Uma reflexão do leitor Elielson Cardoso sobre o momento atual do futebol paraense, com ênfase para o processo de interiorização.
A interiorização do futebol paraense está se consolidando cada vez mais. Ano após ano as equipes interioranas estão chegando mais perto do título máximo do nosso futebol. Para o tamanho que tem o nosso estado e o nível das equipes do interior, acho que o número de clubes participantes da fase principal deveria ser aumentado para pelo menos doze clubes.
A disputa se daria em apenas um turno com pontos corridos, jogos de ida e volta, classificando-se os quatro primeiros para num quadrangular decisivo com todos jogando contra todos em apenas jogo de ida, com o local dos mesmos sendo determinado pelas melhores classificações.
Acho que dessa forma se atenderia a mais regiões do estado e os jogos seriam mais rentáveis. Transmissão pela TV só de jogos fora da cidade, para garantir público nos estádios. Outra sugestão para fortalecer o futebol local poderia ser a adoção, por regulamento, que cada clube só poderia inscrever apenas 05 jogadores de fora. O restante do elenco deveria ser totalmente paraense.
Outra sugestão para tornar a competição mais interessante, seria a realização simultaneamente de um campeonato de futebol feminino, cujos jogos seriam realizados nas preliminares dos jogos masculinos. Para finalizar, o tão esperado e simples projeto da troca de Nota Fiscal por ingresso, garantiria tranqüilamente a presença do público.
São sugestões simples, fáceis de implementar, que só a falta de vontade política ou de esmero profissional podem justificar a sua não adoção.