartão amarelo e está fora graças a Deus…

  15. Ontem aos redores do mangueirão tinham mais de dez cambistas vendendo ingressos de gratuidade para idosos e deficientes a 12, 15 reais isso é um absurdo pq alem de tirar renda do remo ainda deixa o clube com um prejuizo sem fins. Acho tambem que isso deve ser coisa da F.P.F que repassam esses ingressos a cambistas para sairem lucrando, só acho engrassado uma coisa, ví varios senhores de idade querendo entrar e foram barrados pq não tinham ingressos isso só aqui mesmo vou te dizer e pura sacanagem.

  16. Sinceramente não sei pq o senhor GERSON critica tanto o Giba, Gerson você acha que o Remo é um time invencivel e que não pode tomar gols, você critica tanto o otarcilio, ao meuver o giba faz as coisas certas no time já pensaste se o Remo entrasse em campo com Gian, Velber e Samir com que banco ele poderia sair de um resultado adverso, Parabens ao Giba ele vem desenvolvendo um grande trabalho frente ao Remo não podemos esquecer que quando chegou ao remo não teve tempo de fazer contratações e vem conseguindo grandes atuações mesmo com um grupo limitado, o Remo conseguindo segurar esse grupo e contratando mais ums 3 jogadores para a serie D sobe sem dificuldades, parabens GIBA te dizer GERSON.

  17. Tres jogadores e pouco. O Remo sera campeao paraense com facilidade, mas pra conseguir o acesso devera contratar pelo menos 6 jogadores para serem titulares, principalmente se o Marciano e outros forem embora. Quanto ao Daniel, nao sou remista e nem bicolor e muito menos vidente. Antes do campeonato comecar, aqui no blog disse que o time do Sinomar seria campeao, porque estava mais treinado e o Barbieri nao conseguia fazer o time dele andar. O elenco bicolor e o menos pior, mas o time azul e superior nas quatro linhas – isso desde a epoca do Sinomar, tanto que naquela epoca ja era o lider geral e seria campeao nos pontos corridos. O Charles deu uma melhorada, mas o time so joga de vez em quando. O Papao vai ficar varios dias sem jogar e sem ritmo de jogo. Ai a superioridade azulina vai aparecer ainda mais. So uma zebra tira o titulo do Baenao – ou de Marituba,

  18. Calma Nazareno vc tá mt nervoso amigo, esse é um blog democrático, todo mundo participa até os nosso rivais, agora vc chamar de imbecil os caras só prq eles partcipam, é brincadeira! pow quantos anos vc tem cara? parece criança invocado com as piadinhas dos coleguinhas!! clama calma!!

  19. O FUTEBOL é um esporte apaixonante também por isso: a diversidade de opiniões, cada cabeça uma sentença, em cada torcedor um técnico em potencial, e uma escalação diferente. Gostaria somente de saber como se comportariam cada um em tantas situações adversas de jogo em que o Remo se viu nas últimas partidas, principalmente neste returno do campeonato paraense. Não sou advogado de ninguém, apenas procuro ver de forma imparcial e ponderada os fatos, mas não nego a minha preferência pelo Clube do Remo. O Giba chegou já com o elenco formado, não tendo como indicar reforços para o time. NOVES fora o Otacílio – que realmente não deve ser mais o mesmo de 2006 -, o mérito do técnico em relação ao anterior é enchergar que Vélber e Gian não têm condições físicas de jogar 90 minutos juntos, e que os laterais do time tinham de ser mudados, e isso ele fez. Estivesse ele desde o turno, o time entraria com 3 volantes contra o rival e dificilmente levaria assim 3 gols, ficando quase impossível recuperar, como realmente aconteceu. DA parte dos bicolores, compreendo a crítica ao Giba, preferindo eles o antigo treinador por razões óbvias. Da parte dos azulinos, não compreendo tantas críticas. Nós sabemos que o Giba não é o melhor técnico do mundo, pois se o fosse estaria no Santos, Corinthians, Internazionale, Barcelona. Devemos ter em mente que ele chegou e pegou um time do Remo que não é dos melhores, mas no nível do Pará também não é dos piores. O torcedor do Psc que costuma comentar neste espaço descobriu a pólvora: o time dele deixou de ganhar do Remo para descansar. Tá faltando ele dizer que 3 dos jogadores do time dele também pegaram o terceiro amarelo de caso pensado, para dar mais emoção ao clássico. Coisa de torcedor apaixonado mesmo! É só.

  20. Berlli, tenho lido aqui comentários seus sobre um suposto clone… Como não uso internet aos finais de semana estou sem saber do que se trata. Qual é o lance?

  21. Giba não e um excelente técnico. A fama dele aqui vem da recuperação de Remo na série B. Mas não foi ele e sim os jogadores que vieram (Alex Oliveira e Isaias), e descemos para a C porque o incompetente do Raimundo Ribeiro naõ os touxe no ano seguinte. A mesma coisa está acontecendo com Charles Guereiro que teve sorte de contar o Potiguar.

Deixe uma resposta